sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sinduscon realiza terceira campanha contra a Dengue

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, realiza a terceira edição da campanha “Mãos à obra contra a Dengue”, porque a luta contra a proliferação do mosquito transmissor não pode parar.
Em todo o Brasil, ações são realizadas e, em Uberlândia, não é diferente. Operários da construção civil e diretores das 76 construtoras da cidade, associadas ao Sinduscon-TAP, podem assistir de graça à palestra “Mãos à obra contra a Dengue”, receber panfletos e DVD sobre o assunto. “As empresas podem solicitar a palestra por telefone mesmo. Um agente habilitado do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai no horário e dia que for mais conveniente”, explicou a gerente administrativo do Sinduscon-TAP, Wanda Hamada.
A ação potencializa, dissemina as informações e dão resultados. “Os operários contribuem para a prevenção com a organização do canteiro de obras, não deixando, por exemplo, latas viradas para cima, sempre que há acúmulo de água, se prontificam em retirar o excesso e levam o que aprendem para dentro de casa”, acrescentou Wanda Hamada.
De acordo com o primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação para o Aedes aegypti (Lira) deste ano, feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em 18,1% dos casos, os focos de infestação foram encontrados nos recipientes que abrigam a água das plantas. A maioria dos focos (95%) foi encontrada em casas. Outros 5% em terrenos baldios. O índice geral de infestação no município, correspondente a 2,9%, manteve-se igual ao mesmo período no ano passado.
O coordenador do Programa de Combate à Dengue do CCZ, José Humberto Arruda, afirmou que o envolvimento do Sinduscon-TAP para controle da Dengue é positivo. “O Sindicato é parceiro na disseminação da informação desde 2006. Quanto mais pessoas envolvidas no combate ao mosquito, melhor. O Sindicato tem voz ativa. Qualquer informação gera o que chamamos de efeito dominó, quando a informação se propaga, chegando até a dona de casa”, disse.
Para solicitar a palestra sobre a Dengue, basta ligar no Sinduscon-TAP: (34) 3236-3163 de 8h às 12h e das 14h às 17h.

Medidas de Combate à Dengue

Não deixar água parada em pneus e latas fora de uso. O ideal é fazer furos para evitar o acúmulo de água ;
Não deixar água acumulada sobre a laje;
Não deixar a água parada nas calhas. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água;
A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente do CCZ para que uma medida eficaz seja tomada.

Mais informações: www.fiemgregionalvp.blogspot.com
Siga a Fiemg Regional VP: www.twitter.com/fiemgregionalvp

Nenhum comentário:

Postar um comentário