quinta-feira, 6 de maio de 2010

Fiemg

Cia de Dança Sesiminas volta à Uberlândia

A Cia de Dança Sesiminas volta à Uberlândia, no dia 20 deste mês, para participar mais uma vez do Circuito Double – Mostra de Música. A coreógrafa Cristina Helena e o coordenador artístico Márcio Melo trazem para Uberlândia o espetáculo “Construção” que recria a atividade cotidiana da construção civil, criando uma crônica com a construção democrática da nação. O espetáculo foi inspirado na música “Construção” de Chico Buarque e os bailarinos atuam num confronto agradável do balé clássico com a música popular brasileira.
A apresentação faz parte das comemorações de 20 anos de existência da Cia de Dança Sesiminas. “Revisões técnicas da dança clássica e conteúdo de vanguarda abraçam os quadros interpretados pelos bailarinos da Cia de Dança Sesiminas. A leitura literária e poética marca, irreverentemente, este contexto sugerido pela época, agora transformada em palavra e gestual e coreografada neste espetáculo”, disse a coreógrafa Cristina Helena.

Cia de Dança Sesiminas
A Cia de Dança Sesiminas foi fundada em 1990, quando foi inaugurado o Centro de Cultura Nansen Araújo, compondo-se de um grupo de jovens bailarinos brasileiros de formação clássica sob a direção da coreógrafa Cristina Helena. A companhia, então adotada pelo Sistema Fiemg, passou a traçar um perfil inédito no país, seguindo a tendência dos “Balés Jovens” europeus. Através de um trabalho de pesquisa, a companhia resgatou o que de mais precioso há no repertório clássico acadêmico, refletindo através do alto nível artístico, técnico e cultural da melhor safra de seus jovens talentos, um trabalho de primeiro mundo.
O principal objetivo da Cia seria o compromisso educativo público e a formação profissional dos elementos selecionados para tal, levando a tradicional arte do balé aos espectadores, independente da classe social, e a lugares que desconheciam tais obras. Seu calendário de compromissos de apresentações supera em muito o ritmo das grandes Cias estatais do país, e ainda consegue implantar seu estilo artístico em locais esquecidos pela cultura nacional. A Cia espelha um perfil único e é hoje uma das mais importantes matrizes dos artistas da dança, unindo a experiência de conceituados maitres internacionais, estrelas do balé e coreógrafos aos parceiros artistas, patrocinadores e ao Sistema Fiemg.
Proporciona ao público brasileiro da classe operária, estudantil e comunidade oportunidades de se enriquecer com o que há de mais belo e histórico do movimento bailado, é um veículo artístico, tanto para plateias de elites, bem como para o público carente de informação cultural, através de suas apresentações, em canteiros de obras, centros esportivos e de lazer, creches, escolas e sindicatos. Entre as peças interpretadas pela companhia destacam-se: “Dom Quixote”, “Giselle”, “Bela Adormecida”, “O Lago dos Cisnes”, “O Corsário”, “Paquita”, “Staccato”, entre outros.

Ficha Técnica
Coreografia: Construção
Música: Construção (Chico Buarque)
Coreógrafa: Cristina Rios Elias de Faria (Cristina Helena)
Coordenador artístico e técnico: Márcio Melo
Bailarinos: 32
Duração: 40 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário