terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Discurso do Presidente da Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda na inauguração da nova unidade do SENAI



Incialmente, quero desejar a todos um bom dia... Dia que, tenho certeza, irá se constituir num marco para os trabalhadores de Uberlândia e região.

Senhoras e senhores...

Exatamente no dia 24 de abril de 2012, muitas das pessoas presentes, aqui neste ato, estiveram reunidas no auditório da Prefeitura de Uberlândia, durante a assinatura do convênio entre o Sistema FIEMG através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Prefeitura de Uberlândia e a Central Geral do Dízimo – CGD/Pró-Vida, que se uniram em parceria para a construção e funcionamento de uma nova unidade do SENAI em Uberlândia e,  olha, é uma unidade de primeira linha, digna da marca SENAI.

Então, eis aqui agora, diante de todos nós, a materialização do projeto apresentado naquela data: a nova unidade do SENAI está pronta para funcionar.

Este novo patrimônio educacional de Uberlândia e região está erguido nesta área de 20 mil metros quadrados, doada pela Prefeitura de Uberlândia. Em uma obra de aproximadamente de 4 mil metros quadrados, construída e equipada pela CGD – Pró Vida e que caberá, de agora em diante, ao Sistema FIEMG, por meio do SENAI a responsabilidade pela gestão pedagógica e administrativa.

E se Deus quiser, e Ele quer com certeza, num futuro prócimo, o SENAI possa ampliar estas instalações para beneficiar ainda mais pessoas nesta obra magnífica.

Senhoras e Senhores,

Estamos diante de um novo centro profissionalizante do SENAI para qualificação de trabalhadores nas áreas Automotiva, Eletroeletrônica, Informática e Metalmecânica, que surge para ajudar a suprir a grande demanda por qualificação profissional.

Hoje, neste dia 15 de fevereiro de 2014, data oficial da inauguração desta unidade do SENAI, volto a lembrar daquele 24 de abril de 2012, durante o momento em que me foi dada a palavra. Eu disse que naquela solenidade estava sendo plantada uma semente que daria frutos eternamente, e fiz referência aos frutos da educação e do conhecimento, que uma vez transmitidos e assimilados passam de geração a geração.

Muito bem, se naquele dia foi plantada a semente, que foi a assinatura do convênio; hoje estamos vendo a árvore que é esta obra grandiosa; e em breve, a partir do momento em que desta escola começarem a sair mais e mais pessoas qualificadas para o mercado de trabalho, então teremos os frutos.

E é justamente aí, que está a grande missão do SENAI: promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da Indústria brasileira, ou seja, é uma instituição que dissemina o conhecimento, qualificando profissionais nas mais diversas áreas. E trabalhadores qualificados significam mais dignidade e renda para as famílias brasileiras e mais desenvolvimento sustentável para o nosso país.

Além disso, a estruturação desta unidade do SENAI cumpre uma das principais diretrizes que movem a Pró-Vida, que ao participar da formação de alunos, colabora com a transformação do ser humano, facilitando-lhe a oportunidade de se conhecer e se desenvolver.

Finalizando, gostaria de agradecer em nome da FIEMG Regional Vale do Paranaíba algumas pessoas, cujas participações foram fundamentais para a concretização grandiosa obra.

Agradecer primeiramente a cada trabalhador anônimo que aqui esteve, a cada pessoa, a cada um que dentro de suas possibilidades, seja pequena, seja grande, contribuiu com seu suor, com sua inteligência, com sua participação para que essa obra se materializasse.

Agradecer ao ex-prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, que durante a sua gestão fez a doação desta área em nome do município; e que se não fosse por ele, pelo seu zelo com o trato com a coisa pública, e pela sua visão de futuro, talvez não estivéssemos aqui agora... Obrigado Odelmo, em nome de todos os futuros alunos que daqui sairão capacitados para o mercado de trabalho.

Agradecer aos diretores-conselheiros da CGD/Pró-Vida, senhor Nelson Costa, senhor Petrilho , senhor Ricardo Costa, senhora Alicita, doutor Isac Dias, senhor Flávio Ensina e demais integrantes dessa imensa equipe Pró-Vida. A vocês todos que são grandes responsáveis por essa construção e sua equipagem. Obrigado, Obrigado e Obrigado!

Agradecer a toda Câmara Municipal de Uberlândia, representada aqui na pessoa de seu Presidente, Marcio Nobre, que na época aprovou por unanimidade dos votos a doação desta área; Obrigado a todos os Vereadores.

Agradecer ao atual Prefeito Gilmar Machado também pelo apoio e felicita-lo pelo lema da sua gestão que é “Uberlândia Cidade Educadora”, e o SENAI deve estar inserido nesse lema. E caro Prefeito, esperamos contar ainda com a Prefeitura para nos apoiar, trazendo mais recursos para a educação profissionalizante, seja por meio do Pronatec ou de outras fontes, masque siga investindo em educação sempre;

Agradecer ao Presidente do Sistema Federação das Indústrias de Minas Gerais - FIEMG, o senhor Olavo Machado Júnior, por todo o apoio dado para que a parceria que consolidou nesta obra fosse concretizada e, o qual, aproveito também para felicitar por sua reeleição para mais um mandato na liderança da Indústria Mineira;

E, finalmente, agradecer a presença de todos nesta solenidade que, como disse no início, acontece num dia que será um marco para os trabalhadores de Uberlândia e região.


Obrigado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário