Os estudantes
do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), participantes do Projeto
Sócrates 2014 em conjunto com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) conheceram de 22 a
25 de janeiro indústrias e empresas de Uberlândia objetivando o aprendizado e
avaliação dos meios de produção local.
Nas ocasiões
foram agendadas, através do IEL, da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, visitas
nas empresas: Politriz, Sankhya, Grupo Algar, Martins, Uberlândia Refrescos e
UFU, respectivamente.
De acordo com
Cezar Cavallare, coordenador do Projeto Sócrates 2014, o grupo de estudantes
aproveitou bem as visitas e pode conhecer um pouco sobre o trabalho
desenvolvido em Minas, no Triângulo. “Percebemos uma grande aceitação em novos
talentos. Fomos muito bem recepcionados e com relação ao diferencial, encontramos
em Uberlândia o acolhimento de estagiários e trainees nas empresas, o que é
extremamente positivo”, declarou Cavallare.
O que é o projeto?
Baseado no
“Mito da Caverna” de Platão, que relata um diálogo entre Sócrates e Glauco, em
que o primeiro descreve uma situação em que um grupo de pessoas estaria vivendo
acorrentado em uma caverna, com suas faces voltadas para seu fundo, sem que
pudessem observar o que ocorria do lado de fora. Dessa forma, tais pessoas,
tomariam as sombras dos objetos e pessoas projetadas ao fundo da caverna como
sendo a verdade. Somente no momento em que um dos indivíduos do grupo tivesse a
oportunidade de sair de lá, conhecendo o que de fato eram as sombras
projetadas, é que se poderia alterar a percepção sobre o conhecimento que até
então detinham.
Fazendo uma
analogia com a sala de aula e o data-show, este projeto tem o intuito de levar
jovens universitários a saírem das salas de aula (cavernas) para conhecer, por
meio de visitas técnicas, a realidade de empresas que sejam referencia em seus
respectivos ramos de atuação, sendo estas tomadas como fontes necessárias de
conhecimento e que permitem uma melhor compreensão da realidade. Ao retorno
para a instituição de ensino, o universitário deverá desenvolver e apresentar
um artigo académico baseado nos conhecimentos adquiridos durante o Projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário