segunda-feira, 14 de outubro de 2013

“Investimento Atrai Investimentos” acontece em Tupaciguara


O projeto “Investimento Atrai Investimentos”, que já aconteceu em Uberlândia e Araguari, é pioneiro no Brasil e visa estimular a cultura empreendedora, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cidades

Depois de Uberlândia e Araguari, Tupaciguara será a próxima cidade do Triângulo Mineiro a sediar o projeto “Investimento Atrai Investimentos”. O evento está programado para os dias 15 e 16 de outubro, no auditório da prefeitura municipal, onde estarão reunidos empresários da indústria, comércio, agronegócios e serviços; além de investidores e representantes de governos municipais, estaduais e federais, órgãos públicos e instituições educacionais. A abertura será no dia 15, às 18h30 com as atividades se estendendo até por volta das 21h. No dia seguinte, 16, o evento recomeça às 9h e vai até as 19h30.

No primeiro dia, o destaque fica por conta da Palestra Magna de Abertura, às 19h30, protagonizada pela jornalista Sallete Lemos que irá abordar o tema Cenário Econômico. Com passagens pelas TVs Cultura, SBT, Record, Globo, CNT e Globo News, Salette Lemos é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo e com especialização em Macroeconomia, Finanças, Teoria Econômica, Comércio Exterior e Economia Ambiental pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O projeto “Investimento Atrai Investimentos” tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades, incentivar a geração de negócios entre os participantes e estimular a cultura empreendedora nas localidades e entornos, onde é implementado. A realização do evento conta com as participações da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, do Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Cintap) e do Sebrae-MG, com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Tupaciguara, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Prestação de Serviços de Tupaciguara (Acit). A idealização do projeto e organização é da empresa Pool Comunicação.  

Após acontecer em Uberlândia, no mês de agosto, Araguari em setembro e agora em Tupaciguara, em outubro, em 2014, o projeto “Investimento Atrai Investimentos” será realizado em outros dez municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Iniciativa inovadora

O projeto “Investimento Atrai Investimentos” foi lançado em Uberlândia, em agosto, onde reuniu cerca de mil pessoas nos dois dias do evento. Em Araguari, foram aproximadamente 530 pessoas inscritas. Segundo avaliação geral dos participantes, a iniciativa é inovadora e tem tudo para contribuir com o desenvolvimento regional das localidades onde acontece. E essa contribuição vem num momento positivo já que, segundo a Pesquisa de Perspectiva do Sebrae-MG divulgada no fim do ano passado, o Triângulo Mineiro deverá receber nos próximos anos cerca de R$ 17 milhões em novos investimentos da iniciativa privada, o que corresponde a 23% do total previsto para o Estado.  Sendo assim, os municípios da região precisam estar preparados para receber esse aporte de investimento, com profissionais preparados e espírito empreendedor. Por isso, a prioridade é a capacitação de profissionais e empresários, dispensando dessa forma a complicada e sempre mais onerosa contratação de profissionais de outras regiões do país.
Para o empresário Humberto Paes Leme, diretor da Pool Comunicação, instituição idealizadora e organizadora do evento, esta preparação dos municípios requer programas de formação, treinamentos, palestras, rodadas de negócios e missões empresariais. “Ao capacitar os profissionais locais, os investidores recebem a devida atenção e suporte e o município avalia mais detalhadamente os impactos locais e vislumbra de forma mais nítida as perspectivas de fortalecimento da macroeconomia”.
Por sua vez, o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda do Nascimento, disse que o evento “Investimento Atrai Investimentos” abrirá mercado para as empresas instaladas na região e, subsequentemente, gerará novos investimentos para todas da cadeia produtiva das empresas investidoras promovendo crescimento sustentável, inovação e competitividade. “No contexto atual, vislumbramos o despertar das administrações públicas municipais e das empresas para o crescimento sócio econômico gerado pelos novos investimentos. À medida que os investimentos se concretizam, tornam-se necessários serviços de apoio para crescimento mais acelerado e foi com este desafio que foi idealizado o projeto”, afirmou, quando da realização do evento em Araguari.
Programação
O objetivo projeto é o mesmo nas cidades onde já aconteceu e o sucesso do “Investimento Atrai Investimentos” está diretamente ligado à formação de uma aliança entre iniciativa privada, poder público e instituições educacionais e de fomento, em favor de um projeto de desenvolvimento sustentável. Assim sendo, como o foco é a capacitação dos profissionais e empreendedores dos municípios do Triângulo, para que tirem o máximo de proveito dos investimentos previstos para a região nos próximos anos, a programação do evento para a Tupaciguara, assim como foi em Uberlândia e Araguari, foi elaborada com o objetivo de atender às demandas que poderão surgir.
Após a abertura oficial do evento, programada para as 18h30 e palestra magna, às 19h30, no primeiro dia, para o dia seguinte, 16, estão previstas palestras ao longo do dia com especialistas em mercado e empresários e a apresentação de cases de sucesso de empresas. Entre os quais, o empresário Eldécio Casasanta Pereira, coordenador do Projeto do Complexo de Piscicultura Industrial do Triângulo Mineiro, que fará apresentação do respectivo projeto, do qual é o coordenador.
Também estão confirmadas Rodada de Negócios Cintap, com participação de 25 empresas dos mais diversos segmentos e exposição de estandes das empresas âncoras e dos parceiros do evento.
Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 34 3281-0040 ou pelo email investimentoatraiinvestimentos@regionalfiemg.com.br. Mais detalhes sobre a programação e inscrições por meio do site www.investimentoatraiinvestimentos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário