terça-feira, 8 de abril de 2014

Começa o Rotas para o Futuro em Uberlândia


A especialista Maria Inez Medeiros vai percorrer o Estado discutindo sobre segurança e saúde no trabalho.

   

A nova temporada do Projeto Rotas para o Futuro começou nesta terça-feira (08), na Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em Uberlândia. O encontro abriu o debate sobre segurança e saúde do trabalho e reuniu especialistas, empresários e trabalhadores. Segundo a advogada e especialista da área, Maria Inez Medeiros, as estatísticas apontam para o crescimento do número de acidentes no País. A única forma para diminuir riscos e ocorrências é a prevenção. “Com os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, as perdas são coletivas. Perdem o empregado e seus dependentes, a empresa, o governo e a sociedade”, enfatiza.
Segundo ela, a lei é complexa e radical em determinadas questões. A indústria deve estar atenta à extensa legislação sob pena de arcar com altos custos financeiros e sociais. “A empresa é punida severamente com multas, ocorrências de responsabilidade penal, e por infração às normas da CLT. Pode pagar desde multas e pensões, indenizações, e possíveis consequências de danos morais”, pontua.
Com a implantação do e-Social, as empresas passarão a informar também dados de segurança e saúde ocupacional. “Esse é um tempo de maturação para todos e estamos aguardando maiores esclarecimentos. Mas o e-Social é uma forma de fiscalização das obrigações em tempo real e as empresas terão que arcar com o ônus da informação”, diz.
Para o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, o objetivo do evento é orientar as lideranças das empresas para que haja redução dos riscos inerentes ao trabalho. “Esse é um tema crítico para a indústria, que precisa continuar investindo em gestão de pessoas. Acredito que o trabalho deve passar pela conscientização da indústria e de seus colaboradores”, diz.
“O ciclo de palestras vai beneficiar todo o Estado. Precisamos de pessoas que estejam bem, em um ambiente adequado, para que o trabalho seja produtivo”, diz a representante do Sebrae na região, Luisa Vidigal.
Indústria – Para o empresário Daniel de Souza Moura, proprietário da D’K022 Confecções, do setor do vestuário, o tema é importante para atualização. “O assunto é bastante complexo e a legislação muito ampla. Tenho 26 empregados e o tema faz parte do planejamento da minha empresa”, diz.   
O engenheiro de segurança do trabalho da Bioenergética Arueira Rogério Cardoso Lopes participou do evento. Para ele, prevenção deve estar na cultura da empresa. Com 750 empregados na indústria e no campo, a preocupação com saúde e bem estar é constante. “Boas condições de trabalho garantem produtividade”, diz.
Cartilhas – A Fiemg lançou inicialmente três cartilhas voltadas para industriários, como instrumentos de estímulo à produtividade, revisão e modernização de processos produtivos por meio da inovação e do desenvolvimento tecnológico. A primeira aborda noções básicas de segurança e saúde no trabalho. As outras duas são para os setores de alimentação e de calçados.
Elas contém informações essenciais para o desenvolvimento de programas eficazes na área de saúde e segurança do trabalho, abordando projetos do Sesi e do Senai. “O investimento no setor vai se reverter em ganhos para a indústria em forma de produtividade”, reforçou Lacerda.
O Rotas para o Futuro está em sua 4ª edição e é uma parceria da Fiemg-Sesi, Sebrae, com o apoio da VB Comunicação. O evento será realizado em todas as regionais da Fiemg, totalizando 14 cidades mineiras. Uberaba e Ituiutaba são os próximos municípios a debater o tema.


Acesse as fotos: http://bit.ly/OzVINQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário