quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Olimpíada do Conhecimento acontece no Senai

Etapa estadual é em Uberlândia e 27 alunos tentam vaga na etapa nacional

Para premiar os destaques dos cursos ministrados unidades do Senai de todo o Brasil, a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) criou em 2001 a Olimpíadas do Conhecimento, a maior competição de educação profissional das Américas. Segundo o diretor do Senai Roosevelt, Celso Medina, a Olimpíada é uma das principais vitrines profissionais do país. “É a exposição do talento dos estudantes. Acaba desenvolvendo competências e ensina os alunos a superarem desafios que são os mais próximos possíveis da realidade do mercado de trabalho e do ambiente industrial”, afirma.

A competição é dividida em etapas, e está acontecendo em Uberlândia, no Senai, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em quatro modalidades: Instalação Hidráulica e a Gás, Revestimento Cerâmico, Confeitaria e Construção em Alvenaria. São 27 alunos competindo para conquistar uma vaga na etapa nacional.

São três aprendizes do Senai Roosevelt participando da Olimpíada do Conhecimento. Nágila Aparecida Rodrigues Silva competindo em Confeitaria, representando o curso de Panificação, Guilherme de Oliveira Caixeta e o aluno Matheus Domingos Silva que participou da competição em Segurança do Trabalho que aconteceu entre os dias 8 e 12 de agosto na Fiemg Regional Rio Doce em Governador Valadares-MG.

Os alunos somente saberão do resultado da etapa estadual na solenidade que acontecerá em Belo Horizonte. Quem quiser conferir a Olimpíada do Conhecimento, basta comparecer no Senai Roosevelt (Rua Ernesto Vicentini, 245) de 8h às 18h. As provas dos quatro cursos estão acontecendo simultaneamente.

Etapas seguintes

Depois da etapa estadual, os classificados irão competir com alunos do Brasil inteiro. Essa etapa é de muita responsabilidade, pois quem se classifica nela tem a chance de representar o Brasil na WorldSkills, que é o confronto de aprendizes de vários países em busca da medalha de melhor habilidade profissional. “Em edições passadas do evento a Unidade de Uberlândia já chegou até a etapa internacional, enviando alunos para França, Finlândia”, conta supervisor técnico do Senai, Luiz Augusto Reggiani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário