segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Seminário do Cintap enfatiza importância da Comunicação

Palestrantes convidados pelo Centro e pela Ciemg mostram aos empresários o que deve ser mudado na Gestão Empresarial

Comunicar, comunicar e comunicar. Esse foi o verbo mais falado no seminário de Gestão Empresarial que aconteceu na última quinta-feira (24) com a jornalista Inácia Soares e o relações públicas, Willian Caldas, realizado pelo Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba (Cintap), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg) e o Sebrae-MG.

Entre dinâmicas, brincadeiras e muitos exemplos, os participantes puderam entender que muitas vezes as falhas dentro da empresa estão na maneira errônea de se comunicar. De acordo com Inácia Soares - que falou sobre “Seu Negócio conversa com o mercado?”- comunicação não é o que o emissor diz e sim o que o receptor entende.

“Quando deixamos de nos preocupar com o outro, como ele vê, como ele entende. Quando achamos que já falamos e problema é do outro a maneira como ele compreende, aí começa a falha da comunicação. É preciso prestar atenção no receptor, perguntar se entendeu, se tem alguma parte confusa e principalmente dar todo o apoio que ele necessita”, completa. Para comprovar seu pensamento, a jornalista citou o filosofo e economista, considerado o pai da administração moderna, Peter Drucker que afirmou após estudos que “60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação”.

Outro ponto importante mostrado foi que comunicação não é somente o que se fala e se escreve, também são as expressões e principalmente a maneira como são conduzidas. Segundo Inácia Soares mais importante do que o que se diz é a forma com que se diz. “Segundo pesquisas o entendimento vem de 7% de conteúdo, 55% de forma que se expõe e 38% da tonalidade de voz. Pois é por mais certa que a pessoa esteja, se ela falar de maneira agressiva, com voz elevada e alterada as pessoas entenderam menos do que se ela for branda. Conteúdo certo de maneira errada causa distorção dos fatos”, explica a jornalista.

Liderança e a comunicação

Na palestra “Motivação Através da Excelência, Inovação e Atitude” o relações públicas William Caldas enfatizou a todo o momento a importância de se valorizar a equipe, investir nos funcionários, motivar os colaboradores. Para Caldas o ponto principal é mostrar que todos são essenciais no processo de venda da empresa, desde o copeiro até o administrativo, todos fazem parte da venda e principalmente da comunicação da empresa.

“Comemorar sempre com a equipe as conquistas, mostrar o quanto ela é importante, a felicidade do colaborador é lucrativa, pois se ele está bem, ele vende melhor. O Eike Batista disse uma vez que ‘Quem não sabe celebrar, não merece ganhar’, por isso é importante não esconder resultados positivos da equipe, para que quando gerar erros, ela esteja estimulada a resolver, com autonomia, competência e entusiasmo”, enfatiza o consultor.

Caldas também mostrou que o papo de o “Cliente tem sempre razão” deve ser interpretado de maneira diferente. Segundo o relações públicas, o cliente deve ser educado, ele deve conhecer o produto ou serviço que está adquirindo para que futuramente ele tenha razão para reclamar. A equipe deve conhecer muito bem o cliente e suas peculiaridades. “Cada cliente tem a sua maneira, um entende mais rápido, o outro nem tanto. Um paga em dia, o outro enrola um pouquinho, mas é preciso agir estrategicamente, usar de formas de encantamento e também de persuasão com esse cliente, para que ele se sinta a vontade em negociar com sua empresa. E acima de tudo, cada empresa deve sempre atualizar seu mailling para que seu leque de prospecção seja ainda mais amplo”, afirma.

Participantes

Quem conferiu a palestra teve seus olhares sobre ela. Alguns poderão ter levado puxões de orelha por serem apenas chefes e estar com a comunicação defasada, enquanto outros se orgulharam de ver que sua empresa anda de bem com a comunicação e sua liderança é natural. Foram mais de 150 inscritos que encheram o auditório na Fiemg Regional Vale do Paranaíba.

Para o professor de educação física Douglas Oliveira que trabalha com Ongs, trilhas e aventuras a palestra o fez aprender muita coisa que ele não tinha conhecimento. “Mesmo sabendo de alguns pontos apontados pelos palestrantes, eu não via ainda com a importância citada, outras coisas eu ignorava por completo. Mas com as falas da Inacia e também do William eu percebi que preciso melhorar em vários aspectos a comunicação dentro da minha empresa, a Trilhas Interpretativas”, conta.

O gestor administrativo da Confiança Logística e Transportes, Denis Vieira Santos, aprovou a iniciativa da instituição em trazer esse tipo de seminário. “Tanto o Cintap, quanto a Ciemg estão de parabéns pelas palestras. São assuntos que de fato tem relevância para o empresário e colaboradores, pois temos a necessidade de agregar e prestar melhores serviços a comunidade. Às vezes pensamos que somos exímios comunicadores, que só precisamos falar e pecamos em vários aspectos essenciais. E ter isso ao nosso alcance sem ter que nos locomover a grandes centros é muito bom”, conclui.

Confira as fotos no picasa da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/ukRlZD

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