quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Alunos do Projeto Sócrates conhecem empresas de Uberlândia através do IEL





Os estudantes do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), participantes do Projeto Sócrates 2014 em conjunto com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) conheceram de 22 a 25 de janeiro indústrias e empresas de Uberlândia objetivando o aprendizado e avaliação dos meios de produção local.

Nas ocasiões foram agendadas, através do IEL, da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, visitas nas empresas: Politriz, Sankhya, Grupo Algar, Martins, Uberlândia Refrescos e UFU, respectivamente.

De acordo com Cezar Cavallare, coordenador do Projeto Sócrates 2014, o grupo de estudantes aproveitou bem as visitas e pode conhecer um pouco sobre o trabalho desenvolvido em Minas, no Triângulo. “Percebemos uma grande aceitação em novos talentos. Fomos muito bem recepcionados e com relação ao diferencial, encontramos em Uberlândia o acolhimento de estagiários e trainees nas empresas, o que é extremamente positivo”, declarou Cavallare.

O que é o projeto?

Baseado no “Mito da Caverna” de Platão, que relata um diálogo entre Sócrates e Glauco, em que o primeiro descreve uma situação em que um grupo de pessoas estaria vivendo acorrentado em uma caverna, com suas faces voltadas para seu fundo, sem que pudessem observar o que ocorria do lado de fora. Dessa forma, tais pessoas, tomariam as sombras dos objetos e pessoas projetadas ao fundo da caverna como sendo a verdade. Somente no momento em que um dos indivíduos do grupo tivesse a oportunidade de sair de lá, conhecendo o que de fato eram as sombras projetadas, é que se poderia alterar a percepção sobre o conhecimento que até então detinham.

Fazendo uma analogia com a sala de aula e o data-show, este projeto tem o intuito de levar jovens universitários a saírem das salas de aula (cavernas) para conhecer, por meio de visitas técnicas, a realidade de empresas que sejam referencia em seus respectivos ramos de atuação, sendo estas tomadas como fontes necessárias de conhecimento e que permitem uma melhor compreensão da realidade. Ao retorno para a instituição de ensino, o universitário deverá desenvolver e apresentar um artigo académico baseado nos conhecimentos adquiridos durante o Projeto.


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