terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Moda Calçados Uberlândia reúne indústrias da região

Foto: Mauro Marques

A expectativa é que cerca de 250 mil pares de calçados sejam negociados

A maior feira de calçados do interior do Brasil - Moda Calçados Uberlândia – Feira & Negócios 2012 abriu as portas para o público no início da tarde desta segunda-feira (30), no Center Convention. Participaram da cerimônia de abertura o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, acompanhado do presidente e vice-presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Uberlândia (Sindicalçados) César Cunha Campos e Nirston Fernandes, respectivamente.

Quem passar pela feira até o dia 2 de fevereiro, poderá conferir calçados de modelos e marcas diferenciados que ditam a moda Outono/Inverno. A expectativa dos organizadores é que cerca de 3.500 industriais ligados ao setor visitem a feira.  “Por causa da concorrência os calçados estão com mais valor agregado e sendo vendidos a preços mais competitivos. Isso é um estímulo para os consumidores que, até por conta de um aumento gradual no poder aquisitivo, têm comprado mais sapatos do que em anos anteriores”, disse o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda. 
    
Outra observação de Lacerda foi com relação à mudança de foco dos empresários do setor. Ele disse que as indústrias calçadistas se adequaram rapidamente conforme as mudanças de comportamento dos consumidores. Mudaram a sua cadeia de produção, e o sapato passou de um item básico para um item de moda. “Hoje, muitos trocam de sapato conforme as coleções mudam”, lembra Lacerda. 

Este ano, a expectativa do Sindicalçados é que cerca de 250 mil pares de calçados sejam negociados. O crescimento estrutural e institucional da primeira edição para segunda é da ordem de 100%. 

A feira Moda Calçados Uberlândia é voltada a pessoas direta ou indiretamente ligadas com a produção e comércio da indústria calçadista, como acadêmicos, técnicos e profissionais (designer e compradores lojistas). Até o dia 2 de fevereiro ficará aberta das 9h às 20h. O evento é uma realização do Sindicalçados, entidade ligada à Fiemg Regional Vale do Paranaíba.



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Empresas moveleiras criam peças com material sustentável




Na última sexta-feira, o Sindicato das Indústrias de Marcenaria e Mobiliário do Vale do Paranaíba (Sindmob), juntamente com a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, promoveu a primeira Pré-Mostra de Móveis do Projeto MODU.lares. “As peças apresentadas ainda estão em fase de pesquisa e desenvolvimento pelas empresas parceiras e universidades para a produção em série com design para sustentabilidade e apreciação pública”, explica Carlos Antonio da Silva, vice-presidente do Sindmob. 

O Projeto MODU.lares trata-se de um piloto que integra a pesquisa de doutorado da Profº de Design e Interiores da UFU, Viviane Guimarães, e é voltado ao setor das indústrias de mobiliário de Uberlândia e região. Segundo a professora o projeto visa adotar novas práticas de produção, para gerar benefícios em escala e a setores diversos, estimulando o desenvolvimento local. “Em resumo, avaliamos diretrizes de práticas sustentáveis que atendem, ao mesmo tempo, três linhas de base: a economia, o meio-ambiente e a igualdade social”, disse.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Arrastão Contra a Enchente promove ação em Supermercados


Campanha recebe contribuições em vários estabelecimentos da cidade

Os reflexos dos temporais em Minas não são nada bons. Cerca de 3,5 milhões de pessoas no estado foram atingidas deixando 8.591 desabrigadas. O número de desalojados é ainda pior. Chega a 101.264 vítimas. Além dos prejuízos materiais, a chuva causou 18 mortes e deixou 186 pessoas feridas, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (26), pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais.
No dia 2 de janeiro, um homem tentou atravessar um rio em União de Minas, no Triângulo Mineiro, e foi arrastado pelas correntezas. Até o momento não foi encontrado.
Cientes dos dramas enfrentados pelas famílias mineiras, entidades de Uberlândia e Araguari se uniram para arrecadar doações. A Fiemg Regional Vale do Paranaíba junto aos Sindicatos Patronais, Sesi, Senai, com apoio do Comitê de Sustentabilidade, organizaram-se e criaram a campanha Arrastão Contra a Enchente. “Fomos tocados com as tragédias destas famílias e não vamos ficar de braços cruzados. A campanha Arrastão Contra a Enchente precisa de todos nessa hora. Quem ainda não colaborou pode contribuir até o dia 6 de fevereiro. Desta forma, podemos levar um pouco de esperança aos que sofrem com os fortes temporais deste verão”, afirma Pedro Lacerda, presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba.

Supermercados em Ação
Neste sábado (28), o Arrastão Contra a Enchente irá promover uma ação em alguns Supermercados de Uberlândia. Colaboradores da campanha, devidamente identificados com crachá, vão solicitar contribuições aos clientes que estiverem nesses estabelecimentos. Qualquer doação é bem vinda. A ação vai acontecer nos seguintes Supermercados: Carrefour, Wallmart, Makro, D’Ville (unidade Av. Getúlio Vargas) e Bretas.

Outras formas de ajudar
O Arrastão Contra a Enchente recebe doações de roupas, calçados, colchões e alimentos não perecíveis. Para doar, o interessado deve se dirigir aos seguintes pontos de coleta:

Em Uberlândia
- Sesi Senai Uberlândia – Rua Ernesto Vicentini, 245
- Sesi Gravatás – Rua Nova Ponte, 500
- Fiemg Regional Vale do Paranaíba – Av. Governador Rondon Pacheco, 2100

Em Araguari
- Fiemg Regional Vale do Paranaíba – Av. Coronel Teolino Pereira de Araújo, 711
- Sesi Senai – Rua Manuel Assis Pereira, 140

Os que preferirem contribuir com uma quantia em dinheiro, podem depositar na conta que o Banco do Brasil disponibilizou. Os dados para o depósito são: Agência – 1229-7 / Conta Corrente – 64.529.
Mais informações pelo telefone (34) 3230.5200. 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Atenção! Abertas inscrições para o Telecurso Sesi


Matrículas começam hoje (26) e vão até 9 de fevereiro

Para quem não teve a oportunidade de concluir os estudos, esta é a hora. Quem deseja terminar o Ensino Fundamental ou Médio deve se dirigir ao Sesi Araguari, entidade ligada à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, que abre inscrições a partir de hoje (26) até o dia 9 de fevereiros para o seu Telecurso. Para se inscrever é necessário apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Reservista (obrigatório para homens), Comprovante de Residência (conta de água ou luz) e Histórico ou Declaração Escolar.

As vagas gratuitas são limitadas. O Sesi Araguari se localiza na Rua Manoel de Assis Pereira, 140. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (34) 3242.4100.

Serviço
Telecurso do Sesi
Aulas: de 2ª à 6ª feira
Ensino Fundamental: 18h às 20h
Ensino Médio: 20h às 22h

Moda Calçados Uberlândia começa na próxima semana


Nessa primeira etapa, a Feira apresenta as tendências da Coleção Outono/Inverno

No início da próxima de semana, a cidade de Uberlândia vai conhecer as tendências da Moda Outono/Inverno. De 30 de janeiro a 2 de fevereiro, no Center Convention, acontece a segunda edição do Moda Calçados Uberlândia – Feira & Negócios 2012. O evento é realizado pelo Sindicato da Indústria de Calçados de Uberlândia (Sindicalçados), entidade ligada à Fiemg Regional Vale do Paranaíba.

O Moda Calçados Uberlândia foi idealizado no ano passado e é destinada a pessoas direta ou indiretamente ligadas com a produção e comércio da indústria calçadista, como: acadêmicos, técnicos e profissionais (designer e compradores lojistas). O evento acontece em duas etapas: a primeira apresenta a Coleção Outono/Inverno e a segunda, a Coleção Primavera/Verão. A edição 2011 atendeu a demanda e recebeu 89 marcas nacionais e regionais com 53 stands de expositores de produtos e serviços. 

A participação de visitantes e lojistas foi expressiva. Alcançou o número de 1300 pessoas durante os três dias de evento com geração de negócios da ordem de 187 mil pares de sapatos negociados. “Em 2012, a expectativa é que tenha crescimento no número de visitantes, cerca de 3.500 pessoas, e também nas vendas, em torno de 250 mil pares de calçados negociados. A proposta para a Feira é alocar 105 expositores de marcas e produtos ligados ao setor calçadista do Brasil. O crescimento estrutural e institucional da primeira edição para segunda é da ordem de 100% em todos os quesitos”, explica César Cunha, presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Uberlândia.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Indústrias moveleiras lançam móveis em série


Em Uberlândia, empresas criam peças com material sustentável

O Sindicato das Indústrias de Marcenaria e Mobiliário do Vale do Paranaíba (Sindmob), juntamente com a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, promove nesta sexta-feira (27), às 9h, na sede da Fiemg – Av. Governador Rondon Pacheco, 2100, a primeira Pré-Mostra de Móveis do Projeto MODU.lares. “Serão apresentadas peças em fase de pesquisa e desenvolvimento pelas empresas parceiras e universidades para a produção em série com design para sustentabilidade e apreciação pública”, explica Ruy Gouvea, presidente do Sindmob. 

A Pré-Mostra de Móveis do Projeto MODU.lares, que visa consolidar arranjo produtivo local e desenvolvimento regional, irá apresentar tendências do design italiano e outras referências. O evento conta com parcerias do Setor Moveleiro de Uberlândia, Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFU, Instituto Politécnico di Milão-Itália, Prefeitura Municipal de Uberlândia (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Sebrae.

Projeto MODU.lares
O Projeto MODU.lares trata-se de um piloto que integra a pesquisa de doutorado da Profº de Design e Interiores da UFU, Viviane Guimarães, e é voltado ao setor das indústrias de mobiliário de Uberlândia e região. Segundo a professora o projeto visa adotar novas práticas de produção, para gerar benefícios em escala e a setores diversos, estimulando o desenvolvimento local. “Em resumo, avaliamos diretrizes de práticas sustentáveis que atendem, ao mesmo tempo, três linhas de base: a economia, o meio-ambiente e a igualdade social”, finaliza.

Para mais informações, entre em contato nos telefones (34) 3219.6533 ou 3230.5240 ou via e-mail: sindmob@regionalfiemg.com.br.


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Sesi Gravatás é selecionado para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016


O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 anunciou nesta terça-feira (24) as instalações selecionadas no Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos e Uberlândia teve dois locais selecionados: Arena Multiuso Tancredo Neves (Sabiazinho) e o Sesi Gravatás.

Ao todo, foram selecionadas 172 instalações em 18 estados diferentes, que serão apresentadas a todos os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e Comitês Paralímpicos Nacionais (CPNs), através de um guia online, que será lançado durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012.

O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos durou 12 meses e teve etapas e critérios extensivamente divulgados pelo Rio 2016. Seu objetivo foi identificar instalações em todo o país que atendessem aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Esportivas Internacionais. A identificação é uma solicitação do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Paralímpico Internacional ao país-sede dos Jogos.

Fonte: PMU

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Indústria mineira apresenta crescimento


A indústria do Triângulo Mineiro apresentou crescimento na maioria dos dados apurados. O emprego mostrou aumento, bem como as horas trabalhadas na produção, a massa salarial foi maior devido ao pagamento da primeira parcela do 13º salário. A queda no faturamento ocorreu devido à diminuição nas vendas para o mercado interno e externo.  

O faturamento real em novembro caiu 28,91%, ante outubro. Na comparação com o mesmo mês de 2010 o indicador reduziu 5,43%. No acumulado até novembro de 2011 observou-se decréscimo de 11,51% no valor total das vendas, contra igual período do ano anterior. 

As horas trabalhadas na produção expandiram 3,34% no mês de novembro, diante de outubro. Em relação à igual mês do ano anterior, a variável registrou incremento de 16,01% Entre os meses de janeiro e novembro as horas trabalhadas registraram aumento de 5,70%, diante do mesmo período de 2010. 

O emprego mostrou acréscimo de 0,67% em novembro, contra outubro. No confronto com novembro de 2010 o indicador aumentou 10,95%. No acumulado até novembro deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2010, a variável subiu 0,14%.  

A massa salarial teve expansão de 15,39% no mês de novembro, em relação a outubro. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior houve crescimento de 29,75% no indicador. No período de janeiro a novembro de 2011 as remunerações pagas mostraram elevação de 7,86%, diante de igual período do ano passado. 

Em novembro o nível de utilização da capacidade instalada teve uma queda de 6,28 pontos percentuais (p.p.) atingindo 87,61%, contra outubro (93,89%). No confronto com novembro de 2010 (90,75%), observou-se decréscimo de 3,14 p.p. no indicador. No acumulado de janeiro a novembro a utilização da capacidade instalada média foi de 81,25% em 2011, contra os 85,81% registrados no ano anterior.

Sindicatos se mobilizam em prol das vítimas das chuvas


No último sábado dia 21, o SINDIAA – Sindicato das Indústrias de Alimentação de Araguari e o SINDVEST – Sindicato das Indústrias do Vestuário de Araguari, participaram  da campanha promovida pela Fiemg Regional Vale do Paranaíba, visando ajudar as vítimas dos prejuízos provocados pelas chuvas que castigaram Minas Gerais. Os Sindicatos se mobilizaram no sentido de sensibilizar e solicitar donativos, ação esta desenvolvida na matriz do Supermercado União.

As unidades SESI/SENAI e o escritório da Fiemg Regional em Araguari, também estão recebendo  as contribuições. A mobilização conta com o apoio do Sindicato das Empresas de Transporte e Carga no Estado de Minas Gerais (SETCEMG), que irá distribuir os donativos arrecadados pelo Sistema Fiemg.


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Arrastão Contra a Enchente busca ajudar desabrigados





Entidades se unem em prol dos afetados pelas fortes chuvas em 
Minas Gerais


Por causa da chuva Minas Gerais tem 185 municípios em estado de emergência e cerca de 3,2 milhões de pessoas foram afetadas de acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira (17) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Os dados consideram municípios que enfrentam problemas decorrentes de temporais desde outubro, início do período chuvoso.


Em Minas, 247 municípios foram afetados de alguma forma pela chuva. Cerca de 58 mil pessoas ficaram desalojadas e mais quase seis mil estão desabrigadas. Ainda segunda a Defesa Civil, três pessoas estão desaparecidas e 17 morreram por causa da chuva no estado. Desde outubro, 819 casas e 376 pontes ficaram destruídas.


Cientes dos dramas enfrentados pelas famílias mineiras, entidades de Uberlândia e Araguari se uniram para arrecadar doações. A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, idealizadora do projeto, junto aos Sindicatos Patronais, Sesi, Senai, com apoio do Comitê de Sustentabilidade, organizaram-se e criaram a campanha Arrastão Contra a Enchente.  “Fomos tocados com as tragédias destas famílias e não vamos ficar de braços cruzados. A campanha Arrastão Contra a Enchente é mais uma, das várias ações desenvolvidas pela Fiemg e entidades parceiras de contribuir para uma sociedade mais justa. Nosso objetivo é levar um pouco de esperança aos que sofreram com os fortes temporais deste verão”, ilustra Pedro Lacerda, presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba.


Como ajudar
O Arrastão Contra a Enchente vai receber doações de roupas, calçados, colchões e alimentos não perecíveis. Para doar, o interessado deve se dirigir aos seguintes pontos de coleta:


Em Uberlândia
- Sesi Senai Uberlândia – Rua Ernesto Vicentini, 245
- Sesi Gravatás – Rua Nova Ponte, 500
- Fiemg Regional Vale do Paranaíba – Av. Governador Rondon Pacheco, 2100


Em Araguari
- Fiemg Regional Vale do Paranaíba – Av. Coronel Teolino Pereira de Araújo, 711
- Sesi Senai – Rua Manuel Assis Pereira, 140


Caso ache interessante contribuir com uma quantia em dinheiro, o Banco do Brasil disponibilizou uma conta para arrecadação. Os dados para depósito são: Agência – 1229-7 / Conta Corrente – 64.529.


Mais informações pelo telefone (34) 3230.5200. 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Saiba tudo sobre as tendências da moda inverno


Várias cidades de Minas Gerais estão recebendo a palestra “Sinais e Inspirações – Inverno 2012”, promovida pelo Senai e ministrada pela Alba Lima, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu), entidade ligada à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, e Uberlândia não podia ficar de fora.


Em janeiro, Alba Lima se apresenta na cidade de Montes Claros no dia 26 de janeiro, já em fevereiro irá palestrar no dia 1º em Governador Valadares e dia 8 em Juiz de Fora. Depois a presidente do Sindivestu retorna ao Triângulo Mineiro para ministrar a palestra na cidade de Uberlândia, marcada para o dia 15 de fevereiro, às 18h30, na Fiemg – Av. Governador Rondon Pacheco, 2100. 


Interessados em conhecer as tendências da moda na estação mais fria do ano devem confirmar presença pelo telefone (34) 3236.7363 ou pelo e-mail sindivestu@sindivestu.ind.br. 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fapemig lança edital para beneficiar Nits


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) acaba de lançar o edital “Apoio à Criação e/ou Manutenção de Núcleo de Inovação Tecnológica”. O objetivo é financiar a criação, estruturação, manutenção e capacitação das equipes dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de Minas Gerais. Ao todo, serão destinados R$1,5 milhão às propostas aprovadas. O edital faz parte do Programa Estruturador Rede de Inovação Tecnológica (RIT), coordenado pela Sectes. A iniciativa é parte integrante do Sistema Mineiro de Inovação (Simi).

Os NITs são responsáveis por orientar, assessorar, apoiar e gerir atividades direcionadas ao processo de inovação, como proteção intelectual e transferência de tecnologia. As propostas devem ser elaboradas com base em alguns requisitos, que variam de acordo com o objetivo (criação ou manutenção dos Núcleos, por exemplo). Esses requisitos estão descritos no edital. 

O prazo para envio das propostas é até 10 de maio. Elas devem ser submetidas eletronicamente, por meio do sistema AgilFAP (http://agilfap.fapemig.br). Outras informações podem ser obtidas com a Central de Informações da Fapemig, pelo e-mail ci@fapemig.brci@fapemig.br.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Minas solidária

O Banco do Brasil abriu uma conta para receber doações em solidariedade às vítimas da chuva em Minas Gerais. Serão aceitas contribuições de qualquer valor. A Fiemg Regional Vale do Paranaíba apoia esta causa.

Dados para depósito:
Agência: 1229-7
Conta Corrente: 64.529-x

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Comece o ano investindo em você


Senai Uberlândia oferece vários cursos de qualificação

O ano de 2012 já começou e chegou à hora de se reciclar ou começar um curso novo. O Senai Uberlândia oferece diversos cursos de qualificação para a comunidade. Para quem tem interesse na área de higienização alimentar pode se inscrever no curso Responsável por Serviços de Alimentação – RDC 216 – Anvisa. Os alunos irão aprender tudo sobre contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, manipulação dos alimentos e boas práticas.

As aulas começam no próximo dia 23 e terminam em 3 de fevereiro. Para se inscrever, o aluno deve se dirigir até o dia 16 de janeiro a unidade do Senai Uberlândia – Rua Ernesto Vicentinni, 245 – Roosevelt, terá de investir o valor de R$ 120,00, que pode ser parcelado em duas vezes, caso seja industriário ou sindicalista ganhará 10% de desconto, e apresentar RG e CPF. 

Para outras informações (34) 3228.5200.

Senai abre inscrições para o curso gratuito de desenhista de moda


Para quem sonha em ser um estilista de sucesso e conquistar glamour e muitos flashs esta é a oportunidade de começar a carreira. O Senai Uberlândia acaba de abrir 15 vagas para o curso gratuito de desenhista de moda. “A proposta do curso é preparar profissionais para desenvolver desenhos de moda e modelagem em tecido plano, trabalhando sob supervisão técnica, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde”, explica a supervisora técnica do Senai Uberlândia, Aurea Vechi.

A previsão para o início das aulas é no dia 6 de fevereiro e término em 10 de abril. O curso será ministrado de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Para se inscrever é necessário possuir a antiga 4ª série primária e se dirigir a sede do Senai Uberlândia, Rua Ernesto Vicentini, 245 – Roosevelt, munido dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Endereço, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento, Comprovante de Escolaridade e Certificado de Reservista (para os homens).

As inscrições vão até 30 de janeiro. Mais informações (34) 3228.5200.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Moda Calçados Uberlândia está de volta


Sindicalçados realiza segunda edição do evento


De 30 de janeiro a 2 de fevereiro, no Center Convention, acontece a segunda edição do Moda Calçados Uberlândia – Feira & Negócios 2012. Realizada pelo Sindicato da Indústria de Calçados de Uberlândia, entidade ligada à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, a feira apresenta a Coleção Outono/Inverno 2012.

O Moda Calçados Uberlândia foi idealizado no ano passado e é destinada a pessoas direta ou indiretamente ligadas com a produção e comércio da indústria calçadista, como: acadêmicos, técnicos e profissionais (designer e compradores lojistas). O evento acontece em duas etapas: a primeira apresenta a Coleção Outono/Inverno e a segunda, a Coleção Primavera/Verão. A edição 2011 atendeu a demanda e recebeu 89 marcas nacionais e regionais com 53 stands de expositores de produtos e serviços. 

A participação de visitantes e lojistas foi expressiva, alcançou o número de 1300 pessoas durante os três dias de evento com geração de negócios da ordem de 187 mil pares de sapatos negociados. “Em 2012, a expectativa é que tenha crescimento no número de visitantes, cerca de 3.500 pessoas, e também nas vendas, em torno de 250 mil pares de calçados negociados. A proposta para a Feira é alocar 105 expositores de marcas e produtos ligados ao setor calçadista do Brasil. O crescimento estrutural e institucional da primeira edição para segunda é da ordem de 100% em todos os quesitos”, explica César Cunha, presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Uberlândia.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Fiemg Informa

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba comunica a mudança de endereço da Delegacia Fiscal de Uberlândia. A entidade agora se encontra na Praça Tubal Vilela, 165 - 9º andar (prédio sede da Superintendência Regional da Fazenda/Uberlândia).

Telefone para contato: (34) 3292.8691.

Atletas SESI Uberlândia na Seleção Brasileira de Voleibol


As atletas Bruna Caixeta Costa e Joice Elias da Silva, ambas de 14 anos, da equipe de Voleibol Feminino SESI Uberlândia foram convocadas para a Seleção Brasileira Infanto-Juvenil para serem avaliadas no período de 26 a 29 de janeiro, no Centro de Desenvolvimento em Saquarema (RJ), local onde todas as categorias da Seleção Brasileira treinam durante todo ano.

Caso sejam aprovadas na avaliação, as atletas poderão ser convocadas para o plantel da Seleção Brasileira Infanto-Juvenil. “Apesar de o nível ser bastante alto, tenho convicção que nossas jogadoras têm totais condições de serem escolhidas para o elenco da seleção brasileira”, explica Lindemberg Souza, técnico de Voleibol do Sesi Uberlândia.

Para a levantadora de 1,79 m, Bruna, o técnico não está errado. “Conheço várias meninas que foram convocadas. São todas ótimas. Mas, já que cheguei até aqui quero conquistar essa vaga. Estou confiante”, afirma. 

Apesar de seus 1,81 m, de jogar em duas posições (ponta e central) e ser um dos destaques do time do Sesi Uberlândia, Joice se mostrou surpresa com a convocação. “Tomei um susto quando me contaram. Agora preciso aproveitar esta chance”, comenta a jogadora.

A apresentação está marcada para o dia 26 de janeiro, ao meio-dia, no ginásio do Aryzão, em Saquarema. As atletas foram convocadas após serem destaques na conquista do Campeonato Mineiro de Voleibol, no final de 2011. 

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

NIT abre vaga para Consultor de Inovação




O ano mal começou e as oportunidades de emprego surgem nos anúncios dos classificados. Para quem tem curso superior, experiência na área de projetos, conhecimento em monitoramento de tecnologias de inovação, bom relacionamento interpessoal, maturidade, pró-atividade e boa comunicação pode se candidatar a vaga de Consultor de Inovação aberta pelo NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica da Fiemg/Cintap. 

O profissional selecionado irá prestar consultorias a fim de orientar a empresa sobre a melhor forma de elaborar propostas e projetos nas mais diversas áreas. Também é dever do profissional elaborar e realizar leitura crítica dos projetos elaborados pelas empresas com o foco na melhoria e implantação do processo de inovação e ainda, monitorar as diversas formas de captação de recursos em vigência.

Os currículos devem ser enviados até o dia 10 de janeiro para o seguinte e-mail: nit03@cintap.com.br.

Exigências
Superior Completo
Informática – Aplicações de escritório (Microsoft PowerPoint, Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft Outlook)
Disponibilidade para viajar e participar de eventos

O que a vaga oferece?
Bolsa: R$ 1.521,30 (mensal)
Tipo contrato: Bolsista FAPEMIG
Jornada: Período integral

Estabelecimento Industrial em Fase de Instalação


Presidente da Fiemg Regional pode ser o vice de Gilmar Machado nas eleições municipais em Uberlândia



A disputa pela cadeira de Odelmo Leão na Prefeitura de Uberlândia começou. A situação já apresentou seu candidato que será Luiz Humberto Carneiro (PSDB). Outros nomes confirmados são de Liza Prado (PSB) e Fernando Morais (PV). O Partido dos Trabalhadores ainda não confirmou o nome de Gilmar Machado, que na boca de urna se mostra um forte candidato a sucessor de Leão.

O anúncio oficial da candidatura de Gilmar Machado, pelo PT, deve acontecer em breve. Pelas declarações do deputado em recente entrevista na mídia local, dois nomes disputam a vaga de vice. Tratam-se do ex-deputado federal Luiz Alberto Rodrigues (PMDB) e do atual presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda (PPS). “Primeiramente pensamos em um empresário. Mas, o Lacerda está na plataforma de lançamento e é uma alternativa”, disse o pré-candidato a prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado. 

Fiemg e sindicatos patronais homenageiam Odorico Pereira


O Sindicato das Indústrias de Alimentação de Araguari (Sindiaa),  juntamente com a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, realizou  um encontro com os presidentes dos sindicatos patronais  para homenagear o ex presidente do Sindiaa, Odorico Pereira de Araújo.

Na oportunidade os presentes destacaram o trabalho de Odorico a frente do sindicato, promovendo encontros, missões empresariais e diversas atividades que elevaram o valor do Sindiaa. Além do seu desempenho como vice presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba.

De acordo com o Odorico Pereira, o evento que aconteceu ao som da cantora araguarina Lucinha, foi marcado por muita emoção. “Foi um momento muito especial, deu para se emocionar e rir muito com a presença do ator Thiago Scalia, além da bela música claro. Fiquei lisojeado”, conta.

O presidente da Fiemg, Pedro Lacerda entregou a Odorico uma placa em agradecimento aos serviços prestados. Quem também foi presenteada foi a esposa do ex presidente, Rosânia Araújo que recebeu das mãos da primeira-dama do Sindiaa, Claudia Brandão da Cunha, um buquê de flores, também pelo seu trabalho na Fiemg.

“O trabalho que o companheiro, amigo  ex-presidente Odorico realizou ficará para sempre em nossas memórias e na vida do Sindiaa, pelos inúmeros benefícios e melhorias para a classe empresarial, bem como para toda a comunidade araguarina”, reforçou o presidente atual do Sindiaa, Mauro da Cunha.


Sobre o ex-presidente
Odorico Pereira esteve a frente do Sindiaa por 12 anos, além de durante 9 anos ser também vice-presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba e agora está se mudando para Belo Horizonte, onde fará parte do Comitê da Bacia Hidrográfica. 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Indústria pode se fortalecer neste ano


Com dificuldades em 2011, setor prevê melhorias após segundo semestre. Presidente da Fiemg Regional VP analisa perspectivas para 2012

 O ano de 2011 chega ao fim. E foi apenas no último mês de 2011 que o Índice de Confiança na Indústria (ICI) conseguiu alta, subiu 1,1%, em relação a novembro, de acordo com pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esta foi a única elevação do indicador em 2011. Na comparação com dezembro de 2010, o ICI tem queda acumulada de 10,8%. O ICI não mostrava resultados positivos desdedezembro do ano passado, quando teve alta de 1,6%, o que conforta um pouco o setor industrial. Mas, apesar da variação positiva no mês, o índice ficou em 101,8 pontos, um resultado ainda inferior à média histórica desde 2003, de 103,9 pontos.
De forma geral, os principais indicadores da indústria mostram que este foi um ano difícil para o setor. Em Minas Gerais, a situação não foi diferente. A indústria mineira perdeu sete posições no ranking de crescimento da produção física industrial brasileira e despencou de segundo lugar, em 2010, para a nona posição em 2011. É o que apresentou o estudo realizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Para a entidade, a estimativa é que a produção física de Minas termine o ano com acréscimo de apenas 0,1%, já a projeção para 2012 aponta avanço de 1%. “Não foi um ano fácil para a maioria das empresas, poucos setores foram bem, na realidade somente a cadeia produtiva da construção civil lucrou este ano. Os demais setores tiveram diversas dificuldades, como falta de mão de obra qualificada, juros exorbitantes, carga tributária crescente e legislação mais onerosa”, avalia Pedro Lacerda, presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba. Ainda de acordo com Lacerda, tanto o setor quanto o país podem sofrer aindamais, caso algumas medidas não sejam tomadas. “O Brasil pode perder obonde da história se as reformas estruturantes não forem votadas no Congresso. Falta de cobrança aos três poderes não é, pois já estamos roucos de tanto falar”, afirma.

Nem tudo são pedras
Para o presidente Lacerda, o ano de 2012 começa frio economicamente devido à crise na Europa. Porém, por ser ano de eleições pode esquentar a economia a partir do segundo trimestre (abril em diante). “A partir daí teremos algo positivo na média anual. O reajuste do salário mínimo vai injetar R$ 47 bilhões na economia brasileira e isso pode manter o nível atual do PIB, que esperamos que feche 2012 em torno de 3,5%”, prevê.

Triângulo aquecido
Os mineiros do Triângulo “mexem os pauzinhos” para impulsionar o mercado regional. Recentemente foi inaugurada uma unidade da montadora chinesa JAC Motors, a primeira concessionária da região, em Uberaba. E para potencializar ainda mais o pólo logístico de Uberlândia, duas montadoras estudam novas unidades na cidade, a Volkswagen e a norte-americana Chrysler, mas somente a Volks já está em entendimento com o governo de Minas.