Nos dias 7, 8 e 9 de outubro aconteceu o 4º Encontro de Lideranças Sindicais em Belo Horizonte. Organizado pelo Sistema Fiemg, o encontro reuniu coordenadores e executivos de todas as regionais. Na abertura, o professor Antônio Marum, chefe de gabinete da presidência do Sistema Fiemg e Assessor de Relações Sindicais, salientou a importância da atualização profissional para a defesa dos interesses setoriais. Neste sentido, lembrou que a Fiemg foi pioneira no treinamento dos coordenadores de forma a integrar conceitos e experiências que deram resultados efetivos, além de aprofundar e aprimorar estratégias e práticas de gestão que inspirem e fortaleçam o associativismo.
Durante o 4º Encontro de Lideranças Sindicais, os coordenadores participaram de workshop com palestras, reflexão induzida e trabalho em grupos através de várias ações. Segundo a gerente administrativa do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Uberlândia, Sindivestu, Rejane Nascimento, o evento foi uma reciclagem de seu trabalho. “É sempre importante ter a oportunidade de conhecer outras realidades, trocar ideias. Sempre aprendemos e ensinamos em encontros como esse, buscando novas formas de atrair mais associados e assim fortalecer o sindicato”, completa.
O encontro
O primeiro encontro de coordenadores, realizado em 2007, enfocou a estrutura sindical. No ano seguinte, os participantes viram o associativismo e a administração sindical estratégica. No evento de 2009, o foco foi dado na gestão inovadora em sindicatos patronais. O sucesso do encontro de coordenadores serviu de base para o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) formulado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Nenhum comentário:
Postar um comentário