quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fiemg celebra Dia da Indústria


Empresário de Uberlândia é homenageado hoje (24), em BH

Eike Batista e 13 empresários serão homenageados nesta quinta-feira (24), pela Fiemg. A entrega do prêmio de Industrial do Ano 2012, para o primeiro, e das medalhas do Mérito Industrial fazem parte das comemorações do Dia da Indústria. A solenidade acontece no Expominas, em Belo Horizonte, às 20h.

Desde 1965 os homenageados com a Medalha do Mérito Industrial são indicados pelos Sindicatos Patronais em todo o Estado. Essas indicações são examinadas pela Comissão do Mérito, que exige que os candidatos tenham no mínimo de 10 anos de comando empresarial, pioneirismo na atuação além de relevantes serviços prestados à comunidade.

Este ano, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com os Sindicatos Patronais, concede a medalha de Mérito Industrial ao administrador de empresas e engenheiro civil, Sérgio Henrique Feres Tannús. Formado pela UFU, Tannús foi membro de diversas entidades ligadas ao setor da construção civil e demais setores, como: membro da comissão de infra-estrutura e privatização da Fiemg, diretor da AMEOP (Associação Mineira de Empresas de Obras Públicas), membro do conselho fiscal do Sinduscon-TAP, membro da diretoria do Praia Clube, membro da Loja Maçônica Vigilante da Ordem e membro da diretoria da Aciub.

Dia da Indústria
O Dia da Indústria, oficialmente escolhido como 25 de maio, foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. No mesmo ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou a Medalha do Mérito Industrial para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, então presidente da CNI e da Fiemg.

Em Minas a comemoração teve início em 1960, na gestão do presidente Fábio de Araújo Motta. Nesse ano foram condecorados os pioneiros da industrialização mineira, pessoalmente e através de suas famílias, no caso dos empresários já falecidos. Entre 1961 e 1964, por motivos diversos, a Fiemg não outorgou a medalha do Mérito Industrial, não deixando, no entanto de celebrar o Dia da Indústria. De 1965 até hoje, anualmente, no dia 25 de maio ou em datas próximas, a entidade entrega o prêmio aos empreendedores de destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário