terça-feira, 10 de dezembro de 2013

SESI realiza Concerto de Natal




      Com a finalidade de abrilhantar as comemorações do Natal deste ano, a FIEMG Regional Vale do Paranaíba realiza em Uberlândia, no próximo sábado (14), às 20h30, um concerto que contará com a participação de dois dos seus grupos artísticos: a Orquestra de Câmara e o Coral Sesiminas.
          Embora eclético, compreendendo obras de diversos períodos da História da Música, a religiosidade estará presente em todo o seu decorrer.
         A orquestra introduzirá o programa interpretando uma obra alusiva ao momento, o Concerto Grosso em sol menor op. 6 nº 8 “Feito para a Noite de Natal”, do compositor barroco italiano A. Corelli. Na sequência, o Coral entrará em cena cantando “Gloria in excelsis Deo” do também barroco italiano A. Vivaldi. Depois será a vez de ouvirmos o coral da Cantata de nº 147 de J. S. Bach, conhecida como “Jesus, Alegria dos Homens”. Continuando, a orquestra terá novo momento solo tocando a Aria da Suíte nº 3, também de J. S. Bach. Seguem-se dois momentos da obra Litaniae Lauretanae Kv. 109 de W. A. Mozart: o Kyrie e o Agnus Dei. A Ave Maria do autor mineiro Marcus Vianna será cantada a seguir e aí então o público terá a primeira peça natalina: Adeste Fideles, com o solo do baixo Davi Gomes de Almeida.
O programa prossegue com o “Ave Verum” Kv. 618, também de Mozart. Em sequência, serão executadas duas obras do compositor romântico Franz Schubert: o Gloria e o Credo da Missa em Sol Maior. Depois, novamente com Mozart e o belíssimo “Laudate Dominum” Kv. 339 com solo do soprano Magda Giulianetti. Com destaque, a canção natalina mais conhecida de todas: o tradicional “Noite Feliz” do compositor austríaco Franz Gruber. E para terminar o apoteótico “Hallelujah” do Oratório “O Messias” de G. F. Haendel.
O evento acontecerá na Praça Tubal Vilela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário