terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cidadania na Construção


Nos últimos anos, a indústria da Construção foi um dos segmentos que mais cresceu na economia brasileira. Estamos construindo moradias, estradas, indústrias, portos e tantas outras obras necessárias ao desenvolvimento do País e à melhoria da qualidade de vida da nossa população. Mas nada disso seria possível se não tivéssemos, por trás de todos esses empreendimentos, as mãos, a inteligência e a experiência de milhões de trabalhadores que atuam nos canteiros de obras.

Nosso setor tem batido sucessivos recordes de empregos nos últimos anos. Já ultrapassamos a marca dos três milhões de trabalhadores formais. E, mais do que isso, estamos gerando postos de trabalho cada vez mais qualificados, com a inclusão de inovações tecnológicas que estão revolucionando o cenário da construção brasileira. O tempo em que o trabalho na construção estava destinado às pessoas com menor instrução e qualificação está cada vez mais distante. Prova dessa revolução é o número cada vez mais significativo de mulheres atuando nos nossos canteiros de obras, algo impensável há apenas poucos anos.

É neste contexto que realizaremos, no próximo dia 18 de agosto, mais uma edição do Dia Nacional da Construção Social – o maior e mais importante evento de responsabilidade social na Indústria da Construção do país. Neste ano, o Dia Nacional ocorrerá simultaneamente em 28 localidades de 20 unidades da Federação e deve atender mais de 100 mil pessoas com serviços de saúde, lazer, esporte, cultura e cidadania. Não é por coincidência que o tema central de todas as atividades em 2012 será: “A Valorização dos Trabalhadores da Indústria da Construção”. A abertura nacional das festividades acontecerá no Sesi Retiro, em Salvador.

Para a indústria da construção, esse dia representa uma grande oportunidade de apresentar à sociedade os avanços que têm sido alcançados nos últimos anos pelo setor em relação ao desenvolvimento humano. O grau de escolaridade dos nossos trabalhadores aumentou, a renda melhorou e a vontade de ingressar neste segmento tem sido maior. Estamos em um momento de transição, de um setor intenso em mão de obra para nos tornarmos um setor mais industrializado, com trabalhadores mais qualificados, melhor remunerados e com maior produtividade. Estamos fazendo bem mais que levantar edifícios. Estamos construindo cidadania.

Paulo Safady Simão
Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção


Nenhum comentário:

Postar um comentário