segunda-feira, 31 de maio de 2010

Atletas do Sesi Uberlândia conquistam medalhas e recordes no Estadual de Atletismo Juvenil

A equipe de Atletismo do Sesi foi representada por dez atletas, sendo oito homens e duas mulheres, no Campeonato Estadual Caixa de Atletismo Juvenil, que aconteceu na pista de Atletismo Ádria Santos, na Vila Olímpica do Sesi, nos dias 29 e 30 de maio. Evento esse da Federação Mineira de Atletismo em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba.

Várias cidades participaram da competição, sendo: Uberlândia, Varginha, Catalão, Ipatinga, Mariana, Pouso Alegre, Belo Horizonte e região. Cerca de 300 pessoas prestigiaram os mais de 100 atletas presentes. A Equipe de Atletismo do Sesi obteve os seguintes resultados:

Masculino

Lançamento de Disco
Mário Luiz Júnior: marca 50.70 (1º lugar e recorde do campeonato);

Salto em distância
Mayky Ferreira Gomes: marca 6.87 (1º lugar e recorde do campeonato);

Salto triplo
Mayky Ferreira Gomes: marca 14.68 (1º lugar e recorde do campeonato);

100m
Gilberto Martins: marca 12’’16 (5º lugar)

400 m com Barreiras
Vinícius Paixão Guimarães: marca 54.45 (1º lugar e recorde do campeonato);

400 m Rasos
Vinícius Paixão Guimarães: marca 49.00 (1º lugar);
Publio Freitas Vieira: marca 51.40 (2º lugar);

1.500 m
Henrique Messias: marca 4’19’’0 (2º lugar);

5.000 m
Vinícius Eduardo Silva: marca 16’15’’53 (1º lugar);

10.000 m
Vinícius Eduardo Silva: marca 33’18’’91 (2º lugar);

10.000 m Marcha Atlética
Steve Alberto Silva: 1.01’’28’’40 (3º lugar);

Revezamento 4x100 m
Publio Freitas, Gilson Martins, Mayky Ferreira e Vinícius Paixão (2º lugar)

A equipe masculina conquistou o 2º lugar geral, com 147 pontos.

Feminino

Lançamento de Dardo
Lorena Azevedo: marca 27.0 (3º lugar)

Salto em Distância
Lorena Azevedo: marca 4.37 (6º lugar)

3.000 m
Julia Rosa dos Santos Neta: marca 11´54´´23 (3º lugar)

Esses resultados levaram a equipe feminina ao 4º lugar geral, com 15 pontos.

Salto em Distância
Lorena Azevedo: marca 4.37 (6º lugar)

3.000 m
Julia Rosa dos Santos Neta: marca 11´54´´23 (3º lugar)

Esses resultados levaram a equipe feminina ao 4º lugar geral, com 15 pontos.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Equipe Pré-Mirim de Volei Feminino lidera Campeonato Mineiro Regional

Nesta quinta (27), a equipe Pré-Mirim de Voleibol Feminino da Vila Olímpica do Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, venceu a equipe Praia Clube por 3 sets a 1. O jogo foi na Vila Olímpica do Sesi Gravatás e valeu pelo Campeonato Mineiro Regional. Com esse resultado, a equipe se mantêm na liderança isolada do Campeonato. “Disciplina, trabalho e compromisso são as principais virtudes da nossa equipe”, enumera o técnico da equipe, Lindemberg Souza.
O próximo desafio da equipe Pré-Mirim será no dia 27 do próximo mês contra a equipe de Sacramento também na Vila Olímpica do Sesi.
Já as equipes Mirim e Infantil de Voleibol Feminino do Sesi Uberlândia enfrentam as equipes do Catiguá Tênis Clube em Patrocínio no próximo domingo (30) às 10h e 11h30.

Cozinha Brasil forma alunos em Monte Carmelo

Familiares, amigos e convidados participarão da solenidade de entrega dos certificados do Curso Cozinha Brasil, um programa do Serviço Social da Indústria (Sesi), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba. A formatura acontece no dia 28 de maio às 17h30 no Espaço Cultural em Monte Carmelo. A prefeitura municipal convidou autoridades da cidade para ocupar a mesa de entrega dos diplomas.
O Programa Cozinha Brasil visa assegurar um processo educativo destinado a fazer do ato de produzir, preparar o alimento, uma cultura promotora de saúde, bem estar, geração de renda e de desenvolvimento com sustentabilidade. Trata-se de uma cozinha experimental pedagógica, montada em um caminhão e projetada para ensinar receitas que utilizam produtos da própria região à população. O objetivo do programa é incentivar a mudança de hábitos alimentares da população por meio de cursos itinerantes, com aulas práticas que ensinam receitas saborosas, nutritivas, de baixo custo e com aproveitamento integral dos alimentos. O lema do projeto é “Na cozinha nada se perde, tudo se transforma”, pois todas as partes não convencionais dos frutos, legumes e verduras, como talos, cascas e ramos são aproveitados.

Sindpan promove missão empresarial para a FIPAN 2010

O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Uberlândia, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, está promovendo com o apoio do Sebrae Minas uma missão empresarial para a FIPAN, em São Paulo.
A 17º Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos acontece nos dias 20 a 23 de julho no Expor Center Norte. Os principais destaques da feira são: o Salão Industrial, Rodada de Negócios, Panconfest e o 2º Ciclo de Palestras IDPC. A FIPAN é hoje uma enorme vitrine destinada a promover negócios para todos os segmentos que operam o Food Service, sendo um importante canal entre a indústria e os segmentos transformadores. Em 2009 a feira obteve mais de 50 mil visitantes e 250 expositores.
Para participar da missão empresarial à FIPAN 2010, é preciso entrar em contato no Sindpan, pelo telefone 3230-5242/3237-1437. As vagas são limitadas.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Atleta do Sesi/Futel conquista 2º lugar nos Jogos Abertos Brasileiros

Entre os dias 21 e 26 de maio, três atletas da equipe de Atletismo Sesi/Futel de Uberlandia participaram dos Jogos Abertos Brasileiros, JAB’s, que aconteceram em Cuiabá, MT.
A XIX edição dos Jogos Abertos Brasileiros reuniu mais de dois mil atletas dos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso. Foram disputadas as modalidades de futsal, vôlei, basquete, handebol, natação, atletismo e judô.
O destaque uberlandense foi Mário Luiz David Junior que alcançou a marca de 45m e 28cm no Lançamento de Disco, ficando com a 2ª colocação na categoria Juvenil. O atleta Ricardo de Melo Rodrigues conquistou a 9ª colocação nos 5000m juvenil, com a marca de 32 minutos. Em 13 segundos e 8 milésimos, Jacqueline Teodoro Bernardes conquistou o 13º lugar nos 100 metros rasos mirim.
“Os nossos atletas mostraram uma qualidade técnica muito boa, e se esforçaram. O resultado foi satisfatório, agora é treinar mais para as próximas competições que virão”, disse o Instrutor de Atividades Esportivas da Vila Olímpica do Sesi, Eduardo de Deus Júnior.

Dwain Chambers vence 100 m e foi a atração do Grande Prêmio Caixa Sesi de Atletismo em Uberlândia

Nos 400 m com barreiras, Josanne Lucas surpreende campeã olímpica Melaine Walker e leva o título

O britânico Dwain Chambers foi um dos grandes destaques do 4º Grande Prêmio Caixa Sesi de Atletismo, disputado na pista da Vila Olímpica do Sesi-Gravatás, em Uberlândia (MG), esta noite (dia 26). Campeão mundial indoor em Doha, em março último, e principal velocista da Europa, Chambers estava feliz com seu desempenho.
“Foi uma prova de nível alto”, ele explicou. “No domingo (dia 23) já tinha corrido bem no Rio (fez 10.11) e hoje a marca teria sido melhor, não fosse o vento contra muito forte (3.2 m/s). Acho que teríamos feito a prova em menos de 10 segundos”, afirmou o atleta, com a concordância dos colegas de pódio: o 2º colocado Derrick Atkins (Bahamas), que fez 10.27, e do 3º, Leroy Dixon (Estados Unidos), que marcou 10.31.
Antes, na primeira prova, Josanne Lucas, de Trinidad y Tobago, surpreendeu a campeã olímpica Melaine Walker, da Jamaica, e ficou com o título dos 400 m com barreiras. Josanne marcou 55.25, enquanto que Melaine fez 55.90 e ficou com a medalha de bronze. Entre as duas ficou Nickiesha Wilson, compatriota de Melaine, que obteve o tempo de 55.68 e levou a prata.
“Venho de longe, de Shangai”, lembrou Melaine Walker, também campeã mundial em Berlim, no ano passado. “Mas para o próximo Meeting (Maringá, no Paraná) espero ir melhor”, completou.
Já a campeã Josanne Lucas estava feliz. “Gostei muita dessa pista”, falou. “Para mim, foi uma boa corrida. Agora vou enfrentar a Melaine novamente no domingo. Vamos tentar fazer mais uma grande prova”, disse. Depois da corrida, Nickiesha sentiu-se mal, mas foi atendida pelo serviço médico, passou por uma reidratação e melhorou.
No salto em distância feminino, Keila Costa venceu com 6,54 m. Foi sua segunda vitória seguida em um Meeting do Brazilian Athletics Tour 2010, já que vencera também no GP Brasil Caixa, no Rio de Janeiro. “Foi um salto dentro do esperado, se vermos o vento (-1.5 m/s) e também porque não forcei muito, já que tive uma lesão no ano passado”, afirmou a saltadora, medalha de bronze no Mundial Indoor de Doha-2010.
A norte-americana LaShauntea Moore ganhou os 100 m feminino, em prova que teve um segunda largada, já que na primeira a representante do Gabão, Zang Milama Ruddy, largou antes da autorização e foi desqualificada (nos 100 m masculino ocorrera o mesmo com Emmanuel Callander, de Trinidad y Tobago). “Foi uma pena a saída da Zang, mas a prova foi boa e gostei da minha performance”, afirmou a ganhadora.
Kléberson Davide venceu os 800 m e conquistou o bicampeonato no GP. “Sempre é bom ganhar, ainda mais quando se bate o recorde”, disse o meio-fundista, que fez a prova em 1:45.58 e melhorou seu próprio recorde do torneio, que era 1:47.44, de 2009. A marca do brasileiro é a 10ª melhor da temporada.
A representante da Guyana, Aliann Pompey ganhou os 400 m feminino, com 52.01. Para levar o ouro, teve que superar Cristine Amertil, das Bahamas, que fez 52.31 e que tinha vencido a prova no Rio de Janeiro. “A Christine é minha amiga, mas foi bom vencer uma corredora de tal nível”, disse Aliann, lembrando que a segunda colocada já ganhou medalha em Mundiais (no Indoor de Birmingham-2003).
No lançamento do disco, Ronald Julião, do Brasil, foi o campeão, com 59,83 m. Ele deixou para trás os norte-americanos Russel Winger e Drew Ulrich, que ficaram com os 2° e 3° lugares, respectivamente com 58,79 m e 57,14 m. “Eles (os atletas dos Estados Unidos) tinham marcas melhores, mas logo na segunda tentativa superei os 59 metros e eles tiveram que correr atrás. E não conseguiram”, afirmou.

O cubano Aléxis Copello ganhou o triplo com um salto de 16,76 m. Seu compatriota Osniel Tosca ficou em 2º lugar, com 16,57 m, e o brasileiro Jadel Gregório foi o 3º, com 16,52 m. O campeão mundial Phillips Idowu, da Grã-Bretanha, que no domingo ganhara no Rio com 17,48 m, acabou não competindo em Uberlândia, pois sentiu uma lesão nas costas.
Os outros campeões: Rubens dos Santos Júnior (Brasil) salto em distância com 7,56 m, Roba Gary (Etiópia) 3.000 m com obstáculos com 8:32.08, Rachel Yurkovich (Estados Unidos) lançamento do dardo com 57,22 m, Bertukan Feyisa (Etiópia) 3.000 m com 9:15.60, Xavier Carter (Estados Unidos) ganhou os 200 m com 20.86 (-3.3 m/s), Tânia Ferreira da Silva (Brasil) salto triplo feminino com 13,34 m.
No total, competiram 122 atletas de 24 países. Desde, 15 países colocaram atletas no pódio, sendo que sete tiveram ganhadores da medalha de ouro. O Brasil ganhou 13 medalhas: 5 de ouro, 2 de prata e 6 de bronze. O Grande Prêmio Caixa Sesi de Atletismo foi uma realização da CBAt, com patrocínio da CAIXA e apoio do SESI/FIEMG. O Meeting foi a quarta etapa do Brazilian Athletics Tour, que terminará no próximo domingo (30), em Maringá (PR).

Resultados completos no LINK abaixo:
http://www.cbat.org.br/competicoes/gp_sesi/resultado.asp

PÓDIO GP CAIXA SESI DE ATLETISMO 2010
400 m com barreiras feminino
1º Josanne Lucas (TRI) 55.25 - RE
2º Nickiesha Wilson (JAM) 55.68
3º Melaine Walker (JAM) 55.90

Salto em distância masculino
1º Rubens dos Santos Junior (BRA) 7,56 m
2º Gable Garenamotse (BOT) 7,51 m
3º Rogério Bispo (BRA) 7,46 m

Lançamento do disco masculino
1º Ronald Julião (BRA) 59,83 m
2º Russel Winger (USA) 58,79 m
3º Drew Ulrich (Usa) 54,14 m

Salto em distância feminino
1º Keila Costa (BRA) 6,54 m
2º Brianna Glenn (USA) 6,49 m
3º Jovanne Jarret (JAM) 6,36 m

100 m masculino (-3.2)
1º Dwain Chambers (GBR) 10.19
2º Derrick Atkins (BAH) 10.27
3º Leroy Dixon (USA) 10.31

100 m feminino (-2.1)
1º LaShauntea Moore (USA) 11.48
2º Tahesia Harrigan (IVB) 11.64
3º Simone Facey (JAM) 11.76

400 m feminino
1º Aliann Pompey (GUY) 52.01
2º Christine Amertil (BAH) 52.32
3º Jailma Sales de Lima (BRA) 52.96

Salto triplo masculino
1º Alexis Copello (CUB) 16,76 m
2º Osniel Tosca (CUB) 16,57 m
3º Jadel Gregório (BRA) 16,52 m

800 m masculino
1º Kleberson Davide (BRA) 1:45.58 - RC
2º Richard Kiplagat (KEN0 1:46.71
3º Mouhcinr El Amine (MAR) 1:47.03
* Recorde anterior era de Kleberson, mesmo, com 1:47.44, de 20/05/2009

Salto triplo feminino
1º Tania Ferreira da Silva (BRA) 13, 34 m
2º Laurice Felix (BRA) 12,87 m
3º Munich Tovar (VEN) 12,81 m

Lançamento do dardo feminino
1º Rachel Yurkovich (USA) 57,22 m
2º Rafaela Gonçalves (BRA) 53,02 m
3º laila Ferrer e Silva (BRA) 50,40 m

3.000 m feminino
1º Bertukan Feyisa (ETH) 9:15.60
2º Sultan Haydar (TUR) 9:16.51
3º mekdes Bekele (ETH) 9:16.82

3.000 m com obstáculos masculino
1º Roba Gary (ETH) 8:32.08 - RE
2º James Cheptuiyon (KEN) 8:43.72
3º Hudson Santos de Souza (BRA) 8:45.81

200 m masculino
1º Xavier Carter (USA) 20.86 (-3.3)
2º Ainsley Waugh (JAM) 20.98
3º Sandro Viana (BRA) 21.01


Assessoria de Imprensa do Grande Prêmio Caixa Sesi de Atletismo 2010 Benê Turco/Maiara Batista/Alethéa Costa – Telefone: (11) 7151-9434

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Estrelas do atletismo em Uberlândia

Uberlândia recebe hoje (26) a 4ª edição do GP Caixa Sesi de Atletismo. Serão 17 provas que acontecerão na Vila Olímpica do Sesi Gravatás. Cerca de 120 atletas de 20 nacionalidades diferentes participarão da competição. "O GP Caixa Sesi é uma competição de altíssimo nível que vale como ranking mundial. Isso é um espelho para nossos atletas", disse José Lucas de Oliveira, gerente da Vila Olímpica do Sesi. A unidade é utilizada como local de trabalho para profissionais e também como ponto de treinamento para as categorias de base, como forma de incentivo ao esporte.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e acontece sempre em maio. Os atletas já estão na cidade. "Os horários serão obedecidos à risca, pois chegarão a acontecer três provas de uma só vez. É uma oportunidade e tanto também para o público que vai assistir ao melhor que há no atletismo", completa Oliveira. A entrada do evento é gratuita.

Estrelas do esporte
O campeão mundial do salto triplo, Phillips Idowu (Grã-Bretanha), estará na competição. Medalha de ouro no Campeonato Mundial de Berlim-2009, Phillips Idowu também ganhou o Mundial Indoor de Valência-2008 e foi vice-campeão nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. O atleta, que competirá também no GP Brasil, no Rio de Janeiro, no dia 23, terá como adversário nas duas oportunidades o brasileiro Jadel Gregório, vice-campeão mundial em Osaka-2007, e prata nos Mundiais Indoor de Moscou-2006 e Budapeste-2004. Número 1 do mundo no ano passado com o salto de 17,73 m, a marca também é recorde pessoal do britânico, de 31 anos. Jadel, de 29 anos, tem como melhor salto a marca de 17,90 m, que estabeleceu no GP Brasil de Belém-2007, quando foi o primeiro do Ranking Mundial.
Também está confirmada a participação da brasileira Keila Costa, bronze no salto em distância, no Mundial Indoor de Doha, dentre vários nomes importantes que estarão presentes na competição.

Espaço olímpico
A Vila Olímpica do Sesi foi escolhida pela Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat) como o principal centro de treinamento dos atletas da modalidade para os Jogos Olímpicos que serão realizados no Brasil, em 2016. A vila representa um salto de qualidade em eventos esportivos de grande porte e impulsiona Minas Gerais para o cenário mundial de atletismo.
O espaço conta com completa infraestrutura. São mais de 88 mil metros quadrados de área com piscinas semi-olímpicas, ginásio poliesportivo, pista oficial de atletismo - classificada como Classe 1 pela Federação Internacional de Atletismo - e muito mais.
Eduardo Vasconcelos, atleta brasileiro da categoria 400 metros, destaca a importância da Vila para o esporte brasileiro. “É uma estrutura excelente. Todos os atletas só têm a ganhar. É fundamental centralizarmos os treinamentos de todos os esportistas em um só lugar, como estão fazendo aqui em Uberlândia. Com isso, podemos nos aprimorar com os melhores técnicos do país e aproveitar toda a estrutura”, completa.
Segundo Manoel Trajano Dantas Neto, gerente dos Centros de Treinamento da Cbat, a Vila Olímpica do Sesi é de suma importância para o esporte nacional. “Pela estrutura e instalações do local, acreditamos que o espaço é o melhor centro de treinamento de todos. Além disso, a localização geográfica de Uberlândia e o investimento do Sesi na descoberta de novos talentos no esporte fazem da Vila Olímpica o lugar ideal para o nascimento de campeões”, afirma.

Programação:

PROGRAMA-HORÁRIO
Provas CNTA Caixa SESI
18.00h
400 m
Feminino/Women
18.10h
800 m
Feminino/Women
18.20h
800m
Masculino/Men

18.30h
CERIMÔNIA DE ABERTURA / OPENING CEREMONY
19.00h
400 m c/barreiras/Hurdles
Feminino/Women
19.05h
Salto em Distância/Long Jump
Masculino/Men
19.10h
Lançamento do Disco/Discus Throw
Masculino/Men
19.15h
Salto em Distância/Long Jump
Feminino/Women
19.20h
100 m
Masculino/Men
19.40h
100 m
Feminino/Women
20.10h
400 m
Feminino/Women
20.15h
Salto Triplo/Triple Jump
Masculino/Men
20.30h
800 m
Masculino/Men
20.35h
Salto Triplo/Triple Jump
Feminino/Women
20.40h
Lançamento do Dardo/Javelin Throw
Feminino/Women
20.50h
3.000 m
Feminino/Women
21.00h
3.000 m c/obstáculos/Steeplechase
Masculino/Men
21.20h
200 m
Masculino/Men

Serviço:
Data: 26 de maio
Horário: 18 às 22 horas.
Local: Vila Olímpica Sesi (Rua Nova Ponte, 500)
Entrada gratuita

terça-feira, 25 de maio de 2010

Campeã olímpica Melaine Walker já está em Uberlândia para GP

Melaine Walker, da Jamaica, ganhou os 400 m com barreiras nos Jogos de Pequim e no Mundial de Berlim

A jamaicana Melaine Walker, campeã olímpica e mundial dos 400 m com barreiras já está em Uberlândia para a disputa do GP Caixa Sesi de Atletismo, marcado para amanhã, a partir das 18:30, na pista da Vila Olímpica do Sesi-Gravatás, com entrada livre.

Ganhadora da medalha ouro olímpica nos Jogos de Pequim-2008 com 52.64, em 2009 Melaine foi novamente a melhor na principal competição do ano, ao vencer o Campeonato Mundial de Berlim com 52.42 (recorde pessoal). A marca foi a melhor da temporada e a segunda melhor da história da prova.

Melaine competiu no último domingo (23) na Diamond League de Shangai e enfrentou uma longa viagem até o Brasil. “Espero correr melhor aqui”, disse a jamaicana, de 27 anos, que em Shangai marcou 55.33.

“Há adversárias difíceis aqui, como a Josanne Lucas (Trinidad y Tobago)”, afirmou Melaine, que em 2008 venceu o Grande Prêmio Brasil Caixa em Belém, meses antes de vencer os Jogos de Pequim.

Com Melaine chegaram ao Plaza Shopping Hotel mais três atletas: Kou Luogon (Libéria), também dos 400 m com barreiras, que em 2009 marcou 55.55, e os norte-americanos Drew Ulrich e Russel Winger, ambos do lançamento do disco, e que têm na prova, respectivamente, 62,79 m e 60,25 m.

O Grande Prêmio Caixa Sesi de Atletismo integra o Brazilian Athletics Tour 2010, principal circuito atlético da América Latina, que a CBAt tradicionalmente organiza no mês de maio.


Mais informações no site do evento, no LINK abaixo.
http://www.cbat.org.br/competicoes/gp_sesi/default.asp


Assessoria de Imprensa do Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo 2010 Coordenador de Imprensa: Benê Turco – (11) 7151-9434 Sala de Imprensa na Plaza Shopping Hotel – (34) 3227-9727 Na Pista: Alethéa Costa – (21) 8023-7240Fotos: Fernando Pilatos – fcpilatos@gmail.com – (11) 9966-1110

Cerca de 300 atletas disputaram o Troféu Joanna Maranhão

Homenageada esteve em Uberlândia para a competição de natação que leva seu nome

O Aberto Integração de Natação - Troféu Joanna Maranhão aconteceu nos dias 21 e 22 de Maio, na Vila Olímpica do Sesi Gravatás, em Uberlândia. A competição promovida pela Vila Olímpica do Sesi, ligada à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, e TV Integração, contou com cerca de 300 atletas de todo o estado e ainda com a presença da atleta que deu nome à competição. O Troféu Joanna Maranhão foi disputado nas categorias: mirim, petiz e infantil, para nadadores federados e não-federados. As 40 provas realizadas foram divididas em: 50m nado livre, 50m costas, 50m peito, 50m borboleta e revezamento 4 x 50m livre.
Para o gerente da Vila Olímpica do Sesi, José Lucas de Oliveira, o evento superou as expectativas. “Tivemos muito pouco tempo para preparar este evento, porém, conseguimos atingir a meta de 300 nadadores. A organização foi fundamental para o sucesso. Fomos elogiados por técnicos e dirigentes de clubes como um dos melhores eventos de Minas. A Joanna Maranhão tem interesse em continuar com o projeto e nossa expectativa para 2011 é dobrar o número de participantes, além é claro de trazer novidades para a competição, afinal os participantes de hoje são crianças que daqui há uns anos poderão ser os melhores nadadores do Brasil”, diz.
O troféu de natação é uma homenagem à principal nadadora brasileira que somente neste ano trouxe para o Brasil 11 medalhas conquistadas nos Jogos Sul-Americanos de Medellín, na Colômbia, e no Troféu Maria Lenk, realizado na cidade de Santos: nove medalhas de ouro e duas de prata. “Estou muito emocionada com o reconhecimento dessa garotada, que é muito talentosa e muitos terão condições de se tornarem grandes campeões”, disse Joanna.
A atleta participante e ganhadora da categoria 50m peito – Mirim 1, Isabela Christina Aguiar, de 9 anos, fala sobre a participação na competição. “Foi muito bom participar, porque além de ganhar medalha, eu pude também conhecer a Joanna. E quando eu crescer quero ser igual a ela e juntar muitas medalhas”, conta entusiasmada.

Confira os campeões das categorias disputadas:

50m livre (Feminino e Masculino) – Mirim 1
Lauara Ribeiro Maria
Rafael Reis Cunha

50m livre (Feminino e Masculino) – Mirim 2
Nathália Lima Silva
Pablo Henrique Vieira

50m livre – Petiz 1
Ana Clara Santos
Arthur Afonso Diniz

50m livre – Petiz 2
Gabriela Alves Aguiar
Rafael Borges Amaral

50m livre – Infantil
Jessica Geovanna Matos
Leonardo Heitor Guimarães


50m borboleta – Mirim 1
Marcella Queiroz Ribeiro
Vitor Assis

50m borboleta – Mirim 2
Nathália Lima Silva
Pablo Henrique Vieira

50m borboleta – Petiz 1
Gabriella Prado Marinho
Arthur Afonso Diniz

50m borboleta – Petiz 2
Gabriela Alves Aguiar
Gabriel Ferreira Silva

50m borboleta – Infantil
Jessica Geovanna Matos
Leonardo Heitor Guimarães

50m costas – Mirim 1
Lauara Ribeiro Maria
Jean Batista Silva

50m costa – Mirim 2
Nathália Lima Silva
Pablo Henrique Vieira

50m costa – Petiz 1
Larissa Morato Campos
Vitor Cunha Oushiro

50m costa – Petiz 2
Gabriela Pedrosa
Rafael Borges Amaral

50m costa – Infantil
Jessica Geovanna Matos
Pedro Souza

50m peito – Mirim 1
Isabela Christina Aguiar
Rafael Reis Cunha

50m peito – Mirim 2
Julia Guedes Vaz
Stefano Siegler Batista

50m peito – Petiz 1
Giovanna Stabile Martins
Vitor Cunha Oushiro

3° Etapa do Circuito Estadual Pré-Mirim e Mirim de Atletismo (Regional Triângulo) destaca atletas do Sesi Uberlândia

Evento esportivo aconteceu no dia 23 de maio e reuniu jovens de toda a região na Vila Olímpica do Sesi para 26 provas.

Cerca de 160 jovens atletas com idades entre 11 e 15 anos participaram no último domingo (23) da 3° Etapa do Circuito Estadual Pré-Mirim e Mirim de Atletismo na Vila Olímpica do Sesi, no bairro Gravatás, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba. Participaram das provas de atletismo equipes do Sesi Uberlândia, Futel, Ituiutaba, Sesi Catalão e da Escola Municipal Joel Cupertino Rodrigues de Uberlândia. Foram 26 provas disputadas na pista de atletismo Ádria Santos.

Premiação
A equipe do Sesi Uberlândia foi a que mais conquistou medalhas. Foram 33 no total, sendo 16 de ouro, sete de prata e 10 de bronze. Sesi Catalão levou 16 medalhas, sendo três de ouro, seis de prata e sete de bronze. A equipe da Futel conseguiu cinco, sendo duas de ouro, outras duas de prata e uma de bronze. O Ituiutaba levou três de ouro e quatro de prata, totalizando sete medalhas. E a Escola Joel Cupertino conquistou três medalhas, ouro, prata e bronze.

Pontuação
Sesi Uberlândia: 435 pontos
Sesi Catalão: 208 pontos
Ituiutaba: 77 pontos
Futel: 67 pontos
Escola Joel Cupertino: 52 pontos

Circuito Estadual
Esse é o primeiro ano em que é realizado o circuito regional. O principal objetivo das disputas é identificar novos talentos para o atletismo, estimular a prática esportiva, além de promover a integração entre os jovens da região. Os 158 participantes se inscreveram gratuitamente. “Sempre procuramos incentivar esses jovens através da prática esportiva, associando o esporte, a escola e a família. Esse circuito foi realizado com o intuito de classificá-los para participar da última etapa, a fase estadual, que será realizada em Belo Horizonte. Nesse final de semana, descobrimos aluguns talentos, tendo obtido destaque na corrida de 150 metros uma aluna de uma escola municipal de Uberlândia. Vamos incentivá-la a continuar nesse caminho”, explicou o instrutor de atividades esportivas da Vila Olímpica do Sesi, Eduardo de Deus Júnior.
A 4° Etapa deve acontecer entre os dias 12 e 15 de junho na Vila Olímpica. Após todas as etapas serão classificados os melhores atletas regionais para participar do Circuito Estadual (etapa estadual) que deve acontecer nos dias 11 e 12 de setembro em Belo Horizonte promovido pela Federação Mineira de Atletismo.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Fiemg realiza encontro para discutir sobre “Voluntariado e Gestão de Resíduos”

O Instituto Ethos, por meio do Programa Rede Empresarial pela Sustentabilidade, em parceria com a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Eco Instituto Inderc e Cintap, promove amahã (25), o encontro com empresas associadas de Uberlândia para discutir sobre o tema: “Voluntariado e Gestão de Resíduos”. O evento será realizado na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, na avenida Rondon Pacheco, 2.100, bairro Vigilato Pereira, das 8h30 às 12h30.
A palestra será proferida pela gerente de projetos do Cintap e Eco Instituto Inderc, Daniela Dias e Laura Boaventura do Núcleo de Responsabilidade Social do Sistema Fiemg/BH.
Segundo a gerente de projetos do Cintap e Eco Instituto Inderc, Daniela Dias, promover a importância das práticas de Responsabilidade Social e sustentabilidade é o objetivo desse encontro, que acontece todos os meses em Uberlândia. “É importante que as empresas se reúnam e discutam sobre responsabilidade social, investimento social privado, filantropia e sustentabilidade. O caminho da sustentabilidade é irreversível então é necessário que o empresariado esteja aberto à troca de experiências e informações para construir o conhecimento sobre o chamado Terceiro Setor. E o Encontro de Redes Empresariais promovido pelo Instituto Ethos é o espaço ideal para esta discussão”, afirma Daniela.
Os interessados em participar devem confirmar presença através do telefone (34) 3230-5200 ou pelo e-mail regional-vp@fiemg.com.br.

Siga a Fiemg Regional Vale do Paranaíba no Twitter e no Flickr: www.twitter.com/fiemgregionalvp e www.flickr.com/photos/fiemgregional

Minas Olimpica/Sesi Uberlândia vence novamente

As equipes Pré-Mirim e Mirim de Voleibol feminino da Vila Olímpica do Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, venceram novamente neste último fim de semana (22/05), na cidade de Perdizes (MG) duas partidas válidas pelo Campeonato Mineiro Regional, contra a equipe de Perdizes. “Com esses resultados, nossas equipes se mantêm na liderança isolada do Campeonato Mineiro Regional. Destaco como características fundamentais das equipes nos jogos a disciplina e o foco nos objetivos do Jogo”, disse o Técnico de Lazer - Voleibol da Vila Olímpica do Sesi, Lindemberg Souza.
O próximo desafio da equipe Pré-Mirim, Minas Olímpica/Sesi Uberlândia, é contra o Praia Clube na Vila Olímpica do Sesi, nesta quinta-feira, dia 27, às 18h. “Vamos trabalhar muito, com o objetivo de fazer uma boa partida e, como consequencia, obter mais uma vitória”, afirma o técnico, Lindemberg.

Confira os resultados do último fim de semana:

Pré-Mirim
Minas Olímpica/SESI Uberlândia 3x0 Perdizes
(25x13 / 25x08 x 25x14)
Mirim
Minas Olímpica/SESI Uberlândia 3x0 Perdizes
(25x12 / 25x15 / 27x25)

Siga a Fiemg Regional Vale do Paranaíba no Twitter e no Flickr: www.twitter.com/fiemgregionalvp e www.flickr.com/photos/fiemgregional

Uberlândia recebe campeões mundiais para o Grande Prêmio Caixa Sesi de Atletismo

Britânicos Phillips Idowu, ouro no salto triplo no Mundial de Berlim-2009, e Dwain Chambers, campeão dos 60 m no Mundial de Doha-2010, chegam nesta segunda-feira (24) à maior cidade do Triângulo Mineiro

Dois campeões mundiais chegam nesta segunda-feira (dia 23) à Uberlândia, maior cidade do interior mineiro, para disputar o "4º Grande Prêmio Caixa Sesi de Atletismo”. O GP será realizado na próxima quarta (26), a partir das 18h30, na Pista Ádria Santos, na Vila Olímpica do Sesi Gravatás.

A chegada das duas estrelas do atletismo internacional no Aeroporto de Uberlândia está prevista para as 19h50 de hoje, pelo vôo Gol 1312, procedente do Rio de Janeiro. Um deles é o britânico Phillips Idowu, ganhador da medalha de ouro no salto triplo em Berlim-2009, e campeão do GP Brasil Caixa no Rio de Janeiro, ontem (23), quando saltou 17,48 m e fez a melhor marca do mundo na prova, este ano.

O outro é seu compatriota Dwain Chambers, ouro nos 60 m no Mundial Indoor de Doha, em março último, que irá disputar os 100 m no Meeting mineiro. No Rio ele ficou em 2º lugar nos 100 m, com 10.11. “Gostei muito daqui e quero competir mais no Brasil, por isso pedi para ir a Uberlândia”, afirmou Chambers, que teve seu pedido imediatamente aceito pela organização do Brazilian Athletics Tour, que tem o GP de Uberlândia como sua quarta etapa.

No mesmo voo de Idowu e Chambers chegam outros 39 atletas. Entre eles, dois adversários de Idowu no triplo: exatamente os que lhe fizeram companhia no pódio no Rio: o vice-campeão Alexis Copello, de Cuba, número 2 do Ranking da IAAF na temporada com 17,47 m, e o brasileiro Jadel Gregório, bronze no Rio e recordista sul-americano com 17,90 m.

Também enfrentará adversários difíceis, como o vice-campeão mundial de Osaka-2007, Derrick Atkins, das Bahamas, e o norte-americano Bernard Williams, prata olímpica nos 200 m em Atenas-2004.

Outras atrações: os brasileiros Fabiano Peçanha, que treina no CNT Caixa Sesi de Uberlândia, e Kléberson Davide. Este, campeão no Rio com 1:44.71, top 10 na temporada. Também vem outro forte nome do País, a pernambucana Keila Costa, bronze no Mundial de Doha no salto em distância e campeã da prova no Rio.

No total, cerca de 130 atletas de pelo menos 30 países competiram em Uberlândia. O GP é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do SESI-FIEMG.


Mais informações no site do evento, no LINK abaixo.
http://www.cbat.org.br/competicoes/gp_sesi/default.asp


Benê Turco – Assessor de Imprensa da CBAt
Telefone: (11) 7151-9434
E-mail: bene@cbat.org.br
Site: www.cbat.org.br


Siga a Fiemg Regional Vale do Paranaíba no Twitter e no Flickr: www.twitter.com/fiemgregionalvp e www.flickr.com/photos/fiemgregional

Senai: inscrições para curso de Aperfeiçoamento em Modelagem Feminino vão até sexta-feira (28)

O Senai, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, abre curso de vestuário para as costureiras do lar e os que pretendem se aperfeiçoar para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. As inscrições vão até o dia 28 de maio e podem ser feitas de 8h às 20h, no Centro de Formação Profissinal Fábio Araújo Motta no Senai (rua Ernesto Vicentini, 245, Roosevelt).
O candidato deve levar RG, CPF e comprovante de endereço. O curso conta com o apoio do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu).
O curso de “Aperfeiçoamento em Modelagem Feminino Inferior Adulto do Senai: Interpretação de calças, shorts e saias em tecido plano” têm duração de dois meses e começa no dia 1º de junho, sendo as aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. O conteúdo inclui interpretação de saias, calças e bermudas a partir da base, franzidos, drapeados, recortes, pences, bolsos, lapelas, cós anatômico, godee e evasee. As vagas são limitadas.

Siga a Fiemg Regional Vale do Paranaíba no Twitter e no Flickr: www.twitter.com/fiemgregionalvp e www.flickr.com/photos/fiemgregional

Senai promove curso de Aperfeiçoamento em Manutenção de Máquinas Industriais

O Senai, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, está promovendo curso de Aperfeiçoamento em Manutenção de Máquinas Industriais no período de 07 à 11 de junho. O curso que será de segunda à sexta, das 19h às 22h, tem disponíveis 20 vagas para pessoas que já tenham o ensino fundamental.
“O curso é rápido, mas tem um conteúdo formativo muito sólido e interessante, com assuntos como manutenção preventiva, corretiva e preditiva, planejamento envolvendo falhas e custos de manutenção”, diz a supervisora técnica do Senai, Aurea Dayse Vechi Maciel.
Para se inscrever, basta ir até a sede do Senai Uberlandia, na rua Ernesto Vicentini, 245, no bairro Roosevelt. É preciso deve levar a cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Mais informações: 34 3228-5200.

Siga a Fiemg Regional Vale do Paranaíba no Twitter e no Flickr: www.twitter.com/fiemgregionalvp e www.flickr.com/photos/fiemgregional

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Atletas do Sesi participam da XIX edição dos Jogos Abertos Brasileiros

Três atletas viajam hoje, 20, para representar o atletismo de Uberlândia

A equipe de atletismo Sesi/Futel de Uberlândia participa entre os dias 21 e 26 de maio dos jogos Abertos Brasileiros que serão realizados em Cuiabá/MT. De acordo com o Instrutor de Atividades Esportivas da Vila Olímpica do Sesi, Eduardo de Deus Júnior, os três atletas que representarão a equipe de Uberlândia são os vencedores do JIMI – Jogos do Interior de Minas. “Estamos confiantes que esses atletas estão preparados para enfrentar essa competição nacional de alto nível”, diz Eduardo.

A atleta Jacqueline Teodoro Bernardes, competidora nos 100m, intensificou os treinamentos nos últimos dias para buscar resultados positivos na competição. “Estou fazendo o melhor nos treinamentos porque é uma responsabilidade representar nossa cidade nesta competição”, afirma Jacqueline. O atleta Mário Luiz David Junior participa da modalidade de lançamento de disco e Ricardo de Melo Rodrigues nos 5.000 metros.

A XIX edição dos Jogos Abertos Brasileiros reúne mais de dois mil atletas dos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso. Serão disputadas as modalidades de futsal, vôlei, basquete, handebol, natação, atletismo e judô.

De acordo com a organização do evento, o público esperado pode ultrapassar oito mil pessoas. A entrada é gratuita e quem quiser saber toda programação da 19ª edição dos Jogos Abertos Brasileiros é só acessar o site www.esportes.mt.gov.br

Atletas do Sesi Uberlândia são medalhistas em GP de Atletismo

O GP Internacional de Atletismo, disputado em Belém (PA), na última quarta-feira, realizado pela CBAt, contou com a presença de 138 atletas de 33 países. Das 15 provas realizadas, o Brasil conquistou quatro medalhas e duas delas são de atletas do CNTA Caixa Sesi de Uberlândia, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em parceria com a CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo.

Com o tempo de 45.60 nos 400 m, o atleta do CNTA Uberlândia, Eduardo Vasconcelos, bateu sua marca pessoal e conquistou a medalha de prata. A juvenil, Geisa Arcanjo, também atleta do CNTA Uberlândia, conquistou o bronze no arremesso de peso, com 16.40 m. Os outros dois brasileiros são: Fábio Gomes da Silva e Augusto de Oliveira (atletas do salto com vara) conquistaram prata e bronze, respectivamente.

“Esses resultados são fruto do trabalho desenvolvido no CNTA – Centro Nacional de Treinamento de Atletismo. Ambos os atletas, como vários outros, vieram residir e treinar em Uberlândia. Essas medalhas provam que estamos no caminho certo”, afirma José Lucas de Oliveira, gerente da Vila Olímpica do Sesi e coordenador geral do CNTA.

Todas as provas aconteceram no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão). Os 12 mil e 859 torcedores presenciaram 25 nações colocarem atletas no pódio, sendo que 11 delas fizeram campeões.

No próximo domingo, as provas seguem para a cidade do Rio de Janeiro.

Mirim de Voleibol Feminino da Vila Olímpica do Sesi vence partida

Próxima disputa será no sábado, 22, contra a equipe Mirim de Perdizes

A equipes mirim de voleibol feminino da Vila Olímpica do Sesi, Minas Olímpica/Sesi Uberlândia, venceu a equipe do Praia Clube nesta terça-feira, 18, na Vila Olímpica do Sesi, por 3x2 sets, com parciais de 28x26 / 14x25 / 25x19 / 26x28 / 15x09.

A partida durou 2 horas e 37 minutos e, de acordo com Lindemberg Souza, técnico de Lazer e Voleibol da Vila Olímpica do Sesi, a vitória é resultado de um trabalho coletivo e muita dedicação que as atletas demonstraram durante seus treinamentos e realização do jogo ontem.

Prestigiaram o evento um público de aproximadamente 200 pessoas. A próxima partida será no dia 22/05 (sábado) na cidade de Perdizes (SP), a partir das 17h. A equipe Mirim vencedora enfrentará a equipe Mirim de Perdizes.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Equipes de basquete do Sesi lideram campeonatos

A equipe de basquete sub-14 do Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, conseguiu um importante resultado na disputa do Campeonato Mineiro. E a equipe sub-19 do Sesi lidera o Campeonato interno adulto Praia Clube do Sesi Esportes-MG.
No dia 12 de maio, a equipe sub-14 enfrentou a tradicional equipe do Praia Clube e conseguiu uma importante vitória por 49 a 33. E no dia 14, venceu a equipe do Patos Tênis Clube pelo placar de 57 a 23 pelo mesmo campeonato. A equipe sub-14 está em segundo lugar no Regional com cinco pontos ganhos em três jogos.
No último sábado, 15, a equipe sub-19 do Sesi Esportes venceu a equipe do Santana Advocacia, no choque dos invictos do campeonato interno do Praia Clube, pelo placar de 83 a 80. A equipe do Sesi sub-19 lidera o campeonato com 10 pontos, com cinco jogos e cinco vitórias.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Vila Olímpica do Sesi é sede da 3ª etapa do Circuito Estadual Pré-Mirim e Mirim de Atletismo

A Vila Olímpica do Sesi vai sediar neste domingo (23), a partir das 8h, na pista de atletismo "Ádria Santos", a 3ª etapa do Circuito Estadual Pré-Mirim e Mirim de Atletismo. O evento convidou, para a sequência de 26 provas, cerca de 200 atletas de Uberlândia,Tupaciguara, Romaria, Monte Alegre, Ituiutaba, Catalão, Araguari e Uberaba. A competição será disputada na categoria Pré-Mirim para atletas nascidos em 98 e 99 e mirim, nascidos de 95 a 97.
Segundo o instrutor de Atividades Esportivas da Vila Olímpica, Eduardo de Deus Junior, o evento tem como objetivo incentivar os jovens à prática do atletismo. “Neste circuito em especial teremos a participação dos jovens com idade entre 11 e 15 anos que poderão ser futuros atletas do Sesi. Vale lembrar que todos deverão estar presentes com até 60 minutos de antecedência”, ressalta.
Ainda de acordo com o instrutor, qualquer equipe, clube, associação ou escolas das redes pública ou particular podem se inscrever gratuitamente. “Os interessados devem solicitar o regulamento, ficha de inscrição e programa de provas pelo e-mail esporte_79@yahoo.com.br. Só será permitida a participação de alunos inscritos com antecedência”, adianta.
Para o gerente da Vila Olímpica do Sesi, José Lucas de Oliveira, o Sesi sempre busca possibilitar a identificação de novos talentos para o atletismo. “Queremos estimular cada vez mais jovens a buscar o esporte e promover um intercâmbio diferenciado entre as equipes participantes de toda a região”, finaliza.

