Aconteceu, às 14h30, desta quarta-feira (05)
foi anunciado o reajuste no preço da passagem de Transporte Público de
Uberlândia. Em conjunto foi apresentada a Comissão de Acompanhamento do Serviço
Público de Transporte de Passageiros por Ônibus para Uberlândia. O encontro
ocorreu na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de Uberlândia e contou com
a presença da imprensa da cidade.
Alexandre Andrade, secretário de Trânsito e Transporte de Uberlândia anunciou reajuste de 5,5% no passe de Transporte Público, dos atuais R$ 2,70 para R$ 2,85. O aumento em 2014 ficará abaixo da inflação oficial de 2013, que foi de 5,9% (IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e estará no mesmo nível do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que foi de 5,5%, e que mede com mais precisão a variação dos preços para as famílias com renda de um a cinco salários-mínimos e chefiadas por assalariados.
Alexandre Andrade, secretário de Trânsito e Transporte de Uberlândia anunciou reajuste de 5,5% no passe de Transporte Público, dos atuais R$ 2,70 para R$ 2,85. O aumento em 2014 ficará abaixo da inflação oficial de 2013, que foi de 5,9% (IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e estará no mesmo nível do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que foi de 5,5%, e que mede com mais precisão a variação dos preços para as famílias com renda de um a cinco salários-mínimos e chefiadas por assalariados.
Comissão de Acompanhamento do Serviço Público de Transporte de Passageiros por Ônibus para Uberlândia:
I - Um Representante da Secretaria Municipal de Governo;
II - Um Representante da Secretaria Municipal
de Trânsito e Transportes - SETTRAN;
III - Um Representante da Controladoria Geral
do Município – CGM;
IV - Um Representante da Procuradoria Geral do
Município – PGM;
V - Um Representante da Câmara Municipal;
VI - Um Representante das Empresas
Concessionárias de Transporte Urbano de Uberlândia;
VII - Um Representante da AUTRARP - Associação
dos Usuários do Transporte Público em Uberlândia;
VIII – Um Representante da FIEMG – Federação
das Indústrias do Estado de Minas Gerais;
IX - Um Representante da CDL- Câmara de
Dirigentes Lojistas;
X - Um Representante do Sindicato dos
Trabalhadores do Transporte Público;
XI - Um Representante das Associações de Bairro
de Uberlândia;
XII - Um Representante do Movimento por
Acessibilidade;
XIII – Um Representante do Diretório Central
dos Estudantes da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.
Veja mais: http://bit.ly/MtCadm
Posicionamento da FIEMG Regional Vale do Paranaíba:
Posicionamento:
Qualquer aumento no transporte público prejudicará a todos os cidadãos, seja: Empresários (que arcam com o vale-transporte), Comunidade e Estudantes (que terão perda de renda e queda de consumo);
Dados econômicos:
Um acréscimo de 1% representará um custo real de R% 0,03 por passagem (levando em consideração o custo da passagem de R$ 2,70);
Levando em conta duas passagens diárias, o
cidadão terá um acréscimo de R$ 0,06 representando um gasto adicional de R$
1,80 por mês A cada 1% de acréscimo o impacto no salário (considerando o
salário vigente de R$ 724) é de 0,24%;
Os mais prejudicados seriam as classes C, D, e
E (que representam segundo dados do IBGE, 70% da população de Uberlândia) e são
na maioria, os que mais utilizam o meio de transporte.
Alternativas e propostas:
• Informatização do sistema, com uso do cartão magnético, acabando assim com a circulação de dinheiro nos ônibus.
• Para que a
proposta acima funcione, é necessário evoluir na legislação municipal,
reduzindo o custo operacional do Transporte Público.
• Manter a
Taxa CGO – Custo de Gerenciamento Operacional – conforme alíquota da lei que
hoje é de 3% usada para melhorar as condições e investir no SIT – Sistema
Integrado do Transporte Público - em benefício ao usuário.
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