quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Workshop na Fiemg propõe maior interação entre as empresas

A participação no PBSI pode criar oportunidades e reduzir gastos financeiros e de recursos naturais das empresas do Triangulo Mineiro

Você conhece o Programa Brasileiro de Simbiose Industrial (PBSI)? Trata-se da versão brasileira do NISP (National Industrial Symbiosis Programme), programa inglês criado em 2005. O PBSI é uma oportunidade de negócio. Nele, é desenvolvido um programa de interações lucrativas entre as empresas de todos os setores industriais, ou seja, os recursos utilizados – energia, a água, e materiais provenientes de uma indústria – podem ser recuperados, reprocessados e reutilizados por outras empresas.

“Na prática iremos realizar uma grande rodada de integração entre empresas ofertastes e empresas demandantes, sejam de materiais, resíduos, matérias primas ou ativos subutilizados que estando disponíveis por uma empresa poderão ser utilizados por outras”, explica o advogado de meio ambiente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Thiago Nascimento.

Com esse programa as empresas conseguem obter maiores benefícios em redução de custo com transporte, destinação de resíduos e aquisição de matéria prima, o que reduz em potencial a utilização de recursos naturais e emissão de gases poluentes.

Se valendo da total sintonia de metas com o PBSI, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), além de outras Federações de Indústrias pelo Brasil realiza o Workshop “Conectando Empresas. Criando Oportunidades”. O curso acontecerá no dia 18 de outubro , de 8h30 às 12h30, na sede da Regional (Av. Rondon Pacheco, 2100).

Dentre as atividades, a analista de Negócios Internacionais do CIN-MG/Fiemg, Liana Lobato Sousa, irá falar sobre o Programa AL-Invest e o Programa Brasileiro de Simbiose Industrial(PSBI). Em seguida a analista ambiental da Gerência de Meio Ambiente da Fiemg, Claudia Schanen Stancioli, vem complementar a explanação anterior falando sobre a metodologia do PBSI e sobre as possibilidades de geração de sinergias entre empresas de diversos setores através do intercâmbio de recursos. Outra ação durante o Seminário será a dinâmica de grupo, com a apresentação dos resultados do debate.

Segundo Nascimento o workshop acontecerá para criar novas oportunidades. “Quando a participação das empresas de diferentes setores começa a crescer, também se dinamiza a oferta e demanda dos recursos, o que gera muito mais lucro, seja financeiro quanto de benefício ambiental. Por isso a participação em massa das empresas do Triângulo Mineiro é tão essencial”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário