sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Fiemg comemora resultados das ações do Dia V em nível mundial

Neste ano, participaram cerca de 16 mil voluntários a mais que em 2008


A Fiemg Regional Vale do Paranaíba reuniu na noite de ontem (10) centenas de representantes de comitês do Dia V em Uberlândia, Tupaciguara, Araguari e Monte Carmelo. Por mais de uma hora, o coordenador regional do Dia V na Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Jason Pereira de Rezende, apresentou os avanços no município e região, de acordo com o que foi proposto para ser alcançado em cada ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, até 2015.
Em 2009, participaram 15.711 voluntários a mais que em 2008. Foram 70.857 pessoas atuantes. Com relação a 2009, cresceu também o número de organizações, que saltou de 1.908 para 2.576. No balanço geral de 2001 a 2009, 1.219.626 pessoas vestiram a camisa da solidariedade (dados completos em anexo).
Algumas instituições foram premiadas de acordo com os ODM: Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semi-Árido, Fundação Odebrecht com o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia, Associação Saúde Criança Renascer com o projeto Reestruturação Familiar (RJ), Prefeitura de Apucarana com o programa Escola de Gestante (PR), Prefeitura de Sobral com Trevo de Quatro Folhas (CE), Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com o BH de Mãos Dadas Contra a Aids (MG), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa com o projeto Barraginhas; e Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia com o Projeto Agroturismo.
Segundo Jason, este ano houve um envolvimento maior dos grupos e ações com proporções maiores. “A avaliação é positiva, como podemos ver pelos dados levantados”, reforça.
Para a coordenadora de planejamento do Instituto de Desenvolvimento Regional do CINTAP (Inderc), Daniela Dias, os dados são expressivos e mostram o quanto é importante o envolvimento do voluntariado para se alcançar resultados positivos.
Ao término do evento, todos os representantes dos Comitês receberam medalhas e certificados da Fiemg.

Dia V

O Dia V nasceu de uma proposta do Conselho de Cidadania Empresarial do Sistema Fiemg de chamar as empresas e comunidades mineiras para um dia de ação voluntária, criando assim um fato de repercussão nacional, capaz de despertar atenção para o voluntariado. Este propósito inicial acabou sendo sensivelmente ampliado, cumprindo função estratégica de promoção e organização da responsabilidade social e do voluntariado em Minas Gerais.
No primeiro domingo de dezembro deste ano (06), diversas ações foram realizadas em Uberlândia e região.

Oito Jeitos de Mudar o Mundo

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) - também conhecidos como Metas do Milênio ou 8 Jeitos de Mudar o Mundo - são um conjunto de oito diretrizes, estabelecidas com base na Declaração do Milênio, assinada em 2000 pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). A declaração diz que não se deve poupar esforços para libertar irmãos, homens, mulheres e crianças das condições abjetas e desumanas de pobreza extrema, às quais mais de um milhão de seres humanos estão atualmente sujeitos.
Os "oito jeitos de mudar o mundo" ganharam forma no Brasil em 2004, quando foi criado o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, uma iniciativa da sociedade civil, poder público e empresas privadas, de caráter apartidário e ecumênico. Assim, nasceu a Campanha Nós Podemos - 8 Jeitos de Mudar o Mundo. O Movimento conta com instituições públicas e privadas, ONGs, associações e municípios.

Metas 1990 a 2015

Até 2015 pretende-se reduzir pela metade a proporção de pessoas com renda inferior a 1 dólar por dia, gerar empregos plenos e produtivos e trabalho decente para todos, incluindo as mulheres e jovens; reduzir pela metade o percentual de pessoas que passam fome; assegurar que, em 2015, os meninos e meninas de todo o mundo possam terminar o ciclo completo de ensino primário; eliminar as desigualdades entre os gêneros de ensino primário e secundário, preferivelmente para o ano de 2005, e em todos os níveis de ensino antes de 2015; reduzir em 2/3 a mortalidade infantil de menores de 5 anos; reduzir em ¾ a mortalidade materna; gerar para 2015 o acesso universal a saúde reprodutiva; deter e começar a reduzir a propagação da AIDS ; gerar, para 2010, o acesso universal ao tratamento da AIDS de todas as pessoas que necessitem; deter e começar a reduzir a incidência de malária e outras enfermidades graves; incorporar os princípios de desenvolvimento sustentável nas políticas e nos programas nacionais e reduzir o desgaste dos recursos naturais; reduzir e abrandar consideravelmente a perda da diversidade biológica até 2010, entre outros.

Siga a Fiemg Regional VP no Twitter: www.twitter.com/fiemgregionalvp

Nenhum comentário:

Postar um comentário