Circuito Estadual Pré-Mirim e Mirim de Atletismo.
Data: 23/05/2010
Local: Vila Olímpica do SESI
Horário: 1ª prova - início às 8h – previsão término 14h

Siga a Fiemg Regional Vale do Paranaíba no Twitter e no Flickr: www.twitter.com/fiemgregionalvp e www.flickr.com/photos/fiemgregional

CNI tem novo presidente

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Robson Braga de Andrade, foi aclamado por unanimidade como presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o período 2010/2014. Robson Andrade foi eleito com 100% dos votos das 27 federações de indústria que participaram do pleito. O presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, reeleito para os próximos quatro anos de gestão da entidade regional, esteve presente na eleição. “Robson é um grande parceiro. Com ele na CNI poderemos seguir atuando em conjunto, já que conhece bem não só o Sistema Fiemg, mas os problemas do empresariado e da economia mineira”, afirma Lacerda.

Um dos principais apoiadores de Robson Andrade à presidência da CNI, o atual presidente da entidade, Armando Monteiro Neto, comemorou a chegada do colega mineiro à entidade máxima da indústria. “Esse resultado expressa a grande confiança depositada no novo presidente e em toda a diretoria”, disse. Para Monteiro Neto, a forma tranquila e correta com que todo o processo foi conduzido também é motivo para celebrar.

Sistema Fiemg também tem novo presidente

Olavo Machado Jr. assume a entidade mineira no próximo dia 25 de maio. O novo presidente, que concorreu em chapa única, obteve 122 votos dos sindicatos representados. Olavo Machado Jr. substitui o empresário Robson Braga de Andrade, que preside a Fiemg desde 2002, eleito por dois mandatos consecutivos. A transmissão de cargo acontece no dia 27 de maio de 2010, durante as comemorações do Dia da Indústria.

Olavo Machado declarou que seu esforço estará concentrado em dar continuidade ao trabalho realizado por Robson Braga de Andrade. “Não há motivos para grandes mudanças. Vamos seguir na mesma trilha do que vínhamos realizando na gestão do Robson Andrade”. O líder industrial garantiu que sua gestão será voltada para os empresários, as empresas e o desenvolvimento integrado da indústria de Minas e do Brasil.

Prorrogado o prazo para Rodada de Negócios em Uberlândia

Fornecedores terão até o dia 24 de maio para se inscrever

Foram prorrogadas as inscrições para a Rodada de Negócios realizada durante o Encontro de Negócios Brasil Central, em Uberlândia. O evento reunirá empresas de diversos setores e portes, interessadas em aumentar a carteira de clientes e de fornecedores. A expectativa é que 470 ofertantes e compradores participem do encontro.
A Rodada, promovida em 9 e 10 de junho. Informações e inscrições: (34) 3224-0424, www.sebraemg.com.br/encontrodenegocio ou rodadadenegocios2010@sebraemg.com.br

A Rodada de Negócios do Brasil Central é a maior do país e a 2º maior da América Latina. Já estão confirmadas para o evento 43 grandes empresas entre elas Grupo Pão de Açúcar, Coca-cola, Fiat e Itambé. Dez representantes de instituições públicas e outros nove compradores da Argentina, Portugal, Estados Unidos, Alemanha e Suíça também participam do evento.

Entre os itens demandados estão: produtos alimentícios, bebidas, artesanato, produtos têxteis, calçados, softwares, máquinas, equipamentos e prestação de serviços.

A Rodada é promovida pelo Sebrae-MG em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia com apoio da Associação Comercial de Uberlândia (ACIUB), CDL, Convention Visitors Bureauxs, Fiemg - Regional Vale do Paranaíba, Sindicomércio, Sindicato Rural e Governo do Estado de Minas Gerais.

Encontro de Negócios

Além da Rodada, o Encontro de Negócios Brasil Central terá na programação seminários, palestras magnas e atividades de orientação empresarial, como consultorias e clínicas tecnológicas. Outra novidade do Encontro é a realização do Fomenta Minas, que concentra serviços e palestras com o objetivo de aumentar a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais.

Encontro de Negócios do Brasil Central
8 a 10 de junho
Rodada de Negócios
9 e 10 de junho
Center Convention - Av. João Naves de Ávila, 1331 – piso C
Uberlândia –MG
Informações e inscrições:
(34) 3224-0424, www.sebraemg.com.br/encontrodenegocio ou rodadadenegocios2010@sebraemg.com.br

Votar nulo vale a pena?

Por Pedro Lacerda,empresário e presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba

Antecipadamente digo NÃO! E é preciso votar, preferencialmente em gente daqui.

Pesquisa do Datafolha sobre a corrida presidencial, divulgada recentemente, mostrou que 54% dos eleitores brasileiros, entre 2.600 entrevistados, de 144 cidades do país, ainda não sabem em quem votar. Imagino então que se a situação está assim para eleição presidencial, como deve estar o panorama para a eleição de deputados, senadores e governadores, que tem muito mais candidatos.

O fato é que a cada eleição o desinteresse do eleitor parece aumentar e a maioria comparece às urnas apenas por causa da obrigatoriedade do voto. Votam por imposição e não por civilidade. Não é por menos, pois entra ano e sai ano o que mais se vê são notícias de políticos envolvidos em casos de corrupção, mensalão, dinheiro na cueca, na meia, entre outras falcatruas.

Por isso, não há como criticar o eleitor que anula o voto - uma atitude que ele considera forma de protesto, uma sinalização de que nenhum dos candidatos ao pleito tem condições de representá-lo. Quase a mesma coisa seria o voto em branco, este na verdade é uma espécie de “tanto faz”. Mas é bom explicar que o voto nulo, ao contrário do que muita gente pensa não anula nada. É simplesmente um erro e não um protesto.

Para tentar explicar melhor ao leitor/eleitor como é na prática, tomo por base informação do ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurélio Melo, cuja explicação é cristalina, contrariando as pessoas que acreditavam ter o poder de cancelar um pleito votando nulo. Segundo ele, o voto nulo basicamente vai ajudar a eleger justamente o político rejeitado, pois quanto menos forem os votos válidos, menos votos vai precisar um político tradicional e indesejável para ficar no cargo que já ocupa.

O equívoco existia porque, de fato, a lei fala sobre novo pleito quando "a nulidade atingir a mais da metade dos votos no país". Ocorre que essa "nulidade" se refere aos votos anulados por fraude, como a violação de urnas, entre outras razões, e não aos votos nulos dados pelo eleitor – algo bem diferente.

Segundo o ministro, na eleição presidencial, pela Constituição, no artigo 77, “Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos". De acordo com Marco Aurélio, o texto não diz ser necessário que mais da metade dos votos sejam válidos, isto é, os dados aos candidatos. Determina apenas que será eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos. Assim, se 60% dos votos forem brancos ou nulos, uma hipótese remota, será eleito o candidato que obtiver pelo menos 20% mais um dos votos válidos (que, neste exemplo, foram 40%)".

Resumindo, não importa o número de votos nulo, o candidato é eleito ao cargo com a maioria dos votos válidos. Portanto, não é nada viável anular o voto, pois poderemos estar colocando no poder aquele candidato indesejável. Assim, é melhor analisar bem os candidatos e votar. Certo é que ainda existem homens públicos de valor, merecedores do voto e da confiança!

Além disso, alerto ao eleitor do Triângulo que para termos mais representantes nas esferas estadual e federal temos que votar, sim, mas em candidatos próximos e não em candidatos “estrangeiros” que só aparecem em época de eleição.

- Artigo publicado no Jornal Correio de Uberlândia e Gazeta do Triângulo, de Araguari.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cia de Dança Sesiminas apresenta espetáculo “Construção” em Uberlândia

A Cia de Dança Sesiminas se apresenta novamente em Uberlândia, no dia 20 de maio, no Circuito Double – Mostra de Música. O evento será realizado na Praça Clarimundo Carneiro, no centro da cidade, a partir das 19h30. A Cia de Dança Sesiminas fará a abertura do evento com o espetáculo “Construção”, que recria a atividade cotidiana da construção civil, criando uma crônica com a construção democrática da nação. O espetáculo, criado pela coreógrafa Cristina Helena e coordenado por Márcio Melo, foi inspirado na música “Construção” de Chico Buarque e os bailarinos atuam num confronto agradável do balé clássico com a música popular brasileira.

A apresentação faz parte das comemorações de 20 anos da Cia de Dança Sesiminas. “Revisões técnicas da dança clássica e conteúdo de vanguarda abraçam os quadros interpretados pelos bailarinos da Cia de Dança Sesiminas. A leitura literária e poética marca, irreverentemente, este contexto sugerido pela época, agora transformada em palavra e gestual e coreografada neste espetáculo”, disse a coreógrafa Cristina Helena.

A apresentação do grupo na cidade conta com a parceria da Fiemg Regional Vale do Paranaíba.

Fiemg Regional promove encontros sobre Parcelamento Especial de Crédito Tributário

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com o Conselho de Política Tributária e Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), promove no dia 20 de maio a videoconferência gratuita sobre “Programa de Parcelamento Especial de Crédito Tributário Relativo ao ICMS – PPE 11”. Com o intuito de esclarecer aos empresários, advogados, contadores e pessoas interessadas no assunto os principais procedimentos relacionados com a habilitação ao Programa, o encontro começa às 9h. Logo em seguida, às 10h20, acontece um debate sobre o tema com os representantes da SEF/MG. A videoconferência acontece na sede da Fiemg Regional, que fica na avenida Rondon Pacheco, 2100, Vigiliato Pereira.

No período da tarde, às 14h, a Fiemg Regional e a SEF/MG apresentam o Programa de Parcelamento Especial II, instituído pelo Decreto nº 45.358, publicado no dia 5 de maio no Diário Oficial “Minas Gerais no auditório do Sindicato de Contabilistas, situado na rua Bueno Brandão, 750.

Mais informações: (34) 3230-5200.

Sesi e TV Integração promovem Troféu Joanna Maranhão de Natação

Mais de 300 atletas da região devem participar

O Aberto Integração de Natação – Troféu Joanna Maranhão promovido pela Vila Olímpica do Sesi, ligada à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, e TV Integração acontece nos dias 21 (eliminatórias) e 22 (final) de maio e contará com a presença da atleta que dá nome à competição. Os atletas interessados em participar da competição podem se inscrever até o dia 17 de maio, na sede da Vila Olímpica do Sesi, na rua Nova Ponte, 500, bairro Gravatás ou pelo telefone (34) 3230-4811. A entrada para visitantes será gratuita.

Segundo a coordenadora de natação da Vila Olímpica do Sesi, Cláudia Lacerda Almeida, além dos atletas de Uberlândia também são esperados vários competidores de outras cidades de Minas Gerais e até mesmo de outros Estados. O Troféu Joanna Maranhão será disputado nas categorias: mirim, petiz e infantil, para nadadores federados e não-federados. As provas serão: 50m nado livre, 50m costas, 50m peito, 50m borboleta e revezamento 4 x 50m livre.

O troféu de natação é uma homenagem à principal nadadora brasileira que somente este ano trouxe para o Brasil 11 medalhas conquistadas nos Jogos Sul-Americanos de Medellín, na Colômbia, e no Troféu Maria Lenk, realizado na cidade de Santos: nove medalhas de ouro e duas de prata. “Joanna Maranhão, essa pernambucana que adotou Minas como local de sua morada e treinamento, nos orgulha muito. Hoje, ela é a maior expressão da natação brasileira, uma grande esperança para o Pan de 2011, no México, e Olimpíadas de 2012, em Londres. Além de homenageá-la, o evento também serve como incentivo para os nadadores que pretendem um dia chegar ao nível desta atleta”, afirmou José Lucas de Oliveira, gerente da Vila Olímpica do Sesi.

Senai marcou presença na Feira das Profissões

Seis mil pessoas visitaram o evento no final de semana

No último sábado (15) e domingo (16), aproximadamente seis mil jovens e adultos visitaram os stands da 2ª Feira das Profissões, no Centro de Convenções do Center Shopping. Quem passou pelo local também pôde participar de palestras voltadas à inserção no mercado de trabalho.

O Senai, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, marcou presença, divulgando seus cursos técnicos e de aprendizagem, que estão com matrículas abertas até o dia 21 de maio.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Alunos concluem Curso de Aprendizagem Social em Tornearia

Alguns, já empregados, contam o que mudou em suas vidas após participarem do curso no Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Araguari, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, realizou nesta quarta-feira (12) a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Aprendizagem Social em Tornearia. A entrega do diploma para os 15 alunos foi feita pela paraninfa, Marialba de Souza Moriyama. O evento, aberto ao público, aconteceu no Sesi em Araguari, na rua Manoel Assis Pereira, 140, bairro Goiás.

Feliz com a conquista, Marcos Vinicius Teixeira Gomes, de 18 anos, declarou que começou o curso apenas por curiosidade, mas acabou se apaixonando. “Depois desse curso, fiquei encantado pela área de torneiro. Pretendo agora fazer um curso técnico e atuar nessa profissão. Com essa qualificação será muito mais fácil conseguir um emprego melhor remunerado”, completa.

O formando Jefferson Almeida de Sousa começou a trabalhar na área há pouco tempo. “Estou adorando poder colocar em prática tudo que aprendi no curso. Sei que foi graças a ele que consegui esse emprego. Me formei com a convicção de que minha vida vai melhorar e muito”, conta o novo torneiro.

Campeão Mundial Phillips Idowu em Uberlândia

* Ouro no Mundial de Berlim e número 1 do Ranking Mundial em 2009, triplista britânico Phillips Idowu enfrenta o brasileiro Jadel Gregório no GP Caixa Sesi, no próximo dia 26
* Credenciamento de Imprensa para o GP deve ser feito até o dia 24


O campeão mundial do salto triplo, Phillips Idowu (Grã-Bretanha), confirmou participação no GP Caixa Sesi de Atletismo, na Pista Ádria Santos, na Vila Olímpica do Sesi, em Uberlândia, no próximo dia 26, a partir das 18h.

Medalha de ouro no Campeonato Mundial de Berlim-2009, Phillips Idowu também ganhou o Mundial Indoor de Valência-2008 e foi vice-campeão nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. O saltador, que competirá também no GP Brasil, no Rio de Janeiro, no dia 23, terá como adversário nas duas oportunidades o brasileiro Jadel Gregório, vice-campeão mundial em Osaka-2007, e prata nos Mundiais Indoor de Moscou-2006 e Budapeste-2004.

Número 1 do mundo no ano passado com o salto de 17,73 m, a marca também recorde pessoal do britânico, de 31 anos. Jadel, de 29 anos, tem como melhor salto a marca de 17,90 m, que estabeleceu no GP Brasil de Belém-2007, quando foi o primeiro do Ranking Mundial.

Está confirmada ainda a brasileira Keila Costa, bronze no salto em distância, no Mundial Indoor de Doha, entre outros nomes importantes.

Credenciamento da Imprensa
O pedido de credenciamento deve ser feito até as 18 horas do dia 24 próximo, pelo LINK abaixo (basta preencher o formulário e enviar):
http://www.cbat.org.br/competicoes/gp_sesi/imprensa.asp

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Primeiro Trimestre Positivo para a Indústria Mineira

O fechamento do primeiro trimestre de 2010 na indústria mineira foi positivo, com aumento expressivo nos indicadores. Com exceção do faturamento, todas as variáveis pesquisadas apresentaram o maior crescimento no período desde o início da série histórica, dada a baixa base de comparação formada no começo do ano passado, quando a economia sofria o impacto da crise financeira mundial. No encerramento de 2009 os dados acumulados já sinalizavam a recuperação na atividade industrial, que ficou evidente ao longo dos três primeiros meses deste ano.

No mês de março o faturamento da indústria mineira aumentou 25,41%, contra fevereiro, em virtude da elevação nas vendas para os mercados interno e externo. Sem os efeitos da sazonalidade, o indicador cresceu 7,14%. O setor de Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (8,67%) apresentou o maior acréscimo, com expansão nas vendas para o mercado doméstico.

No confronto com igual mês do ano anterior, a variável registrou incremento pelo terceiro mês consecutivo neste ano (5,53%) e pelo quinto mês sucessivo, considerando os anos de 2009 e 2010. Na análise da média móvel dos últimos 12 meses, apesar da queda de 2,94% no faturamento real, nota-se desde o último trimestre do ano passado reduções cada vez menores no indicador. De janeiro a março, diante do mesmo período de 2009, houve elevação de 11,04% nas vendas industriais. Os melhores resultados foram nos setores de Máquinas e Equipamentos (61,17%), Artigos do Vestuário e Acessórios (37,34%) e Celulose, Papel e Produtos de Papel (37,31%).
Os desempenhos positivos observados justificaram-se pela baixa base de comparação formada no primeiro trimestre de 2009, quando os principais setores econômicos estavam em dificuldades diante do mercado recessivo, reflexo da crise financeira mundial. O que aconteceu ao longo de 2009 e nos primeiros meses deste ano foi uma recuperação da indústria geral, que ocorreu de forma mais intensa em alguns setores. Apenas três setores mostraram retração entre janeiro e março de 2010, sendo eles: Produtos de Metal (-27,70%); Couro e Calçados (-24,61%); e Coque, Refino de Petróleo e Álcool (-6,29%).

Fiemg apoia Rodada de Negócios 2010

As inscrições para a Rodada de Negócios Brasil Central terminam na próxima sexta-feira (14). Cerca de 70 empresas compradoras (âncoras) e 400 fornecedoras, nacionais e internacionais, já estão inscritas no evento, que é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Minas Gerais (MG) e Prefeitura de Uberlândia, com o apoio da Fiemg Regional Vale do Paranaíba e do Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba (Cintap).

A Rodada de Negócios é realizada desde 1997 em Uberlândia. O projeto possibilita o encontro de empresas de todos os níveis e de diferentes atividades, ampliando as relações comerciais e a oferta de bens e serviços. As reuniões entre compradoras e fornecedores são pré-agendadas e duram cerca de 30 minutos. A participação na Rodada gera visibilidade comercial, identificação de novos fornecedores/clientes, maior conhecimento do mercado, aumento do volume de vendas, entre outros resultados.

O evento será realizado entre os dias 8 e 10 de junho, no Center Convention, em Uberlândia. Informações e inscrições através do e-mail rodadadenegocios2010@sebraemg.com.br, pelo site www.sebraemg.com.br/encontrodenegócios, na Secretaria Executiva da Rodada de Negócios, através do telefone (34) 3224-0424 ou na sede da secretaria na avenida Rondon Pacheco, 2.100, bairro Vigilato Pereira.

Sesi Araguari/Prefeitura conquista o 3º lugar na Copa Integração 2010

No dia 06 de maio foi realizado o último jogo do Sesi Araguari/Prefeitura pela Copa Integração 2010. Com o placar de 3 a 2, a equipe conquistou o 3º lugar na classificação final, jogando contra o Produtos Estrela no Ginásio de Esportes da Prefeitura de Uberlândia. Os gols foram marcados por José Francisco, conhecido por Marabá, e por Ademir Lourenço, o Praça. Segundo a gerente do Centro Integrado Sesi/Senai Araguari, Vanda Oliveira, é a primeira vez que Araguari chega a um resultado como esse em um campeonato dessa abrangência. “Foi uma grande vitória, pois o nível técnico das equipes participantes era muito alto e foram disputas bastante suadas”, conta a gerente.

Edital para construção do novo fórum será lançado na quinta-feira (13)

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com o juiz de direito e diretor do fórum Abelardo Penna, em Uberlândia, convidam para a solenidade de inauguração das obras de reforma do prédio do fórum, na próxima quinta-feira (13), às 17h30. Na ocasião será feito também o lançamento do edital de licitação para a escolha da empresa que fará a construção da nova sede do fórum. O evento acontecerá no Salão do Tribunal do Júri, na Praça Professor Jacy de Assis, na região central da cidade. A inauguração das obras e lançamento do edital será feita pelo presidente do Tribunal de justiça de Minas Gerais (TJMG), o desembargador Sérgio Antônio de Resende.

Programação:

17h30 - Abertura
17h40 - Inauguração das obras de Reforma do Prédio do Fórum, pelo presidente do TJMG
17h50 - Apresentação do projeto da nova sede por engenheiro do TJMG
18h20 - Lançamento do Edital de construção da Nova Sede, pelo Presidente do TJMG

terça-feira, 11 de maio de 2010

Senai oferece curso de produção de pizzas

O Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senai) – Centro Tecnológico de Alimentos Fábio Araújo Motta realiza este mês o curso de produção de pizzas. Os alunos aprenderão a preparar massas, molhos, coberturas, recheios e bordas para pizzas salgadas e doces, de acordo com as normas das Boas Práticas de Fabricação. Os interessados em participar do curso devem procurar a sede do Senai em Uberlândia, na rua Ernesto Vicentini, 245, bairro Roosevelt. Mais informações: (34) 3228-5250.

Senai de Uberlândia esteve presente no 1º Seminário Técnico do Vestuário

Técnicos do Senai de Uberlândia participaram do 1º Seminário Técnico do Vestuário, realizado entre os dias 26 e 28 de abril, em Belo Horizonte. O evento aconteceu durante a 6ª edição do Minas Trend Preview, organizado pelo Sistema Fiemg para antecipar as principais tendências da moda Primavera/Verão 2010/2011 de mais de 150 marcas nacionais. O seminário reuniu profissionais de 18 unidades do Senai em Minas Gerais.

Durante o evento a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu), Alba Lima, e o instrutor do Senai de Nova Serrana, Rômulo Maciel, fizeram o lançamento do Caderno Perfil Moda Verão 2011. O trabalho reúne as principais tendências em vestuário e calçados. “O projeto antecipa as informações de estilo e comportamentos que serão retratadas nas coleções de cada estação do próximo ano. O objetivo é nortear o trabalho de estilistas e empresários no desenvolvimento de novas coleções”, informou a presidente do Sindivestu, Alba Lima.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sindmob leva associados à Femur 2010

O Sindicato das Indústrias de Marcenaria e Mobiliário do Vale do Paranaíba (Sindmob), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, está preparando uma comitiva de empresários para visitar a 9ª edição da Feira de Móveis de Minas Gerais (Femur) 2010, a maior feira de móveis do Estado e uma das mais importantes no cenário moveleiro nacional. Realizada na cidade de Ubá, Pólo Moveleiro de Minas Gerais, a Feira reúne o que há de melhor e mais completo em fabricação de móveis, conceitos e tendências, design e composição de ambientes atendendo o gosto de características mais simples até os mais requintados.

Direcionada a lojistas e profissionais do setor moveleiro, a Femur tem como principais atrativos a certeza de excelentes negócios, consolidação de parcerias e uma infraestrutura completa. O arranjo dos estandes e a qualidade dos produtos apresentados dão o tom do evento que atrai visitantes de todos os pontos do Brasil e do exterior. Este ano, a feira acontece entre os dias 10 e 14 de maio, no Pavilhão de Exposições do Horto Florestal. Os interessados em participar desta missão empresarial devem reservar seus lugares através do telefone (34) 3219-6533 ou 3230-5241.

Sindivestu organiza missão empresarial para 39º Encontro de Moda

Evento acontece em junho, no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo

O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu) em parceria com a Fiemg Regional Vale do Paranaíba e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realiza no próximo mês uma missão empresarial para o 39º Encontro de Moda, que será realizado entre os dias 21 e 24 de junho, no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo.

Com foco exclusivo nos negócios, o Encontro de Moda é um evento que aproxima empresários da indústria de confecção de lojistas e compradores de todo o país, impulsiona vendas, novos contatos comerciais, parcerias e oportunidades. Há 18 anos, o evento reúne confecções de diversos estados brasileiros, cada qual com sua característica regional. Com forte relacionamento com o setor da confecção, é reconhecido pelo mercado e pelos compradores do Brasil e do exterior por reunir marcas que oferecem produtos de alta qualidade.

A saída dos empresários ligados ao Sindivestu está programada para o dia 21 de junho, às 20h, da sede da Fiemg, que fica na avenida Rondon Pacheco, 2100, Bairro Vigilato Pereira. Já o retorno acontecerá no dia 23 de junho, às 21h, do hotel Braston Augusta Travel Inn, no bairro Consolação, em São Paulo, onde os empresários estarão hospedados. Os associados interessados em integrar a comitiva empresarial devem procurar o Sindivestu, pessoalmente, ou pelo telefone (34) 3236-7363, para confirmar presença. As vagas são limitadas.

Eleições do Sinduscon-TAP serão no dia 4 de junho

Estão marcadas para o dia 4 de junho as eleições do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, para a escolha da nova diretoria. A gestão é pelo prazo de dois anos. Podem participar todos os associados, desde que estejam em dia com as contribuições.

Construtoras terão que obedecer a nova Norma Brasileira de Desempenho de Edifícios

NBR 15575 entra em vigor a partir de 12 de maio

A partir do dia 12 de maio deste ano as construtoras e incorporadoras terão que obedecer a nova norma estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma de desempenho, conhecida como NBR 15575, para edifícios de até cinco pavimentos, aprovada em maio do ano passado, foi criada para definir o desempenho mínimo obrigatório para alguns sistemas das edificações ao longo de uma vida útil mínima obrigatória, recomendar prazos de garantia mínimos para sistemas, elementos e componentes e definir as incumbências dos intervenientes: incorporadores, construtores, projetistas e administradores pós-obra.

De acordo com o vice-presidente de tecnologia construtiva, Rubens Debs Procópio, a nova norma também estabelece parâmetros a funcionalidade da construção, inclusive em relação ao conforto acústico, abordando aspectos que faltam na NBR 10151 e NBR 10152. Estas duas normas não determinam como devem ser feitas as avaliações de desempenho dos sistemas construtivos em ensaios de campo e quais critérios utilizar nesses casos, fazendo com que os engenheiros e arquitetos se baseiem em normas estrangeiras.
Além do isolamento acústico, a norma estabelece critérios e métodos de avaliação de desempenho para os principais sistemas que compõem um edifício: estrutura, pisos internos, vedações externas e internas, coberturas e instalações hidrossanitárias. A NBR 15575 a partir de agora obriga os arquitetos a buscar um conforto acústico maior em seus projetos, por meio da utilização de sistemas construtivos e materiais que apresentam desempenho adequado nas edificações. O conforto acústico de um ambiente, seja ele um local de trabalho ou uma residência, é definido como sendo a ausência da interferência dos desagradáveis ruídos externos e internos. Tal conforto é fundamental para o desempenho de atividades profissionais e para a qualidade de vida das pessoas que permanecem no ambiente, segundo o vice-presidente de tecnologia construtiva, Rubens Debs Procópio.

Fiemg Regional Vale do Paranaíba lança Dia V 2010

No ano em que o Dia V comemora 10 anos de existência, a iniciativa da Fiemg, que sempre aconteceu em dezembro, agora será realizada no último domingo (29) de agosto. Na próxima segunda-feira (10), às 18h30, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) realiza um evento de lançamento do Dia V 2010. O lançamento será transmitido em tempo real pela Fiemg Regional Vale do Paranaíba, por meio do sistema de videoconferência. Os interessados em participar do evento devem confirmar presença através do telefone (34) 3230-5200 ou pelo e-mail regional-vp@fiemg.com.br. O transmissão acontecerá na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, na avenida Rondon Pacheco, 2.100, bairro Vigilato Pereira.

A iniciativa do Dia V, criada pela Fiemg em 2001, tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade, setor privado, poder público e organizações para a importância do voluntariado. Até 2009, o Dia V acontecia sempre no último domingo de dezembro. Outro objetivo da mobilização maciça é sensibilizar as pessoas e as organizações para a realização de ações ao longo de todo o ano e não só em uma data.

Fiemg realiza palestra sobre Sped Contábil

As empresas de todo o País tem até o dia 30 de junho para adotarem o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) Fiscal

Com o intuito de orientar os empresários quanto ao cumprimento das obrigações relativas ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e seus efeitos fiscais, especialmente, aqueles consequentes da conciliação, promovida pela Receita Federal, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em parceria com o escritório Henrique, Veríssimo & Moreira Advogados, realiza na próxima quinta-feira, às 19h30, a palestra “Efeitos do Sped Contábil para as empresas optantes pelo lucro real”.

O evento será realizado na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, na avenida Rondon Pacheco, 2.100, bairro Vigilato Pereira. Os interessados em participar devem confirmar presença através do telefone (34) 3230-5200 ou pelo e-mail regional-vp@fiemg.com.br. As empresas de todo o País tem até o dia 30 de junho para adotarem o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) Fiscal, cujo objetivo é detalhar e tornar mais ágil a fiscalização da Receita Federal e das secretarias estaduais e municipais da fazenda por meio da prestação de informações pela internet.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sindipan participa da Fipan 2010

Evento será realizado em São Paulo (SP) na Expo Center Norte, entre 20 e 23 de julho

Empresários associados ao Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Uberlândia (Sindipan), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, participam da 17ª edição da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos (Fipan) 2010, que será realizada na Expo Center Norte, em São Paulo (SP), entre os dias 20 e 23 de julho. Na missão empresarial do Sindipan à Fipan, maior feira de Panificação, Confeitaria e Food Service da América Latina, os empresários de Uberlândia terão a oportunidade de conhecer o que há de mais moderno em produtos e serviços para o setor da alimentação, como máquinas e equipamentos, acessórios, embalagens, alimentos, matéria-prima, automação e bebidas.

Segundo o presidente do Sindpan, Milton Inhaquitti, a visita a Fipan é muito importante pois esta feira é hoje uma enorme vitrine destinada a promover negócios para todos os segmentos que operam Food Service, sendo um grande canal entre a indústria e os segmentos transformadores.

Os empresários que participarem da Fipan terão a oportunidade também de participarem da 7ª edição do Festival de Panificação e Confeitaria Profissional (Pancofest), que acontece paralelamente à Fipan e tem como objetivo principal incentivar profissionais do setor ao desenvolvimento de receitas inovadoras, cuja criatividade e dedicação permitem superar os grandes desafios da profissão. Durante os quatro dias da Fipan também está previsto para acontecer um ciclo de palestras que funcionam como um workshop aos visitantes, ensinando estes profissionais sobre diversos temas relacionados ao gerenciamento de seus estabelecimentos.

Senai de Araguari recebe visita da Unidade Móvel do Couro e Calçados

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Araguari recebeu no mês passado a visita da unidade móvel do couro e calçados do Senai de Nova Serrana. A unidade foi até Araguari para fazer um diagnóstico, com o intuito de montar um curso para treinamento e aperfeiçoamento da mão de obra das indústrias de calçados de Araguari. A unidade que visitou o Senai de Araguari faz parte do Projeto Unidades Móveis (Prumo), que consiste na implantação de laboratórios de análises físico-químicas e microbiológicas em uma van, com todos os equipamentos necessários para a realização de análises de produtos e de processos para diversas indústrias, como as do segmento de couro e calçados. O projeto conta com o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Panificação mineira deve crescer e diversificar

O setor de panificação deve crescer 15% em 2010, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação de Minas Gerais Luiz Carlos Xavier Carneiro (Sip-MG), durante a abertura da Minas Pão 2010, no Expominas, em Belo Horizonte. Para ele, a atual tendência das padarias é a diversificação de serviços e oferta de produtos mais sofisticados. “As padarias mudaram muito em Minas. Além da própria produção, agora também vendem marcas sofisticadas de produtos, como queijos e vinhos, por exemplo”.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), Antônio de Pádua Moreira, concorda. Para ele as padarias se tornarão, cada vez mais, pontos de consumo de fast-food. Isso exigirá mais investimento em tecnologia e capacitação. "Quem resistir às mudanças vai ficar no caminho. Em um universo de 1,5 mil padarias, não temos nem 150 preparadas para essa tendência", salientou.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação de Uberlândia (Sindipan), Milton Inhaquiti, a tendência do mercado é crescer e diversificar cada vez mais. “Se não tivermos produtos diversificados não teremos lucro. O lucro vem da venda dos produtos com valor agregado. Por isso, precisamos inovar sempre. Aquela panificadora que vende só pão e leite não sobrevive mais. Com essa mentalidade de desenvolvimento esperamos um crescimento acima do que for registrado pela inflação”, afirma.

Com a perspectiva de crescimento do setor de panificação, o atual governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastásia, disse que pretende incentivar a ampliação da produção de trigo no estado. “A panificação tem diversificado muito, apresentado números extremamente vigorosos e gerado milhares de empregos e renda em todas as cidades de Minas. Queremos incentivar o aumento da produção de trigo, para acompanhar o crescimento do setor”. Já o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, informou que a prefeitura tem trabalhado para diminuir a burocracia e incentivar o desenvolvimento do setor.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Assessoria de Crédito da Fiemg bate recorde no primeiro trimestre de 2010

Entidade movimentou mais de R$ 33 milhões na economia regional no primeiro trimestre deste ano

A Assessoria de Crédito da Fiemg Regional Vale do Paranaíba registrou, entre janeiro e março deste ano, a movimentação de R$ 33,6 milhões, através de aprovações e liberações de verbas, em um total de 301 operações para vários setores de atividades econômicas da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A quantidade é 730% maior que a movimentação registrada no mesmo período do ano passado, quando a Assessoria de Crédito da Fiemg Regional Vale do Paranaíba registrou uma movimentação de R$ 4,5 milhões.
“Em comparação ao mesmo período do ano passado, tivemos um aumento considerável pela procura de crédito por parte das empresas. Esse resultado consolida o cenário de recuperação da demanda por crédito das empresas, que foram atingidas pela crise financeira internacional durante grande parte do ano de 2009”, explica Josmara Galvão Alves, coordenadora da Assessoria de Crédito da Fiemg Regional Vale do Paranaíba.
Os setores mais atendidos foram o de comércio e serviço, cerca de 70%, seguido pelas indústrias, 30%. “Vale ressaltar que o setor de turismo tem tido uma ascensão bastante expressiva nos últimos seis meses”, afirma Josmara Galvão.
Inaugurada em março de 2002, a Assessoria de Crédito da Fiemg Regional Vale do Paranaíba é responsável por orientar os micros, pequenos e médios empresários sobre as melhores linhas de financiamento que podem ser utilizadas em seus negócios. A assessoria tem por objetivo facilitar o acesso às linhas de financiamento mais viáveis para cada caso, além de agilizar o processo de demandas de crédito.A Assessoria de Crédito trabalha com linhas do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de atuar também junto a outros órgãos de fomento como Finep, Indi, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e outros bancos privados, visando obter condições favoráveis para captação de recursos financeiros para os empresários. Para saber mais sobre as linhas de financiamento da Assessoria de Crédito da Fiemg Regional Vale do Paranaíba entre em contato pelo telefone (34) 3230-5200 e agende um horário.

Fiemg

Cia de Dança Sesiminas volta à Uberlândia

A Cia de Dança Sesiminas volta à Uberlândia, no dia 20 deste mês, para participar mais uma vez do Circuito Double – Mostra de Música. A coreógrafa Cristina Helena e o coordenador artístico Márcio Melo trazem para Uberlândia o espetáculo “Construção” que recria a atividade cotidiana da construção civil, criando uma crônica com a construção democrática da nação. O espetáculo foi inspirado na música “Construção” de Chico Buarque e os bailarinos atuam num confronto agradável do balé clássico com a música popular brasileira.
A apresentação faz parte das comemorações de 20 anos de existência da Cia de Dança Sesiminas. “Revisões técnicas da dança clássica e conteúdo de vanguarda abraçam os quadros interpretados pelos bailarinos da Cia de Dança Sesiminas. A leitura literária e poética marca, irreverentemente, este contexto sugerido pela época, agora transformada em palavra e gestual e coreografada neste espetáculo”, disse a coreógrafa Cristina Helena.

Cia de Dança Sesiminas
A Cia de Dança Sesiminas foi fundada em 1990, quando foi inaugurado o Centro de Cultura Nansen Araújo, compondo-se de um grupo de jovens bailarinos brasileiros de formação clássica sob a direção da coreógrafa Cristina Helena. A companhia, então adotada pelo Sistema Fiemg, passou a traçar um perfil inédito no país, seguindo a tendência dos “Balés Jovens” europeus. Através de um trabalho de pesquisa, a companhia resgatou o que de mais precioso há no repertório clássico acadêmico, refletindo através do alto nível artístico, técnico e cultural da melhor safra de seus jovens talentos, um trabalho de primeiro mundo.
O principal objetivo da Cia seria o compromisso educativo público e a formação profissional dos elementos selecionados para tal, levando a tradicional arte do balé aos espectadores, independente da classe social, e a lugares que desconheciam tais obras. Seu calendário de compromissos de apresentações supera em muito o ritmo das grandes Cias estatais do país, e ainda consegue implantar seu estilo artístico em locais esquecidos pela cultura nacional. A Cia espelha um perfil único e é hoje uma das mais importantes matrizes dos artistas da dança, unindo a experiência de conceituados maitres internacionais, estrelas do balé e coreógrafos aos parceiros artistas, patrocinadores e ao Sistema Fiemg.
Proporciona ao público brasileiro da classe operária, estudantil e comunidade oportunidades de se enriquecer com o que há de mais belo e histórico do movimento bailado, é um veículo artístico, tanto para plateias de elites, bem como para o público carente de informação cultural, através de suas apresentações, em canteiros de obras, centros esportivos e de lazer, creches, escolas e sindicatos. Entre as peças interpretadas pela companhia destacam-se: “Dom Quixote”, “Giselle”, “Bela Adormecida”, “O Lago dos Cisnes”, “O Corsário”, “Paquita”, “Staccato”, entre outros.

Ficha Técnica
Coreografia: Construção
Música: Construção (Chico Buarque)
Coreógrafa: Cristina Rios Elias de Faria (Cristina Helena)
Coordenador artístico e técnico: Márcio Melo
Bailarinos: 32
Duração: 40 minutos

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Fiemg, Cintap e CDL realizam 1º Seminário de Crédito e Negócios

Evento acontece amanhã, às 18h30, na sede da CDL Uberlândia

Com o intuito de divulgar para os empresários de Uberlândia as linhas de crédito e programas de financiamento oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, o Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba (Cintap) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL) realizam amanhã, às 18h30, o 1º Seminário de Crédito e Negócios.

O evento é aberto para os proprietários de micro, pequenas, médias e grandes empresas e acontece na sede da CDL, na avenida Belo Horizonte, 1.290, Bairro Osvaldo. Além de conhecer as principais linhas de crédito disponíveis hoje no mercado, os participantes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as opções mais adequadas para cada modalidade de investimento.

Na sexta-feira (7), dando continuidade ao seminário, será realizada uma rodada de atendimento, das 9h às 17h, na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, na avenida Rondon Pacheco, 2.100, bairro Vigilato Pereira. Os interessados em participar do seminário e da rodada de atendimento devem confirmar presença através do telefone (34) 3230-5200 ou pelo e-mail regional-vp@fiemg.com.br. O evento é gratuito.

Palestrantes Confirmados:
- BNDES: Cláudio Rabelo Figueredo - Técnico do Departamento de Relacionamento com Agentes Financeiros e Outras Instituições/DERAI; e Eduardo Scotti Debaco - Gerente do DERAI
- BDMG: Alexandre Drumond - Gerente do Departamento de Médias Empresas
- Finep: Alexandre Cabral – Coordenador Regional Sudeste do Prêmio FINEP e Analista do grupo de promoção institucional FINEP
- Banco do Brasil: Rogério Aguiar da Silva – Gerente Geral Ag. Rondon Pacheco
- Caixa Econômica Federal: Sérgio Bizinoto – Gerente Regional

http://www.flickr.com/photos/fiemgregional

Sindvest oferece consultoria para renovação de licença ambiental

O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Araguari (Sindvest), com o apoio da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, contratou profissionais especializados para prestarem o serviço de orientação para renovação das licenças ambientais seguindo as normas da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), que estabelecem entre outras coisas a necessidade de comprovar a destinação e o tratamento dos resíduos produzidos pelas empresas. Os interessados em ter acesso à consultoria por um custo reduzido devem entrar em contato com o sindicato que fica na avenida Coronel Teodolito Pereira de Araújo, 711, no centro de Araguari, ou através dos telefones (34) 3252 5006 e (34) 8819-9101.

O que são?
Licença Prévia (LP) – concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação.

Licença de Instalação (LI) – autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
Licença de Operação (LO) – autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.

Sinduscon estará presente no 6º Feirão Caixa da Casa Própria

Evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, estará presente mais uma vez no Feirão Caixa da Casa Própria, que acontece este ano entre os dias 21 e 23 de maio, no Center Convention, em Uberlândia. No ano passado, o evento reuniu mais de 23 mil pessoas. A Caixa Econômica Federal, promotora do evento, aprovou no período 1.240 cartas de crédito, que superam R$ 135,9 milhões em valor. As 14 construtoras e 20 imobiliárias que participaram do feirão de 2009 ofertaram 5.031 imóveis, dos quais 1.756 tiveram as negociações iniciadas. Os contratos de vendas assinados chegaram a 515 e ultrapassaram o montante de R$ 40 milhões. A expectativa para este ano é que estes números sejam ultrapassados.

Quem for até o feirão poderá fazer análises de imóveis, financiamento e simulação de créditos. O Sinduscon-TAP será representado pelas construtoras associadas, que lançarão novos projetos ainda na planta, e imobiliárias que vão oferecer imóveis novos e usados. O evento é aberto ao público e o objetivo é apresentar à população as condições de compra de imóveis, tornando mais viáveis negociações de compra, venda e financiamento. A Caixa Econômica Federal estará presente oferecendo as possibilidades de financiamento, inclusive através do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, do governo federal, que estimula famílias com renda até 10 salários mínimos a adquirir a casa própria através de financiamento com a Caixa.
No próprio Feirão o financiamento poderá ser realizado a partir da avaliação de crédito se a documentação estiver correta. A partir do financiamento da Caixa o visitante poderá escolher o seu imóvel e efetuar a compra com o recurso adquirido. Nos estandes das construtoras serão realizadas simulações de limite de crédito e prestações de acordo com a renda da família. “Esta é uma ótima oportunidade para aquisição de imóveis, pois em um mesmo local o cliente escolhe o seu imóvel e realiza o financiamento”, disse o presidente do Sinduscon-TAP, Paulo Ribeiro.