terça-feira, 5 de novembro de 2013

Empresário Herói chega a 5ª edição




Onze empresas são escolhidas para concorrer ao prêmio em 2013
 Criado em 2009 pela Fiemg Regional Vale do Paranaíba, com apoio do Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Cintap), do Eco Instituto, dos Sindicatos Patronais da Indústria e da Revista Mercado, o prêmio Empresário Herói chega a 5ª edição, no próximo dia 07 de novembro, no Center Convention.  
O objetivo maior do evento é de reconhecer e dar notoriedade às práticas de sustentabilidade empregadas por empresários de Uberlândia e região. Para este ano, os organizadores reforçam o slogan, “Só é Herói quem faz por todos”. Com isso, espera-se homenagear os investidores que estão à busca do desenvolvimento sistêmico em função da prática sustentável e a responsabilidade social, ou seja, quando as ações corporativas visam preservar recursos humanos e ambientais, além do lucro de seu negócio. 
Na 5ª edição do Empresário Herói, a banca julgadora composta por representantes das secretarias de Meio Ambiente (Uberlândia), Comércio e Indústria (Tupaciguara), Desenvolvimento e Turismo (Araguari), CDL Uberlândia, CDL Araguari, ACIA Araguari, Sindicatos da Alimentação (Araguari), e de Uberlândia (Panificação, Arroz, Gráfico, Construção Civil, Metal), avaliou 22 projetos, dos quais 11 foram escolhidos para competir nas categorias de Porte: Micro/Pequena, Média, Grande; Destaque: Destaque Comercial, Destaque Serviços, Herói da Gente, Industrial do Ano; e de Projetos Especiais: Projeto Ambiental, Cultural e Social, além de Inovação para Sustentabilidade e Comunicação para Sustentabilidade. 
Avaliação 
Para chegar ao resultado final, a equipe técnica e a banca de jurados adotou critérios de avaliação bastante rigorosos. De acordo com Josmara Galvão, integrante da equipe técnica do Empresário Herói e coordenadora de Assessoria de Crédito da Fiemg, a decisão de escolha foi difícil. “Os projetos são entregues aos avaliadores de forma aleatória e existem critérios para cada uma das empresas participantes. Foram analisados os pré-requisitos e a parte técnica. Ao responsável por julgar os projetos é entregue uma planilha para distribuição de pontos e, após somatória, quem tiver mais é indicado para concorrer perante a Banca Avaliadora, formada por representantes de várias categorias e entidades de classe. Essas personalidades que são referências em gestão e representatividade escolhem os vencedores.”, explica Josmara. 
Clésio de Meira, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araguari, ressalta a importância de iniciativas de empresas, que estão procurando ir além do padrão empresarial, que é obter lucro com o negócio. “É muito bacana encontrar empresas que cultivam a ideia de promover Responsabilidade Social no meio que estão inseridas. Como avaliador, senti dificuldade em apontar qual o melhor projeto, acredito que se fosse para escolher apenas um, seria mais fácil, porém há um sentimento de injustiça, pois todos os projetos possuem particularidades que fazem deles importantes agentes de transformação na sociedade. O destaque do Empresário Herói é o de mobilizar as outras empresas a agirem de forma semelhante, com o ideal focado nos benefícios levados para população”, destaca Clésio. 
Para entender melhor como é feita a avaliação, confira as etapas para escolha do vencedor: 
Categorias de porte e de destaque: 
Campos Objetivos (Caracterização da Empresa):
1.        Identificação da Empresa                
2.        Caracterização dos recursos humanos da empresa 
Campos Subjetivos (Ferramentas de Gestão e Sustentabilidade)
3.        Comunicação                                    
4.        Liderança
5.        Políticas e práticas de Remuneração        
6.        Políticas e práticas de Carreira        
7.        Pol. e prát. de promoção e preservação da saúde
8.        Políticas e práticas de Desenvolvimento       
9.        Políticas e práticas de Marketing             
10.     Pol. e prát. de Inovação Tecnológica      
11.     Pol. e prát. de Controle de Qualidade    
12.     Pol. e prát. de Associativismo                      
13.     Responsabilidade Social Empresarial 
Análise do material apresentado:
14.     Número de questões respondidas    
15.     Apresentação                                                
16.     Pró-atividade                                                 
17.     Documentação
18.     Pontualidade
Itens avaliados nas Categorias de Projetos Especiais 
Campos Objetivos:
1.        Valor investido  
2.        Pessoas beneficiadas 
Campos Subjetivos (Ferramentas de Gestão e Sustentabilidade):
3.        Clareza dos objetivos                                             
4.        Efetividade dos resultados                                          
5.        Desenvolvimento Humano ou Comunitário alcançado
6.        Relevância social/ambiental/cultural
7.        Metodologia
8.        Mecanismos de Avaliação
9.        Viabilidade Econômica   
10.     Envolvimento da Comunidade
11.     Parcerias formadas
12.     Sustentabilidade do Projeto          
Análise do material apresentado:
13.     Apresentação  
14.     Clippings  

15.     Pontualidade 

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