quinta-feira, 17 de março de 2011

ECO Instituto e Fiemg apoiam IV Semana de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos

Atividades do dia 24 de março acontecem na Fiemg

O Eco Instituto e a Fiemg Regional Vale do Paranaíba participam da IV Semana de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos realizada pela Câmara Municipal de Uberlândia, Secretaria de Meio Ambiente e Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (DMAE), com o apoio de diversas empresas, entidades de classe, lideranças comunitárias, Comitês de Bacias Hidrográficas e Organizações Não Governamentais (ONGs). O evento acontece de 21 a 25 de março com atividades no Plenário Homero Santos, na Câmara Municipal.

Durante os cinco dias de evento serão realizadas diversas atividades com o objetivo de alertar a população sobre o uso consciente da água, sobre o nosso bioma e seus recursos hídricos, potencialidades turísticas, irrigação consciente e enchentes. Estão programadas palestras, debates, oficinas de capacitação, visitas, além de exposições de trabalhos. Além da programação no Plenário da Câmara também serão realizadas atividades na Fiemg, no Centro de Controle de Zoonoses, Estação de Tratamento de Água - Bom Jardim, Estação de Tratamento de Efluentes – Souza Cruz, entre outros.

Segundo a gerente de projetos do Eco Instituto, Daniela Dias, o principal destaque do evento é a forma como ele é concebido. “O evento é planejado e organizado por representantes de diversos setores e segmentos da sociedade que dão sua contribuição, convergindo opiniões e conceitos, por vezes antagônicos, em favor de uma mobilização social legítima, democrática e concreta. Esta é a quarta edição do evento que a cada ano alcança maiores e melhores resultados”, afirma Daniela Dias.

No dia 24 de março todas as atividades acontecerão na Regional Vale do Paranaíba. Os interessados devem confirmar presença pelo telefone (34) 3230-5200 ou pelo email apoio@cintap.com.br.

Programação

(24.03)

Manhã

- 08h15: Abertura Oficial

- 08h30: Fiscalização dos Recursos Hídricos: Proteção, Poluição e Pesca com o Palestrante da Polícia Ambiental, Sargento Abraão Eleotério.

- 09h30: Boas Práticas de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos com o Gerente Executivo Florestal da Empresa Duratex, Senhor Heuzer Saraiva Guimarães.

- 10h30: Debate com o Mediador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

- 11h: Encerramento do período da manhã.

Tarde

- 14h30: Resultados de Boas Práticas de Preservação e Conservação de Recursos Hídricos nas Empresas, com o Representante da Empresa Souza Cruz, Senhor Edson Eraldo Dorigon e Representante da Empresa Uberlândia Refrescos, Senhor Adão Silva Filho.

- 15h30: Disponibilidade e Demanda de Água na Bacia do Rio Uberabinha com o Professor Claudio Antônio de Mauro, da Universidade Federal de Uberlândia.

- 16h30: Debate com o Mediador Professor Neivaldo Lima Virgilio

- 17h: Encerramento período da tarde.

Noite

- 19h: Aquicultura: Estudo de Caso - Produção de Camarão de Água Doce com a Professora Aldeíde Borges, da Universidade Federal de Uberlândia.

- 20h10: Recursos Hídricos e Psicultura com o Professor Noé Ribeiro da Silva, da Universidade Federal de Uberlândia

- 21h: Debate com o mediador e fotógrafo Marlúcio Ferreira

- 21h20 - Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário