sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sesi Uberlândia participa do 1º Torneio de Robótica First Lego League



Começou nesta sexta-feira (22), a etapa regional do Torneio de Robótica First® Lego® League (FLL). O evento é realizado no Clube Sesi Betim até amanhã (23) e reúne 38 equipes de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O tema deste ano é "Fúria da Natureza" e o Sesi-MG participa com 18 equipes, totalizando 108 estudantes.

O Sesi Uberlândia participa do evento com a presença do grupo Legosos & Furiosos composto por seis alunos, do oitavo e nono ano, são eles: Agnes Laura, Bianca Castro, Eduarda Xavier, Giovana Saraiva,  Igor Verri e Júlia Biasi. Wesley Borges é o mentor dos jovens e destaca o trabalho que foi realizado durante o período de treinamento. “Todos se empenharam muito para melhorar as habilidades de controle com o robô Torebots e na elaboração do projeto de pesquisa. Foram muitos dias de treinamento e a constante procura por dados, pesquisas e adaptações no robô”, destacou Wesley.

O Torneio de Robótica First® Lego® League é um programa internacional que tem o objetivo de fortalecer a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico dos jovens. Desta maneira, o evento inspira os estudantes a seguirem carreiras nos ramos de engenharia, matemática e tecnologia. Assim, por meio de uma experiência criativa e interativa, os competidores planejam, projetam, constroem e programam robôs com a tecnologia Lego® Mindstorms®, tendo em mente sempre, a solução de problemas da vida real.

Com o tema “Natureza em fúria”, o desafio da temporada 2013/2014 é propor soluções inovadoras para prevenir desastres naturais como tornados, tempestades, terremotos, tsunamis, enchentes, deslizamentos de terra, entre outros. Durante o evento, as equipes serão avaliadas nos seguintes critérios: Projeto de Pesquisa (inovação, apresentação e processo de pesquisa), Design do Robô, Core Values (inspiração, trabalho em equipe e gracious professionalism™) e Desafio do Robô. Os grupos vencedores da etapa regional irão participar da fase nacional, que será realizada em dezembro deste ano no Sesi Brasília. Os brasileiros vencedores desta etapa participarão de competições internacionais da First® Lego® League nos EUA, Alemanha, Austrália, entre outros países.  


“A expectativa sobre as provas e a pontuação estão muito grandes. É preciso muita concentração”, destaca Wesley Borges, que acrescenta “os jovens estão muito ansiosos. É a primeira vez que um evento como este é disputado por eles, mas a expectativa é boa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário