terça-feira, 17 de maio de 2011

Prefeitura de Uberlândia e Sinduscon firmam convênio para formar jovens e adultos para o mercado da construção civil

Nesta terça-feira (17), no Centro Administrativo Municipal, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, e a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Iracema Barbosa Marques, assinaram convênio com Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-Tap), para a formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho da construção civil.

Durante a solenidade de formalização do convênio, o prefeito Odelmo Leão destacou o crescimento das parceiras firmadas pela Prefeitura com empresas e instituições para viabilizar ainda mais a qualificação profissional da população. Atualmente a Prefeitura já disponibiliza 49 cursos gratuitos por meio dos Centros Profissionalizantes.

“Graças à essa cooperação mútua entre o poder público e a iniciativa privada, pudemos ampliar o número de vagas. De 400 vagas oferecidas em 2005, passamos para mais de 10 mil ofertadas neste ano. Esse número ainda deve aumentar porque em breve na cidade mais 3 mil postos diretos e 12 mil indiretos para profissionais com qualificação”, afirmou.

O primeiro curso que será promovido por meio da parceria entre a Prefeitura e o Sinduscon é o de Pintor de Obras, que conta também com a parceria do Senac. As inscrições podem ser feitas no próprio local de realização do curso, no Centro Profissionalizante Lagoinha. São 30 vagas para o período noturno, com início das aulas para o dia 6 de junho. Outros cursos na área de construção civil serão realizados ainda neste ano.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Iracema Barbosa Marques, são oportunidades não só de qualificação como também de aperfeiçoamento em várias áreas. “A cada ano ampliamos a quantidade de cursos e de vagas para atender à demanda do mercado, como é o caso da construção civil. Além de Pintor de Obras, ofereceremos também a partir do segundo semestre os cursos de Pedreiro, Oficial de Acabamento e Eletricista Predial”, disse.

Para o presidente do Sinduscon, a parceria com a Prefeitura irá facilitar a suprir a necessidade das empresas do setor por profissionais qualificados, já que hoje há um déficit de pelo menos 1.500 profissionais nos canteiros de obras.

“Com essa parceria, estamos agilizando a preparação dos candidatos a uma vaga de trabalho e facilitando o ingresso deles no mercado. Vamos indicar os interessados para se qualificar nos cursos e aproveitar essas mesmas pessoas, após preparadas, para encaminhá-las às empresas que necessitam de pessoal”, explicou.

Mais informações:

Centro Profissionalizante Alvorada – Rua Edésio Fernando Morais, 71, bairro Alvorada – 3212-3992

Centro Profissionalizante Lagoinha – Rua São Francisco de Assis, 1070, bairro Lagoinha – Telefone: 3226-6389

Centro Profissionalizante Planalto (1º de Maio) – Rua do Jardineiro, 360, bairro Planalto – 3257-3795

Fonte: Secom Prefeitura Municipal de Uberlândia


Confira as fotos no flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/mgvx3E

Nenhum comentário:

Postar um comentário