terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mídias Sociais: Inovações e armadilhas

Consultor do Sebrae MG mostrou as vantagens e desvantagens da tecnologia

Bem humorado, o consultor do Sebrae-MG e especialista em Mídias Sociais, Flávio Rosário, começou a palestra na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba posando para uma foto. “Essa vai para o Orkut”, afirmou olhando para câmera e intimando todos a fazerem com as mãos o símbolo “Paz e Amor”.

Flávio mostrou o quanto a tecnologia evoluiu e quando a pessoa ou a empresa se nega a seguir essa tendência acaba ficando para trás e acima de tudo perdendo o mercado para quem está atualizado. “Antigamente, o inseticida Flit era o único produto que estava em 100% dos lares, mas um dia se recusou a evoluir, mudando sua embalagem, para tornar mais prático. No primeiro ano o produto perdeu 40% dos seus clientes e em três anos ele sumiu por completo”, exemplificou o consultor.

Seguindo o papo sobre evolução e inovação, Rosário demonstrou várias vezes durante a palestra a força das mídias sociais. Segundo ele, ser influente nas mídias sociais pode além de dar algumas vantagens, deixar a pessoa mais rica. “Ao perceber o potencial de uma pessoa na internet, as empresas logo aproveitam para contratá-las para algum serviço de marketing, ou como uma conhecida que é muito influente no Twitter, falou de um serviço mal feito de uma TV a cabo e em menos de 5h o gerente estava na porta da casa dela para arrumar tudo e pediu para que ela falasse bem da empresa na pagina da web. Imagina o no motim que ela não promoveu para que a empresa agisse tão prontamente”, conta.

Durante toda a palestra o consultor enfatizou a influência que as mídias sociais exercem hoje. Usuário assíduo das Mídias Sociais, o jornalista Rafael Ferreira achou a palestra interessante. “De maneira prática, Flávio Rosário, conseguiu ilustrar o universo das mídias sociais e as principais ferramentas utilizadas na web. Acredito que a forma que ele trabalhou o conteúdo durante a palestra faça as pessoas terem uma percepção maior do que é a Internet e a responsabilidade que se tem ao trabalhar com informação”, diz.

A palestra foi mais uma atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pela Universidade Federal de Uberlândia em parceria com a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, o Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba – CINTAP, Eco Instituto Inderc, Sesi e Senai.

Confira as fotos no Flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/bbZv5R

Nenhum comentário:

Postar um comentário