terça-feira, 20 de setembro de 2011

Uberlândia dá apoio irrestrito a Tupaciguara no Pólo Aeroespacial


Uma reunião de trabalho histórica, ocorrida na última semana no gabinete do Prefeito Alexandre Berquó Dias, marcou o inicio dos trabalhos para a construção do pólo aeroespacial de Tupaciguara. Participaram o Sub Secretario de Desenvolvimento Econômico de Minas, (SEDE) Luiz Antonio Athayde, o Professor Michal Gartenkraut, ex reitor do ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica e o Dr. Acássio Ferreira dos Santos também da secretaria de Desenvolvimento Econômico, todos nomeados pelo Governador Antonio Anastasia para estruturar as ações administrativas e operacionais dos 4 pólos de alta tecnologia que serão criados no Estado. Além deles, o diretor do IEAv (Instituto de Estudos Avançados) do Comando da Aeronáutica, o Coronel Salla, o dono da Axis Aerospace Daniel Marins e representantes da Câmara de Vereadores.

Neste mesmo dia, pela manhã, outra reunião também histórica ocorreu na Universidade Federal de Uberlândia. O mesmo grupo e o Prefeito Alexandre Berquó Dias, se reuniram com o Conselho Administrativo da universidade. Todas as dúvidas em relação ao pólo de alta tecnologia de Tupaciguara foram resolvidas e o Projeto Tupaciguara ganhou um aliado de peso: a Prefeitura de Uberlândia.

O Prefeito Odelmo Leão enviou representante à reunião com a orientação de apoiar não apenas institucionalmente a construção do Pólo Aeroespacial de Tupaciguara como dar suporte logístico necessário e possível.

Tupaciguara estratégica

Desde a posse do Secretario de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Deputado Federal licenciado Narcio Rodrigues, o Estado passou a ter uma política de alta tecnologia e Tupaciguara, com isso, foi incluída no mapa estratégico de Minas pelo trabalho e pelas relações políticas do Prefeito Alexandre Berquó Dias. Mais do que isso: Tupaciguara sempre foi uma cidade estratégica a ponto de concorrer com Goiás, na década de 40, para sediar a Capital do País, perdendo esse privilégio por 6 X 5, ou seja, por 1 único voto em votação realizada pelos 11 engenheiros nomeados pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra para definirem o local do futuro Distrito Federal.

A escolha de Tupaciguara como Pólo Aeroespacial não se deve apenas à sua importância estratégica, mas fundamentalmente pelas relações políticas do Prefeito Alexandre Berquó Dias.

Portanto as reuniões da semana passada na UFU e em Tupaciguara devem ser vistas como o inicio de um novo ciclo na vida da cidade. Mais do que isso: na opinião do Prefeito Alexandre, toda a região, incluindo Uberlândia, será beneficiada. Ele lembrou as similaridades entre Tupaciguara e São José dos Campos, hoje o mais importante pólo aeronáutico do Pais: quando São José começou tinha mesma população que Tupaciguara e vivia a mesma situação que a nossa em relação a uma grande cidade, no nosso caso Uberlândia.

Os Pólos de Minas

Grupo de Validação, integrado pelos professores Luiz Athayde e Michal e Dr. Acássio foram escolhidos por Narcio Rodrigues e pelo Vice Governador Alberto Pinto Coelho e nomeados pelo Governador Anastasia.

O trabalho do grupo não é apenas validar, mas dar forma aos 4 pólos que serão instalados no Estado e que colocarão Minas como um Estado-Líder no País no que diz respeito à alta tecnologia aeronáutica e espacial.

Segundo o Prefeito Alexandre Berquó Dias, os 4 pólos de Minas vão funcionar em Tupaciguara, Itajubá, Juiz de Fora e Lagoa Santa, na Grande Belo Horizonte, próximo ao Aeroporto de Confins.

Em Itajubá, onde já funciona a Helibras, indústria de helicópteros, Minas vai investir nessa vocação, ou seja, na produção de aeronaves de asas móveis, agregando novas estruturas e implementando ações de desenvolvimento de novas tecnologias;

Em Lagoa Santa, na Grande Belo Horizonte e próximo ao Aeroporto de Confins, Minas vai construir um moderno centro de capacitação de mão de obra nas áreas aeronáutica e aeroespacial.

Em Juiz de Fora, segundo o Prefeito Alexandre, o Governo do Estado vai criar um Pólo de alta tecnologia para dar suporte à outra atividade que vai mudar a fisionomia econômica e social do País: o Pré Sal.

T5: túnel de propulsão a laser

Em Tupaciguara, o Pólo Aeroespacial terá o que existe de único no mundo: o T5, túnel de propulsão a laser por pulsos, segundo explicação do diretor do IEAv (Instituto de Estudos Avançados) da Aeronáutica, o Coronel Salla. Por sinal, o Brasil lidera a corrida no mundo na propulsão a laser. Os Estados Unidos e a própria Nasa têm mandado comitivas permanente ao IEAv em São José dos Campos para acompanhar nossos avanços nesta área, segundo relatos do militar. Com a construção do pólo de Tupaciguara, o foco de atenção passara a ser para a nossa cidade – explicou o Prefeito Alexandre que completou: para construir o T5, seriam necessários 850 milhões de dólares. Graças ao domínio que temos da tecnologia, o Governo de Minas vai pagar 50 milhões.

De todos os projetos do Pólo Aeroespacial, no entanto, o complexo aeronáutico é a menina dos olhos do Prefeito Alexandre. A construção do avião Tupã, de 6 lugares, pela empresa Axis Aerospace já passou da fase de projeto e aguarda apenas a consolidação do Pólo para que as obras de construção sejam iniciadas. Mas os engenheiros, técnicos e montadores já estão trabalhando para que em breve um modelo em tamanho real do corpo do avião seja apresentado ao Governo de Minas e à Tupaciguara.

Ao final da reunião da semana passada em seu gabinete, quando apresentou um esboço do futuro Pólo Aeroespacial da cidade, o Prefeito Alexandre teve muito que comemorar especialmente a inclusão da Prefeitura de Uberlândia no Projeto Tupaciguara, o que vai permitir que o mesmo ocorra com todas as prefeituras da região: “Não é só Tupaciguara que vai ganhar. Todo mundo vai ganhar”, afirmou Alexandre Berquó Dias.

Fonte: Secom Prefeitura Municipal de Tupaciguara

Nenhum comentário:

Postar um comentário