terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Pronatec oferece cursos técnicos gratuitos

Formação prevista para início no primeiro semestre de 2013

O Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está oferecendo cursos técnicos gratuitos que serão realizado pelo SENAI e que começam no primeiro semestre de 2013 . A formação, que tem duração de 18 meses, é destinada para os alunos que estejam cursando o Ensino Médio em escolas públicas ou que tenham bolsa de 100% em escolas particulares ou ainda que já tenham concluído o Ensino Médio conforme MEDIDA PROVISÓRIA Nº 593, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2012.

Os cursos técnicos ofertados são gratuitos, com direito a vale transporte e lanche conforme a frequência do aluno, e são nas áreas de alimentos, eletrônica, eletrotécnica, edificações, mecânica, química e segurança do trabalho. Existem opções de cursos nos turnos manhã, tarde e noite, sendo disponibilizadas 35 vagas em cada turma.

Mais de 500 alunos já participam dos cursos, que começaram em junho deste ano. Segundo Cláudio Galvão, supervisor técnico do Senai, os cursos estão atendendo as expectativas dos alunos. “Os estudantes estão se identificando com as áreas do conhecimento e a cada dia estão mais empolgados. Essa é uma oportunidade para aumentar a oferta de profissionais para o mercado de trabalho que necessita continuamente de mão de obra qualificada”, afirma.

A seleção será feita pela SEE/MG – Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Os candidatos deverão acessar o site da SEE (www.educacao.mg.gov.br)  para realizar a inscrição no curso e turno pretendido até o dia 17/12/2012 e verificar o cronograma do processo de seleção no Edital disponível no site. Os candidatos poderão comparecer na unidade do Senai (Rua Ernesto Vicentini, 245)  para mais informações ou ligar no telefone (34) 3228-5214.

Sobre o Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011 pelo Governo Federal, tem como meta oferecer cursos técnicos e profissionalizantes para facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho. O Acordo de Gratuidade tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos do Senai, do Senac, do Sesc e do Sesi, recebidos da contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas a pessoas de baixa renda, com prioridade para estudantes e trabalhadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário