sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Para ensinar mais é preciso aprender sempre


Capacitar os professores ajuda a melhorar o desempenho dos alunos em pouco tempo

Cuidar da formação docente. Este é um dos mandamentos para uma nação chegar ao topo da educação. Não basta recrutar os melhores. É preciso manter os professores sempre atualizados. 

A preocupação com a prática docente é comum aos sistemas de ponta, tanto na formação inicial como na continuada. Tutoria, trabalhos em grupo e cursos sobre as didáticas específicas. E é assim que trabalha a escola do Sesi Roosevelt com o seu corpo docente. 

“No primeiro semestre deste ano realizamos uma capacitação para todos os professores. Na oportunidade o professor Vasco Moretto, mestre em didática das ciências, abordou o tema avaliação da aprendizagem, que é parte fundamental no processo de ensino e aprendizagem”, explica João Tomaz Júnior, diretor da escola Sesi Roosevelt.

O impacto na aprendizagem de iniciativas de capacitação em serviço costuma ser direto e rápido. Por isso, o Sesi Roosevelt promove, no dia 6 de outubro, às 8h, mais um curso de capacitação para seus professores. Desta vez o tema abordado será “o papel do professor na disciplina da sala de aula” e a responsável por ministrá-lo será a professora Marta Horta, mestre em educação. 

“Não é só o aluno que precisa de um bom professor para aprender. O educador também necessita de bons formadores para fazer a diferença na sala de aula e a proposta do Sesi Roosevelt é preparar seu corpo docente para desempenhar o melhor trabalho possível com nossos alunos”, finaliza João Tomaz.

Números no mundo
Em apenas três anos, o Reino Unido conseguiu um aumento de 12% nos índices de alfabetização ao apostar na formação em serviço. Já o Japão coloca professores para apoiar os iniciantes durante dois dias por semana, tudo amparado em lições-modelo. O modelo japonês mescla atividades tradicionais, como cursos específicos - cada docente assiste a pelo menos um por ano -, com iniciativas inovadoras. Profissionais novatos são acompanhados por monitores dois dias por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário