quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fiemg comemora Dia da Indústria



                                   José Ales - Vice-Presidente do Sindmetal

O Sistema Fiemg comemora, em 23 de maio, o Dia da Indústria. O evento será no Expominas, em Belo Horizonte, às 20 horas. O presidente da Aethra Sistemas Automotivos S.A, Pietro Sportelli, receberá o título de Industrial do Ano. Quinze empresários serão homenageados com a Medalha do Mérito Industrial. Da Fiemg Regional Vale do Paranaíba o homenageado é o empresário José Alves Ferreira Filho, também vice-presidente do Sindmetal.
Desde 1965, os homenageados com a Medalha do Mérito Industrial são indicados pelos Sindicatos Patronais em todo o Estado. “Essas indicações são examinadas pela Comissão do Mérito, que exige que os candidatos tenham no mínimo 10 anos de comando empresarial, pioneirismo na atuação, além de relevantes serviços prestados à comunidade”, explica o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda.

Homenageado
José Alves é empreendedor de destaque na cidade e região. Realizou grandes obras investindo constantemente em novas tecnologias e em sua equipe, sempre salientando a importância da sustentabilidade nos negócios. “É uma grande honra ser lembrado e reconhecido por tudo que já fiz em minha carreira. Com certeza, o Sindmetal tem um significado importante nesta conquista”, ressalta José Alves.
O empresário desenvolveu obras como estações de tratamento de água e esgoto em hidrelétricas, realizou obras públicas de caráter social como ginásios, estádios e shoppings, projetos estes com engenharia de desenvolvimento sustentável, utilizando sempre materiais não poluentes e com baixos índices de perdas e sem desperdícios.
Segundo o presidente do Sindmetal, João Pelegrini, a entidade se orgulha em ter um companheiro e empresário comprometido com a causa social e ao mesmo tempo ser reconhecido como empresário industrial do ano de 2013. “Isto não é por acaso, ele é merecedor desta comenda”, afirma o presidente do Sindmetal.

Dia da Indústria
O Dia da Indústria, oficialmente escolhido como 25 de maio, foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. No mesmo ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou a Medalha do Mérito Industrial para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, então presidente da CNI e da Fiemg.
Em Minas, a comemoração teve início em 1960, na gestão do presidente Fábio de Araújo Motta. Nesse ano foram condecorados os pioneiros da industrialização mineira, pessoalmente e através de suas famílias, no caso dos empresários já falecidos. Entre 1961 e 1964, por motivos diversos, a Fiemg não outorgou a medalha do Mérito Industrial, não deixando, no entanto de celebrar o Dia da Indústria. De 1965 até hoje, anualmente, no dia 25 de maio ou em datas próximas, a entidade entrega o prêmio aos empreendedores de destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário