quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Sesi Minas promove Seminário de Pais


Acontece no próximo sábado (15), às 8h, no Anfiteatro da Faculdade Pitágoras (Av. dos Vinhedos, 1200 – Morada da Colina) mais uma edição do Seminário de Pais, realizado pelo Sesi Minas. O evento aborda assuntos da atualidade, por meio de palestras desenvolvidas e contextualizadas. Composto por duas palestras, ministradas por educadores que se especializaram em assuntos familiares e educacionais, o seminário conta com a participação de pais, representantes de diversos segmentos da sociedade e demais interessados.
Confira a programação:

8h45 - Palestra: “Resgate do Prazer no Cotidiano de Estudos: Na Escola e em Casa” 
Administrar o cotidiano na sala de aula tornou-se um grande desafio para professores e alunos. Indisciplina, dispersão, agressividade, confusões, dificultam  a realização das propostas ou tarefas pedagógicas. Da mesma forma, administrar o cotidiano de estudos dos filhos não é fácil para muitos pais.  O grande desafio no cotidiano da sala de aula, que se estende aos estudos em casa, está em propor tarefas significativas, desafiadoras, realizáveis. Além disso, é importante desenvolver habilidades relacionais fundamentais que qualificam e dão sentido ao nosso cotidiano tais como respeitar, compartilhar, cooperar, reconhecer, conviver e cuidar. Se soubermos coordenar o ensino dos conteúdos das disciplinas com o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à vida cotidiana, a relação pedagógica de professores e alunos e de pais e filhos ganhará mais sentido e prazer.

Palestrante: Sylvia Flores
Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Uni-BH e graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora do Centro Universitário Newton Paiva nas disciplinas de Psicologia da Comunicação, Psicologia das Organizações e Gestão de Pessoas, Psicologia do Consumidor e Comportamento Organizacional. Presta ainda serviços de Consultoria e Psicologia Empresarial nas áreas de Recrutamento, Seleção, Treinamento, Diagnóstico de Clima e Cultura Organizacional e Planejamento Estratégico. Atende em Psicologia Clínica e Hipnoterapia.

11h - Palestra: “Uma Educação Comprometida com Valores Éticos”
A questão da ética, da moral e dos valores humanos é tão antiga quanto a própria humanidade. O ser humano está sempre em busca dos limites e parâmetros necessários para conduzir suas escolhas e contribuir para a construção pessoal e social. A transmissão de valores e limites é fundamental para ajudar crianças e jovens a ter o embasamento necessário na realização de escolhas conscientes. Qual o papel da família nessa transmissão? Como ter segurança da educação que prima pela ética? Compreendendo o significado do não, do sim, do hábito e dos limites, a palestra aponta para a necessidade de uma educação familiar que possibilite aos pais a certeza de estarem formando filhos com uma postura autônoma e reflexiva, capazes de se colocarem como cidadãos éticos perante a sociedade em que vivem.

Palestrante: Teuler Reis
Psicólogo, Psicanalista, Pós-graduado em Temas Filosóficos, Consultor Familiar e Autor da Coleção de Empreendedorismo e Ética da Rede Pitágoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário