No ano em que o Dia V comemora 10 anos de existência, a iniciativa da Fiemg, que sempre aconteceu em dezembro, agora será realizada no último domingo (29) de agosto. Os benefícios trazidos pela alteração da data são muitos. Quem explica é a coordenadora do núcleo de responsabilidade social da Fiemg, Marisa Resende.
“Ao contrário do mês de dezembro, em agosto as empresas estão em ritmo normal de produção e as escolas estão em pleno funcionamento. Além disso, as chuvas são intensas no fim do ano e acabam por dificultar a mobilização das pessoas e a execução de algumas ações. Com todas essas condições a favor, esperamos mobilizar ainda mais empresas, escolas, poder público e a sociedade para a prática do voluntariado”, conclui Marisa.
Para Particiapar
As pessoas devem criar um comitê na sua comunidade para que possam organizar ações voluntárias antes, durante e depois do Dia V. Esse comitê deve conhecer as necessidades da comunidade, planejar e realizar ações que possam se tornar permanentes, estabelecer parcerias e acompanhar os resultados. Após essa criação, o comitê deve definir 8 jeitos de mudar o mundo e organize alguma ação que possa favorecê-los e para finalizar, o comitê com as ações devem ser inscritas no Dia V. Para os interessados, existem mais informações pelo site www.fiemg.com.br/diav.
Dez anos
A iniciativa criada pela Fiemg em 2001 tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade, setor privado, poder público e organizações para a importância do voluntariado. Até 2009, o dia V acontecia sempre no último domingo de dezembro. Outro objetivo da mobilização maciça é sensibilizar as pessoas e as organizações para a realização de ações ao longo de todo o ano e não só em uma data. Não é a toa que o lema do Dia V é “Todo dia é dia de ser voluntário”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário