sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Setor arrozeiro ganha livro sobre diagnóstico do setor


Sindarroz faz entrega da edição ao governador de Minas

O Sindicato das Indústrias de Arroz do Estado de Minas Gerais (Sindarroz) e o Sebrae-MG acabam de lançar o livro Perfil da Indústria de Beneficiamento de Arroz em Minas Gerais – 2010. Coordenados tecnicamente pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), eles fizeram o levantamento sobre o setor agroindustrial.

O projeto faz a comparação entre as empresas do setor de beneficiamento de grãos e cereais no estado. O projeto, que segue a linha exposta pelo FAO (Foor and Agriculture Organization of the United Nations) e considera o arroz o grão mais importante para a segurança alimentar do mundo, aponta dados atuais da estrutura física e financeira, capacidade operacional e perfil do empresário e seus empregados, com o objetivo de caracterizar a indústria de beneficiamento de cereais com ênfase no arroz.

Segundo o presidente do Sindarroz, Jorge Tadeu Meirelles, esse levantamento pode subsidiar proposições para melhoria da estrutura produtiva e para o desenvolvimento econômico do setor. “Solicitamos essa demanda com o objetivo de conhecer e avaliar a estrutura agroindustrial das empresas de beneficiamento de cereais, determinando os gargalos produtivos e as potencialidades econômicas do setor”, ressalta Meirelles.

No Brasil, é possível observar características importantes da cadeia produtiva do arroz, influenciadas tanto por especificidades da própria cadeia, quanto pelo padrão de preferência dos consumidores, o que afeta diretamente os sistemas agrícolas em suas condições de competitividade. “Dentro desse contexto e dada à importância econômica do agronegócio para a economia brasileira, a realização de estudos e pesquisas voltadas para o setor mostra-se fundamental. Esse trabalho e os resultados obtidos ao longo de anos de ações para o fortalecimento da nossa classe industrial, estão diretamente ligados à participação e engajamento de todos os nossos associados na defesa de interesses comuns”, finaliza Meirelles.

Entrega oficial

O presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz do Estado de Minas Gerais (Sindarroz), Jorge Tadeu Meirelles, e o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, apresentaram na semana passado, para o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia e ao presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado, o livro Perfil da Indústria de Beneficiamento de Arroz em Minas Gerais – 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário