quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

4ª FeiraModa recebe autoridades na abertura solene



A abertura oficial da 4ª FeiraModa  recebeu ontem (29), às 16h, no Center Convention, várias autoridades e representantes de entidades de Uberlândia e região, além de lojistas e expositores. O presidente do Sindicalçados, César Campos, que organiza o evento, abriu a oficialmente a Feira agradecendo parcerias importantes. “Uberlândia é um polo desenvolvimentista e prova pela 4ª vez que é capaz de promover grandes negócios. Os setores de calçados, acessórios e vestuários são os que mais crescem no Brasil e esta cidade faz parte deste progresso, e sem dúvida está entre as cidades referências na moda”, discursou o presidente.

O presidente da CDL Uberlândia, Celso Vilela, também foi convidado para discursar. “As principais empresas de vários setores expostas aqui, com suas diversidades, estão em completa sinergia e trouxeram o que há de melhor e mais moderno em termos de produtos e serviços, principalmente neste momento em que observamos as tendências de consumo e constatamos que, mais uma vez, o varejo será puxado pelos segmentos de moda”, salientou.

Quem também se pronunciou foi o o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, que agradeceu a presença das autoridades e dos envolvidos com a Feira. “Sabemos que este evento é feito por várias mãos. Obrigada a todos os lojistas, expositores, entidades e representantes do poder público da nossa cidade. Que saiam daqui bons negócios”, disse. 

Encerrando os discursos, o vice-prefeito de Uberlândia, Paulo Vitiello, que ratificou o apoio da Prefeitura Municipal junto à FeiraModa. “Somos parceiros deste grande evento que viabiliza boas oportunidades de negócios e otimiza melhores resultados para nossa economia. O compromisso do nosso governo é com o progresso da cidade”, concluiu.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sesi Uberlândia faz seletiva de atletas para a equipe de vôlei feminino

As equipes de Voleibol Feminino do Sesi/Uberlândia realizarão a partir de amanhã (29), seletivas que vão servir para a formação das equipes que disputarão o Campeonato Mineiro de Voleibol no ano de 2013. As seletivas acontecerão no Sesi Roosevelt e no Ssesi Gravatás, respectivamente, e de forma alternada.

O Sesi Uberlândia tem por característica a formação de atletas para equipes profissionais e Seleções Estaduais e Nacionais, assim como a Levantadora Bruna Caixeta (15 anos), convocada recentemente para avaliação na Seleção Brasileira Infanto-Juvenil. “Pretendemos com essas seletivas continuar esse processo de formação de atletas, que vem dado certo em todos esses anos. A Bruna é o último exemplo”, disse Lindemberg Silva, técnico de vôlei do Sesi/Uberlândia.


Agende-se:
Seletivas Pré-Mirim - 29/01/2013 a 01/02/2013
Nascidas em 2001 -  14h
Nascidas em 2000 – 15h
Local: Sesi Roosevelt

Seletivas Mirim – Infantil e Infanto Juvenil - 04/02/2013 a 08/02/2013
Nascidas em 1999 -  14h
Nascidas em 1998 – 16h
Nascidas em 1997 e 1996 – 18h
Local: Sesi Gravatás

BDMG e Fiemg Regional reúnem empresários na Sala de Crédito Multisetorial



A Fiemg Regional Vale do Paranaíba promove hoje (29), logo mais às 18h30, a primeira sala de crédito multisetorial. Objetivo da reunião é compartilhar conhecimento sobre os processos envolvidos quando algum projeto empresarial chega ao Banco. “A Fiemg marcou este encontro entre os analistas do BDMG e algumas empresas de Uberlândia para que o empresariado conheça, entenda e avalie como funciona o sistema, o cadastramento e aprovação dos projetos levados à instituição financeira para análise”, explica Josmara Galvão, responsável pela Assessoria de Crédito da Fiemg Regional e correspondente do BDMG em Uberlândia (MG).

O encontro terá a participação dos Analistas de Desenvolvimento do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), Pedro Henrique Valentim e Daniel Fiorott e de representantes de mais 10 empresas. Além de entenderem o processo de gestão dos projetos, serão tratados assuntos pertinentes ao relacionamento com o Banco e as opções de financiamento oferecidas.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Solenidade de posse da nova presidência do Sindmetal tem nova data



O novo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos de Uberlândia (Sindmetal), João Pelegrini, eleito em votação no final do ano passado na sede da entidade, assumiu a gestão do triênio 2013/2015. A data que estava marcada para a posse da nova diretoria era dia 21 de fevereiro, mas foi antecipada para o dia 20 por motivo de força maior. A celebração será às 19h, na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba. 

Fiemg Regional marca presença no lançamento da Fenicafé 2013, em Araguari



Ontem (24), aconteceu no Kabana’s do Bosque, em Araguari, o lançamento oficial da Fenicafé 2013. O evento recebeu autoridades locais e da região, parceiros, entidades da classe e os convidados como associações, cooperativas do café e a imprensa, totalizado mais de 200 presentes.

O presidente do Sindivest, Rossini Soares e o presidente do Sindiaa, Mauro Cunha, representaram a Fiemg Regional no evento. “A Fenicafé é um encontro importantíssimo para o setor cafeicultor, por isso fazemos questão de comparecer na inauguração deste evento que leva informações necessárias para a melhoria continua do café regional e até mesmo nacional”, disse Mauro. 

A XXIII Edição da Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura – acontece de 20 a 22 de março, em Araguari, e apresentará ao público as mais novas tecnologias e tendências da cafeicultura irrigada.

Veja fotos do evento.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

FeiraModa começa na próxima semana


Mais de 1500 lojistas da região devem abastecer seus estoques para 2013

Lojistas de toda a região vão conhecer as tendências da Moda Outono/Inverno 2013, de 29 a 31 de janeiro, no Center Convention, das 9h às 20h. O evento é realizado pelo Sindicato da Indústria de Calçados de Uberlândia (Sindicalçados) e é destinado às pessoas direta ou indiretamente ligadas com a produção e o comércio industrial de calçados, acessórios e vestuário.
A Feira, realizada duas vezes ao ano, promete aquecer as vendas neste primeiro semestre. “Na última edição foram movimentados mais de 25 milhões de reais. A expectativa é que esse número cresça ainda mais nesta edição”, explica César Cunha Campos, presidente do Sindicalçados.

Pesquisa aponta ascensão econômica
Uma pesquisa realizada recentemente pelo Ibope Inteligência, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), avalia que quase 50% dos brasileiros acreditam que o primeiro semestre de 2013 será financeiramente melhor. Neste sentido, o estudo traz uma expectativa positiva para os lojistas que participarão da 4ª FeiraModa. O economista da Assessoria de Crédito da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Kelly Faro disse que apesar dos resultados econômicos do ano passado não terem sido tão favoráveis, o governo está investindo em projetos para haver mais vendas, não deixando o mercado retroceder em 2013.
                Durante o evento, os participantes da Feira poderão assistir ao desfile das tendências da coleção outono-inverno da indústria de calçados de Uberlândia. “Modelos de Uberlândia e região irão desfilar  todos os dias da Feira á partir das 16h”, afirma João Galvão, gerente da WR Agência de Modelos.

Feira vai expor multimarcas nacionais
As principais marcas de moda dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais vão expor suas mercadorias a compradores de multimarcas que virão para umas das maiores feiras de Minas Gerais. O diretor comercial da empresa Torp, que fabrica roupas íntimas, Alessandro Oliveira, de Juiz de Fora, diz que acredita no potencial econômico de Uberlândia e região, por isso a empresa decidiu participar da Feira. “Entendemos que atualmente, a região do Triângulo Mineiro possui um grande potencial de consumo e uma perspectiva enorme de crescimento acima da média nacional, devido à versatilidade e solidez de sua economia”, ressalta.
                O Sindicalçados realiza o evento em parceria com a Viva Marketing Promocional que é  responsável pela organização.  A 4ª FeiraModa  tem a promoção da  Fiemg Regional Vale do Paranaíba, o patrocínio do Sebrae e Braspress , a co-realização da Prefeitura Municipal de Uberlândia e o apoio da Caixa Econômica Federal e CDL Uberlândia.

Serviço
FeiraModa – Calçados, Acessórios e Vestuário Outono/Inverno 2013
Data: 29 a 31 de aneiro
Horário: das 10h às 20h
Local: Center Convention (Av. João Naves de Ávila, 1331)
Informações: modacalcados-udi.com.br
Entrada franca

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Gerenciamento do uso eficaz da energia é tema de palestra na Fiemg Regional



“Também preparar nossas indústrias caso haja um racionamento energético, estamos provendo essa palestra”, diz Pedro Lacerda


Acontece amanhã (24), às 19h, na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba uma palestra sobre o gerenciamento do uso eficiente da energia elétrica.  O encontro deve tratar o conceito de uso eficiente e inteligente de energia, e também relatar fontes de energias alternativas para evitar demanda reprimida na produção, apresentar formas de gerir e administrar a energia, baseado em ensinamentos da Cice (Comissão Interna de Conservação de Energia), entre outras discussões.

Foram convidados empresários e administradores, juntamente com todos os consumidores do grupo A, ou seja, aqueles que são atendidos em 13.800 volts e com transformadores iguais ou acima de 75 KVA, além do grupo motor gerador que tem sistema alternativo de energia elétrica e demais interessados.

O palestrante será Wolney Faria, formado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistema de Potência, Eletrônica e Telecomunicações. Faria tem formação na Inatel e Aneel, e aperfeiçoamentos na área. “Hoje, no Brasil, se desperdiça 25% da energia elétrica. Pensando na melhoria contínua do setor industrial com foco na revisão dos custos, no consumo consciente e produtivo e ainda, com o objetivo de mostrar as prováveis alternativas para baratear a energia e também  para preparar nossas indústrias caso haja um racionamento energético, estamos provendo essa palestra”, ressalta o presidente da Fiemg Regional, Pedro Lacerda.

Serviço:
Palestra Gerenciamento do uso eficiente da energia
Data: Quinta-Feira (24/01)
Horário: a partir das 19h
Local: Fiemg Regional (Av. Rondon Pacheco, 2.100, no bairro Vigilato Pereira)
Informações: (34) 3230-5200
Entrada gratuita

Sesi Araguari abre inscrições gratuitas para o Telecurso



O Sesi de Araguari está com vagas abertas para o Telecurso EJA (Educação para Jovens e Adultos) do Ensino Fundamental e Médio. Em apenas um ano e meio o aluno faz todo o Ensino Fundamental e mais um ano e meio completa o Ensino Médio. “A proposta do Telecurso é incentivar as pessoas que não conseguiram completar o Ensino Médio ou Fundamental a concluírem os estudos. Esta é chance de recuperar o tempo perdido e ter mais oportunidades na carreira profissional”, explica a diretora do Centro Integrado Sesi/Senai de Araguari.

Os interessados devem procurar a secretaria do Sesi na Rua Manoel Assis Pereira, 140 – Bairro Goiás, munidos de duas fotos 3X4 e dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Endereço, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento, Comprovante de Escolaridade e Certificado de Reservista (para os homens).

Os cursos serão ministrados de segunda a sexta-feira, com duração de 2 horas por dia e as inscrições seguem até dia 1º de fevereiro. Mais informações pelo telefone (34) 3242-4100.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Atleta do Sesi/Uberlândia é convocada para avaliação na Seleção Brasileira de Vôlei


A atleta Bruna Caixeta Costa , de 15 anos, foi convocada para participar das avaliações da Seleção Brasileira Infanto-Juvenil de Voleibol que acontecerá em Saquarema (RJ), no Centro de Desenvolvimento de Voleibol da Confederação Brasileira de Vôlei, dos dias 29 de janeiro a 02 de fevereiro . Essa convocação visa selecionar as atletas que vão formar a Seleção Brasileira para disputar o Campeonato Mundial.

Bruna é filha de industriário, estudante da Escola Sesi Guiomar de Freitas Costa, tem 1,81 m de estatura, levantadora da equipe de Voleibol Sesi Uberlândia desde 2010. “Ela tentará mais uma vez compor o grupo seleto de atletas que vão integrar a Seleção Infanto-Juvenil feminina. Mesmo sendo um ano mais nova que a maior parte das atletas que formam essa Seleção, é bem provável que ela conquiste uma vaga porque possui grande talento e habilidade”, disse Lindemberg Silva, técnico de vôlei do Sesi Uberlândia.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Setor industrial discute reajuste na tarifa de água com a PMU



Aconteceu ontem (16), no gabinete do prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, uma reunião para discutir sobre o reajuste da tarifa de água para as indústrias. Na ocasião, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com outras entidades e industriários, explicou que a indústria não tem como pagar por esse reajuste. “A água deve ser vista como uma geradora de impostos ao ser usada na indústria, ela é geradora de emprego. Se o custo da água ficar mais caro para o setor, inviabilizará a atração e o mantimento das indústrias em Uberlândia”, explicou Pedro Lacerda, presidente da Fiemg Regional.
De acordo o Gilmar Machado, a prefeitura vai se reunir com o Dmae para tratar sobre este assunto. Ele ainda argumentou que o aumento vai depender da decisão do conselho que será empossado em breve. Mas, o setor industrial, responsável pela marcação desta assembléia, garante que vai brigar para que esse aumento na tarifa de água não prejudique o setor.

Veja as fotos.

Sindmetal de Uberlândia elege novo presidente


João Pelegrini assume a gestão do sindicato até 2015

O ex-presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos de Uberlândia (Sindmetal), Marconi Santos, que ficou à frente do sindicato por seis (6) anos, deu agora lugar ao novo presidente, João Pelegrini, eleito em votação no final do ano passado na sede da entidade para assumir a gestão no triênio 2013/2015. Nesta eleição, João teve como vice José Alves Filho. "Temos um planejamento estratégico para esta gestão que se inicia. Estamos com muitas expectativas para esse novo mandato", afirma Pelegrini.

A solenidade de posse está marcada para o dia 21 de fevereiro, às 19h, na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba. 

Mais de R$ 70 milhões em financiamentos foram liberados para empresas de Uberlândia


Valor, em 2012, foi conseguido com apoio da Fiemg Regional Vale do Paranaíba

Que a burocracia atrapalha a vida dos empresários e empreendedores não é novidade para ninguém. Muitas vezes, ela é vista como uma pedra no sapato porque pode deixar os planos das empresas comprometidos por causa de tanta papelada.  Por isso, a Fiemg Regional, através da Asiin (Agência de Soluções em Investimentos, Inovação e Negócios), desenvolve soluções para facilitar o acesso do empresariado ao crédito que deseja.

Atuando como Posto de Informações do BNDES e Correspondente Bancário do BDMG, a Asiin presta orientação e informações sobre as diversas linhas de financiamentos, estruturando operações de crédito junto aos bancos parceiros de acordo com a necessidade de cada empresa.

Em 2012, a Assessoria de Crédito desenvolveu várias atividades, como palestras, workshops e semanas de créditos em parceria com o BDMG, Caixa Econômica, Banco do Brasil e bancos privados. “É importante ressaltar que o número de aprovações e liberações em 2012 foi bem maior que o aproveitamento de 2011. Conseguimos a liberação de financiamento de quase 350 propostas”, explica Josmara Galvão, coordenadora da Assessoria de Crédito da Fiemg.

O financiamento mais procurado ano passado foi para o capital de giro, seguido pela procura de recursos para máquinas e equipamentos (BNDES Finame) e em terceiro lugar ficou a demanda para obras, incluindo reformas e construções.
  
É o caso do proprietário da Manna e Toledo, empresa que presta consultoria ambiental, Elias Manna, que pela segunda vez procurou os serviços da Asiin e obteve ótimos resultados na hora de conseguir o financiamento. “Foi rápido. Precisávamos comprar um equipamento e em três semanas conseguimos os recursos junto ao BDMG”, declarou

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba pretende auxiliar ainda mais empresários neste ano. “Em 2012, fizemos quase 850 atendimentos e conseguimos a liberação de R$ 70.384.534,00. Essa é mais um prova de que o trabalho desenvolvido pela Asiin tem dado certo. Sem dúvida, neste ano iremos ajudar a promover ainda mais o crescimento para as empresas de Uberlândia e Região”, conclui Pedro Lacerda, presidente da Fiemg Regional.
  
Dados anuais de financiamento
Ano
Quantidade
Valor
2009
253
19.627.777,13
2010
302
56.305.000,00
2011
2012
323
349
41.764.612,25
70.384.534,00

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Sesi/Senai Araguari divulga programação de cursos para 2013



Para quem sonha em ter uma formação profissional técnica e sempre deixa para o outro ano, a hora chegou! O Centro Integrado Sesi/Senai Araguari está com inscrições abertas para 12 cursos, sendo sete (7) gratuitos pelo Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego), com duração prevista para o primeiro semestre de 2013.

Os cursos oportunizam ao profissional atender as vagas oferecidas pelo mercado de trabalho. “Neste ano, serão oferecidas pelo Pronatec mais de 300 vagas e sem custo para o aluno. Dentre os outros cursos que o Senai também disponibiliza, serão ofertadas aproximadamente, 400 vagas para 2013. O melhor é procurar fazer a inscrição o mais rápido possível para garantir a formação desejada”, afirma Vanda Oliveira, diretora do Centro Integrado Sesi/Senai de Araguari.

Os interessados nos cursos gratuitos do Pronatec, devem se dirigir ao Ceger- Centro de Geração de Renda na Rua Coronel José Ferreira Alves, 705 ou ligar para o número 3690-3106 para se informar como é feita a inscrição e para os demais cursos devem procurar diretamente a secretaria do Senai na Rua Manoel Assis Pereira nº 140 – B. Goiás e levar cópia dos documentos, CPF, RG do aluno ou do responsável para menores de 18 anos, comprovante de endereço com CEP, certidão de nascimento (para menores), declaração de escolaridade e duas fotos 3x4.
Mais informações pelos telefones (34) 3242-4100 ou (34) 3690-3106.

Veja a lista dos cursos:
·         *Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade (NR 10-Módulo Básico);
·         *Auxiliar Administrativo I e II;
·         *Boas Práticas de Fabricação (Manipulador de Alimentos - Anvisa RDC 216);
·         *Informática Básica;
·         *Logística de Almoxarifado;
·        *Pronatec: Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço de Baixa Liga (Manhã), Costureiro Industrial do Vestuário (Noite), Eletricista Industrial (Tarde), Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (Noite), Modelista (Tarde), Costureiro Industrial do Vestuário (Manhã), Padeiro e Confeiteiro (Noite).

Presidente da Fiemg fala sobre o balanço da economia em 2012 e perspectiva para 2013


“Desoneração da folha de pagamento e a redução das tarifas de energia deve gerar crescimento”, diz Pedro Lacerda

O estado de Minas Gerais fechou o ano de 2012 com resultados economicamente mais favoráveis em relação ao Brasil. Enquanto o PIB brasileiro ficou próximo de 1%, Minas apresentou crescimento de 2,6%, devido ao melhor desempenho da indústria e do setor de serviços. Para 2013, espera-se o equilíbrio no desempenho do PIB nacional e estadual, que deve crescer próximo de 3,3%. A balança comercial mineira fechou 2012 com um saldo comercial de cerca de 20,5 bilhões de dólares. Para 2013 a expectativa é de 18,5 bilhões.

Em 2012, vários países da América Latina (PIB) cresceram mais que o Brasil, mostrando que o país tem uma agenda interna para crescer mais. A inflação seguiu abaixo do teto da meta, isso permitiu a queda maior dos juros, que se espera ser mantida neste ano.

Segundo levantamento da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, o Brasil teve a pior taxa de crescimento em 2012 dentre os países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), embora todos tenham desacelerado o seu crescimento em relação a 2011.

De acordo com o presidente de Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, a expectativa em 2013 é que a economia tenha duas trajetórias. “No primeiro cenário, há uma expectativa de implementação nas medidas de avanço na competitividade, como desoneração da folha e a redução das tarifas de energia, prevista para esse início de ano,o que deve gerar um crescimento. Por outro lado, se tivermos avanços menores na competitividade, o crescimento será mais limitado”, diz.

Os dados do Caged apontam que o Brasil registrou um saldo positivo de 1,32 milhões de empregos de janeiro a outubro de 2012, mostrando um ritmo menos acelerado que nos anos anteriores, como previsto no Balanço Anual de 2011. Em termos percentuais, o saldo de 2012 foi 31,7% menor que no mesmo período de 2011. Comportamento semelhante foi observado no saldo de empregos na indústria, 29% inferior ao de 2011. Nos dez meses de 2012, a indústria gerou um saldo de quase 467 mil empregos, o que representou 35,4% do total.

Para Pedro Lacerda, se essas melhorias forem efetivadas, a probabilidade é que aumente a confiança do empresário. “Havendo o uso da sua capacidade, ele vai terminar investindo mais. Isso acontecendo, teremos um crescimento mais forte. Mas os efeitos podem ser parciais, caso as medidas prometidas pelo governo sejam implementadas de maneira lenta”, concluiu o presidente da Fiemg Regional.


Lojistas podem abastecer seus estoques na 4ª FeiraModa


Expectativa de vendas para 2013 é positiva 

Pesquisa recente feita pelo Ibope Inteligência, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), avalia que quase 50% dos brasileiros acreditam que o primeiro semestre de 2013 será financeiramente melhor. Neste sentido, o estudo traz uma expectativa positiva para os lojistas que participarão da 4ª FeiraModa, de 29 a 31 de janeiro, em Uberlândia. De acordo com Kelly Faro, economista da Assessoria de Crédito da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, apesar de os resultados econômicos do ano passado não terem sido tão favoráveis, o governo está investindo em projetos para haver mais vendas, não deixando o mercado retroceder em 2013.

A pesquisa mostra ainda que os brasileiros devem consumir mais durante os primeiros seis meses do ano. Com este maior potencial de compras por parte da população, os lojistas poderão aproveitar a maior feira do interior de Minas para aumentar os estoques de calçados, vestuário e acessórios e se preparar para atender as demandas dos consumidores pelas novidades da coleção outono-inverno.

Além de oferecer mais de 80 estandes de expositores e cerca de 100 marcas diferentes de calçados, acessórios e vestuário, a FeiraModa possui ampla estrutura capaz de receber mais de 3,5 mil lojistas, no Center Convention.


Serviço
FeiraModa Calçados, Acessórios e Vestuário - Outuno/Inverno 2013
Data: 29 a 31 de janeiro
Horário: das 10h às 20h
Local: Center Convention (Av. João Naves de Ávila, 1331)
Entrada franca

4ª FeiraModa: várias marcas em um só lugar


Está chegando à maior feira de calçados, acessórios e vestuário do interior de Minas Gerais. A 4ª FeiraModa, que será realizada dos dias 29 a 31 de janeiro, no Center Convention, traz para o lojista de Uberlândia e região diversas opções da moda outono-inverno 2013. É a oportunidade que o lojista tem de encontrar, em um mesmo lugar, mais de 130 marcas de diversos setores e fechar grandes negócios.  

A lojista de Uberaba, Daniela Nogueira, participou da feira e gostou muito do resultado. “Uberlândia fica perto da nossa cidade, por isso é mais fácil vir pra cá do que ir para São Paulo, por exemplo. Na Feira tem todas as marcas reunidas e a gente já faz a compra no mesmo lugar”.

As principais marcas de moda dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais vão expor suas mercadorias a compradores de multimarcas que virão para umas das maiores feiras do Estado. O lojista interessado em participar pode acessar o site modacalcados-udi.com.br, conhecer os expositores e fazer sua inscrição antecipada. O evento é gratuito.


A Fiemg Regional Vale do Paranaíba está na promoção do evento que é realizado pelo Sindicalçados, com o patrocínio do Sebrae e Braspress, apoiado pela CDL, Piccadilly, Crysalis, Bottero, WR Agência de Modelos e Esamc e organizado pela Viva Marketing Promocional.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Mais de 80% dos estandes da 4ª FeiraModa já estão reservados



É a última chamada para as marcas que desejam expor seus produtos aos lojistas de Uberlândia e região que irão comparecer na 4ª FeiraModa nos dias 29 a 31 de janeiro, no Center Convention. As principais marcas de moda dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais vão expor suas mercadorias a compradores de multimarcas que virão para umas das maiores feiras do Estado.
Há muita expectativa para esta nova edição que promete gerar lucros para o setor de calçados, vestuário e acessórios. Uma das marcas que está otimista para este ano é a Olympikus. “Na última Feira comercializamos mais de 31 mil pares e contabilizamos uma receita de dois (2) milhões de reais. Se tivermos o mesmo retorno nesta edição ficaremos satisfeitos”, afirma Carlos Henrique da Silva, gerente da Olympikus
As marcas dos setores de calçados, assessórios e vestuários podem reservar stands na 4ª FeiraModa, através dos  telefones (34) 3222-6992 e (34) 3083-6472. A Fiemg Regional Vale do Paranaíba está na promoção do evento que é realizado pelo Sindicalçados, com o patrocínio do Sebrae e Braspress, apoiado pela CDL, Piccadilly, Crysalis, Bottero, WR Agência de Modelos e Esamc e organizado pela Viva Marketing Promocional.

Atleta do Sesi competirá na Austrália


Iracema Alves embarca nesta quarta-feira (9/1)

A esportista da equipe de atletismo do Sesi/Uberlândia, Iracema Alves Apolinário, de 15 anos, disputará o 6º Festival Olímpico da Juventude da Austrália, em Sidney, de 16 a 20 de janeiro, nas mesmas instalações que foram recebidos os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.

O time do Sesi Esporte MG Atleta Do Futuro tem muito a comemorar, já que a atleta, Iracema Alves, está  no Sesi desde os oito anos de idade e agora integra a equipe da seleção brasileira com apenas 15 anos. Ela embarca nesta quarta-feira (9/1) rumo a esta competição tão importante. Pela primeira vez o Brasil participará do Festival Olímpico da Juventude, que tem a participação de 30 países disputando 17 esportes. O País será representado por 70 competidores nas modalidades de atletismo, canoagem, judô, luta olímpica e natação.

Na modalidade atletismo, serão convocados somente os atletas nascidos em 1996 e 1997 nas provas de 100, 200, 400, 800 e 3.000 metros, salto em altura, salto em distância, salto triplo, arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco, revezamento 4x100 metros, 100 metros com barreiras (prova exclusivamente feminina) e 110 metros com barreiras (masculino).

Segundo Eduardo de Deus Júnior, técnico da equipe de atletismo do Sesi/Uberlândia, a convocação de Iracema é uma conquista muito grande para a atleta e para o Sesi. “Desde 2005 ela é aluna da Escola de Esportes do Sesi, é competente, confiante e talentosa. Esta é um oportunidade ímpar para que a Iracema ganhe experiência, amadurecimento como profissional e torcemos para que ela volta com um medalha internacional no peito”, completa.

Marketing pessoal e profissional é tema de curso que começa hoje (7/1) na Fiemg



A primeira impressão é a que fica! Já diz o ditado. Então, melhorar a imagem do profissional, com certeza, abre portas para o mundo empresarial. Essa é a proposta do curso de Etiqueta Profissional e Marketing Pessoal, que acontece a partir da próxima segunda-feira (7/1) e vai até quarta-feira (9/1), todos os dias a partir das 18h30, na sede da Fiemg Regional. Aulas multimídias, estudos de caso e textos direcionados são alguns recursos que serão utilizados para debater o assunto.

O objetivo é auxiliar executivos e profissionais da área de marketing e vendas a melhorarem sua imagem e relacionamentos interpessoais. A palestrante, Dayana Kostiuc, atua há mais de 11 anos no mercado de consultoria empresarial e de vendas. Ela também é coordenadora comercial da Fiemg Regional Vale do Paranaíba e do Cintap. “Ao definir quem o profissional quer ser e qual a imagem que ele quer passar, nós montamos uma marca pessoal e em seguida um plano de marketing”, diz Dayana.

O curso já recebeu, em outras edições, profissionais de grandes empresas de Uberlândia e região. Os interessados devem fazer inscrição pelo e-mail eventos@cintap.com.br ou através do telefone (34) 3230-5262.

Mais 625 mil vagas de trabalho devem ser criadas até 2015



O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) divulgou o novo recorte do Mapa de Trabalho, o qual revela que as construtoras, empresas de prestação de serviços à indústria, fábricas de veículos, de máquinas e equipamentos, de alimentos e bebidas e as de roupas e acessórios serão responsáveis por 52% das vagas de emprego que devem ser criadas na indústria até 2015. Isso significa cerca de 625 mil postos a mais de trabalho.

A pesquisa estima que a indústria brasileira deva criar 1,1 milhão de empregos para profissionais de nível técnico e de média qualificação nos próximos três anos.  Além disso, prevê que o setor precisará qualificar 6,1 milhões de trabalhadores para acompanhar os avanços tecnológicos. “É muito importante conhecer e entender o funcionamento das novas tecnologias para que os trabalhadores possam utilizar essas ferramentas da melhor maneira possível e o Senai forma esses profissionais”, explica o gerente do Senai de Uberlândia, Celso Medina.

O Mapa do Trabalho Industrial 2012 foi elaborado pelo Senai para subsidiar o planejamento da oferta de formação profissional da instituição. A pesquisa também pode apoiar os jovens brasileiros na escolha da profissão e, com isso, aumentar suas chances de ingresso no mercado de trabalho.

Conheça os produtos e serviços oferecidos pelo Senai de Uberlândia:

Cursos técnicos - Alimentos,  Química, Segurança do Trabalho, Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica e Edificações.
Cursos de aprendizagem industrial - Eletrônica, Mecânica de Manutenção, Usinagem Mecânica, Processamento de Alimentos e Processos Administrativos.
Cursos de aperfeiçoamento e qualificação -  A unidade possui diversos cursos nas áreas: Construção Civil, Eletrônica, Eletrotécnica,  Mecânica Automotiva, Mecânica Industrial, Madeira e Mobiliário, Modelagem Industrial, Têxtil e Vestuário, Alimentos e Bebidas e Segurança do Trabalho.
Serviços técnicos tecnológicos -  Consultorias para implantação de Boas Práticas de Fabricação e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle em indústria de alimentos, Melhoria e desenvolvimento de produtos, Serviços de Análises Laboratoriais em Alimentos, Água, Efluentes líquidos e Materiais de Construção de Civil.

Siau realiza festa de confraternização



A tradicional festa de fim de ano do Siau (Sindicato das Indústrias de Alimentação de Uberlândia) aconteceu ontem (20), às 19h, na fábrica da Uberbrau. Uma dupla de cantores fez o som da música popular brasileira e embalou os mais de 80 participantes. O clima era de descontração. “A Festa é uma confraternização das indústrias de alimento de Uberlândia e que também contou com a presença de algumas autoridades locais. Foi uma forma de agradecer a todas as pessoas que contribuíram no desenvolvimento de atividades do Siau em 2012”, disse Leopoldo Torres, presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Uberlândia.

Confira as fotos.



Sesi/Senai Araguari conquista prêmios em Belo Horizonte



Em torno de sete mil alunos de todo o Estado concorreram ao Prêmio Destaque Sesi/Senai 2012, que aconteceu em Belo Horizonte no último dia 18, e cinco alunos de Araguari faturaram prêmios. Foram eles: Amon Filho (Sesi), Elias, Maike, Thiago e Daniel. “Esse reconhecimento só veio comprovar que o nosso trabalho pedagógico tem dado certo. Isso é reflexo de um ensino feito com qualidade e responsabilidade”, declara Vanda Oliveira, diretora do centro integrado Sesi/Senai Araguari.

O Prêmio Destaque Sesi/Senai teve sua primeira edição em 2008, a cerimônia tem como objetivo premiar os melhores talentos na área de educação do Sesi/Senai em Minas Gerais. As premiações são para os melhores gerentes, pedagogos, supervisores técnicos, professores, instrutores, orientadores de aprendizagem e também alunos que se destacaram. Os estudantes, em cada modalidade, recebem no primeiro lugar um notebook, no segundo um Ipod e no terceiro um Iphone. Para os colaboradores vencedores, a premiação é em dinheiro.

Fiemg marca presença na inauguração do Teatro Municipal



O presidente da Fiemg Regional, Pedro Lacerda, presenciou ontem (20), um dos momentos mais importante da história de Uberlândia. A cidade inaugurou o Teatro Municipal de Uberlândia, depois de 14 anos de construção. O local foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) em 1989 e hoje se tornou uma realidade.

Estiveram presentes na cerimônia oficial representantes da sociedade civil, empresários, políticos, artistas e autoridades civis e militares. “A Fiemg tinha que prestigiar este grande momento, pois é um marco na história de Uberlândia que agora será palco de muitos eventos culturais, com o mesmo padrão de qualidade e a mesma estrutura dos grandes centros do país”, declarou Lacerda.

Acompanhe as fotos desde grande momento.

Sesi de Uberlândia comemora bons resultados de 2012



Este ano foi de grandes conquistas para os atletas do Sesi de Uberlândia, em âmbito estadual, nacional e internacional. Foi em 2012 que a equipe de voleibol feminino Sesi Esporte Uberlândia, conquistou o Campeonato  Mineiro na categoria Pré-Mirim, o time foi invicto, não perdeu nenhum set e arrancou vastos elogios dos membros da Federação Mineira de Voleibol que acompanhou as finais. Também na mesma semana, o time ganhou o Campeonato Mineiro Regional.

A turma de natação caiu nas piscinas e também fez bonito. O primeiro lugar foi conquistado sete vezes, nos campeonatos: Festival CBDA/Correios-Sudeste de Clubes Mirim e Petiz de Natação – Troféu Ivo Lourenço, também no Campeonato Estadual Petiz e Infantil – Troféu Dr. José Mendes Junior e no Campeonato Estadual Juvenil a sênior – Troféu Luiz Antônio Medeiros.

O atletismo deu show. Só neste ano alcançou 61 medalhas de ouro, 57 de prata e 37 de bronze. Com destaque para Rafael Lourenço Peres que faturou medalhas no Campeonato de Menores, Campeonato Sul Americano de Atletismo Sub 23, em duas provas, e o Brasileiro Menores de Seleções e Brasileiro Interclubes Menores e vários outros campeonatos estaduais.

As equipes técnicas comemoram um ano de vitórias significativas. “Todos os instrutores se dedicaram muito ao longo do ano e souberam alavancar o que de melhor possuía seus alunos. Acredito que em 2013, o nível técnico dos atletas aumentará ainda mais tornado o Sesi de Uberlândia um referencial de treinamento, seja em competições locais, estaduais, nacionais e internacionais. Agradeço a todos pelo esforço”, declarou Cláudia Almeida, coordenadora técnica do Sesi Esporte de Uberlândia.

Indústria do Triângulo Mineiro registra aumento de emprego



Os indicadores do Triângulo Mineiro registraram crescimento da atividade industrial no mês de outubro em relação a setembro. O faturamento real apresentou elevação em decorrência do acréscimo nas vendas para o mercado doméstico e nas exportações. A variação positiva observada no nível de emprego colaborou para a expansão nas horas trabalhadas na produção e na massa salarial. De todos os indicadores analisados o único a registrar recuo na análise mensal foi o nível de utilização da capacidade instalada.

O faturamento real expandiu 7,26% em outubro, diante de setembro. Na comparação com o mesmo mês de 2011 observou-se decréscimo de 3,70% na variável. Entre janeiro e outubro de 2012 o valor total das vendas aumentou 6,78%, frente aos mesmos meses do ano anterior. 

As horas trabalhadas na produção apresentaram elevação de 3,06% na comparação com setembro. Em relação a outubro do ano anterior, houve crescimento de 18,15% no indicador. Confrontando o acumulado até outubro de 2012, com o mesmo período de 2011, a variável registrou variação positiva de 17,65%.

O pessoal empregado cresceu 1,58% frente a setembro. Quando comparado a outubro de 2011, o índice relativo ao emprego registrou recuo de 1,65%. Em relação aos meses de janeiro a outubro de 2012 o indicador expandiu 1,48%, diante de igual período do ano anterior.

A massa salarial mostrou acréscimo de 14,77% em outubro contra setembro. No confronto com o mesmo mês do ano anterior o indicador foi 7,08% maior. Verificou-se incremento de 25,41% no acumulado do ano até outubro, frente aos mesmos meses de 2011. 

O nível de utilização da capacidade instalada registrou retração de 1,68 ponto percentual (p.p.), aferindo um total de 91,93% em outubro na comparação com setembro (93,61%). Em relação ao mesmo mês de 2011 (93,89%), o indicador reduziu 1,96 p.p.. De janeiro a outubro de 2012, diante de igual período do ano passado (80,61), o NUCI médio elevou-se em 4,19 p.p. alcançando 84,80%.

Pesquisa revela que 60% dos brasileiros planejam reduzir gastos



Nos últimos 12 meses a renda de 87% das famílias brasileiras se manteve estável ou aumentou, mesmo assim, 60% da população pretendem diminuir o consumo por medo de retração na economia do país. Cerca de 41% dos consumidores afirmam que o endividamento é umas das razões para diminuição de gastos, deste total 38% já estão com prestações atrasadas, sendo que 55% verificaram que a dívida é maior que a do ano passado.

Os dados são de uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em parceria com o Ibope, divulgada neste mês. Com o orçamento comprometido, as primeiras despesas a serem eliminadas são os gastos com lazer, viagens e hobbies, como as academias para as práticas esportivas.

Nos últimos três anos, mais de 18% da população reduziram as despesas com esses serviços. No caso de saúde e cuidados pessoais, o corte foi de 10%. No entanto, 78% dos brasileiros que não têm um plano de saúde não pretendem contratar nos próximos meses.

Cautela no fim do ano
Apesar de 60% alegarem que pretendem reduzir gastos, 63% disseram que vão comprar pelo menos um bem durável ou um imóvel, ou vão fazer uma viagem até o final deste ano.

O 13º salário é um fator que impulsiona novas dívidas, mas de acordo com a economista da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Kelly Faro, o melhor a se fazer com essa grana extra é regularizar as dívidas. “É preciso resolver os problemas antes de usar os recursos financeiros para o consumo. Os maiores gastos começam no mês que vem com IPVA, IPTU, material escolar, entre outros”, explica.
               
A especialista conta que os altos índices de inadimplência estão nos dois primeiros meses do ano. “As pessoas costumam comprar presentes, aumentam as despesas com supermercados por que montam a ceia de natal e ano novo. E em janeiro, o 13º que foi criado exatamente para sanar as dívidas extras no início do ano, já não existe mais”, alerta Kelly que ainda aconselha: “aqueles que estiverem endividados, paguem as contas mais urgentes, evitem dívidas que levem ao uso do cheque especial e sempre que for comprar presentes, pesquisem e negociem”, finaliza a economista.

Pesquisa
A pesquisa CNI/Ibope foi feita com 2.002 eleitores em 141 municípios brasileiros. As entrevistas foram realizadas entre 16 e 19 de junho deste ano.