terça-feira, 10 de novembro de 2009

Resultados do PEIEX serão apresentados amanhã

Projeto visa incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte


A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, o Instituto Euvaldo Lodi/Núcleo Regional de Minas Gerais (IEL/NRMG) e a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (APEX/Brasil) realizam amanhã (11), às 19h, no CDL Convenções & Eventos, a cerimônia de lançamento e apresentação de resultados iniciais do Núcleo Operacional da Região do Triângulo Mineiro do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX).
A abertura do evento contará com apresentação do PEIEX e com depoimentos de pessoas que foram beneficiadas. O Projeto foi desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, (APEX Brasil) a partir da percepção da necessidade de se estabelecer uma ferramenta que eleve o nível de competitividade das empresas, através da modernização e capacitação empresarial, e da inserção de inovações técnicas, gerenciais e tecnológicas.
Segundo Tiago Castro Lima, do Núcleo Operacional do Triângulo Mineiro do PEIEX, o Programa atende atualmente 54 empresas do Triângulo Mineiro. “Os técnicos extensionistas do Núcleo Operacional do PEIEX prestam assessoria, assistência técnica e capacitação gratuita nas áreas de administração e organização, produto e manufatura, finanças e custos, vendas e marketing, recursos humanos e comércio exterior”, explica.
A ocasião será aproveitada também para a inauguração do Núcleo CDL de Inovação e Negócios, mais uma opção de apoio para acesso ao crédito em Uberlândia. Os principais objetivos do núcleo são: criar sinergia entre as entidades, de forma a contribuir para o desenvolvimento econômico de seus associados; simplificar e agilizar o acesso dos empresários do interior aos processos de financiamentos; promover o crescimento e a competitividade das empresas mineiras; promover as soluções financeiras através de parceria BDMG/BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica; fomentar parcerias estratégicas para desenvolvimento da Inovação e Negócios; promover o desenvolvimento da inovação e disseminar o conceito de inovação como estratégia competitiva. “Para nós é uma parceria muito feliz, pois estamos entre amigos e o que trazemos para a CDL é o que de melhor a Fiemg já oferece para a área industrial. Com as devidas adequações, tenho certeza de que a soma dos nossos esforços nos levará a um resultado de crescimento e desenvolvimento”, disse Pedro Lacerda.

Para Celso Vilela, presidente da CDL Uberlândia, inovação é palavra chave para que um empreendimento cresça, mesmo que seja preciso quebrar paradigmas. “A parceria visa possibilitar oportunidades de reflexão coletiva para formatação de ações estratégicas nos segmentos afins e também influenciar outros parceiros. A CDL está, assim, ampliando ainda mais suas ações junto aos empresários. O compromisso de ter em nossa casa um núcleo, com profissionais gabaritados para atender nosso associado, formatando o serviço mediante sua necessidade, é a confirmação de que o crescimento contínuo do associado é também o nosso”, declarou Vilela.

Ainda às 21h30, durante o evento - que tem como parceiros o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Central Exportaminas, unidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE/MG) - haverá apresentação dos mecanismos de apoio financeiro do Banco do Brasil – Sala Ouro e, em seguida, um coquetel de confraternização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário