quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Governo mineiro lança portal para promover produtos e serviços mineiros no exterior

O constante aumento do comércio exterior de Minas Gerais, observado nos últimos anos, vem levando as empresas mineiras, sobretudo as de pequeno e médio porte, a buscar a diversificação de produção e dos mercados no exterior, a fim de evitar a dependência de mercados e clientes. Para isso, as empresas devem investir cada vez mais em promoção comercial, principalmente em duas frentes: a divulgação de seus produtos e a prospecção de compradores internacionais.

Seguindo esta linha de raciocínio, o governo mineiro acaba de lançar um site - www.exportaminas.net - que trata de uma plataforma virtual que integra demandas de compra por parte de importadores internacionais e de venda por parte de exportadores mineiros.

O novo portal é bilíngüe (português e inglês) e tem como principal objetivo dar visibilidade às empresas mineiras que queiram oferecer produtos e serviços no mercado internacional. De acordo com a Central Exportaminas, órgão responsável por gerenciar o portal, a nova ferramenta foi criada com a preocupação de garantir total confidencialidade aos dados e também dotar as empresas mineiras de um importante aliado em seu processo de internacionalização. "Cada vez mais compradores internacionais se valem da internet para prospectar fornecedores. As empresas mineiras não podem continuar invisíveis para esses compradores", avalia a coordenadora especial de comércio exterior Elisabete Seródio.

Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, o uso do portal fará parte de "um processo de aprendizagem natural" para a empresa interessada em realizar operações no exterior. "Será um ferramenta extremamente útil", afirma.

Por meio do portal, a empresa mineira cadastrada ganhará visibilidade ante o importador e o exportador estrangeiro, bem com terá acesso às ofertas de importação e demandas externas. O portal funciona como uma ferramenta para dar respostas de qualidade ao investidor estrangeiro interessado em importar produtos e serviços mineiros, bem como para os fornecedores externos.

De acordo com a coordenadora da Central Exportaminas, o portal, onde todos os 1.600 exportadores mineiros já têm cadastro básico, conforme as informações do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), é uma ação inédita no país, e seguiu padrões de sites desenvolvidos no exterior, especialmente na Ásia.

FONTE: www.fecomerciomg.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário