terça-feira, 19 de março de 2013


Fiemg lança cartilha sobre gestão e preservação dos recursos hídricos

O Eco Instituto e a Fiemg Regional Vale do Paranaíba participaram nesta segunda-feira (18) da abertura oficial da VI Semana de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos realizada pela Câmara Municipal de Uberlândia em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e o Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (DMAE). O evento contou também com o apoio de diversas Empresas, de Órgãos Ambientais, Entidades de representação de Classe, Lideranças comunitárias e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Na oportunidade, a Fiemg lançou a cartilha de recursos hídricos “Principais instrumentos da Política de Gestão das Àguas” para orientar empresários e auxiliar na gestão junto indústria mineira a cumprir os compromissos ambientais. De forma prática, a cartilha visa melhorar a perfomance do modo de utilização deste recurso indispensável para sobrevivência.

De acordo com o Presidente da Fiemg, Pedro Lacerda este é o momento propicio para tecer discussão a respeito da preservação dos recursos hídricos já que nesta semana é comemorado o Dia Mundial da Água (22). “A semana é importantíssima para a sensibilização de toda sociedade para necessidade do uso racional e consciente da água, ainda; além de toda temática da conservação; para o setor produtivo a má utilização do recurso natural é entendida como desperdício de insumo na linha de produção o que justifica uma adequada gestão deste”, afirmou.


O Evento
A VI Semana de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos acontece até o dia 22 de março, sexta-feira, e serão realizadas diversas atividades com o objetivo de alertar a população e a indústria sobre o uso racional e consciente da água e a preservação da bacia do Uberabinha, composta pelo ribeirão Bom Jardim e o rio Uberabinha.
Estão programadas palestras, debates, oficinas e apresentações artísticas e culturais em diversos pontos da cidade.  A Semana de Recursos Hídricos faz parte do calendário municipal e é um evento realizado em parceria pela Prefeitura de Uberlândia, Câmara Municipal, Fiemg, UFU, Sindicato Rural, Polícia Militar de Meio Ambiente e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Confira a programação:

19/3 Terça-feira

8h30 - Praça Tubal Vilela
 Apresentações artísticas e exppsições.
20h – Sindicato Rural (Camaru)
Apresentação dos programas “Buriti” e “Liderança sustentável na área rural”
20/3 Quarta-feira

8h - Plenário da Câmara de Vereadores
Apresentação do livro “Recursos Hídricos” e apresentação do mapa da bacia do ribeirão Bom Jardim.
13h- Mercado Municiapl
Oficina Katu Gente & Ambiente.
19h- Auditório do Centro Administrativo
Apresentação do planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

21/3 Quinta-feira

7h- Bacia do rio Uberabinha
Expedição na bacia do Uberabinha, com saída da Câmara Municipal e visita à propriedade contemplada pelo programa “Buriti”.
14h- Uberlândia Refrescos
Visita à empresa Uberlândia Refrescos e ao instituto Alexa.
19h- Uniube
Apresentação das praticas sustentáveis das indústrias Uberlândia Refrescos Instituto Victório Siquieroli, Fabrimax e Souza Cruz.

22/3 Sexta-feira

8h30 – Parque linear do rio Uberabinha
Apresentações da Banda da Polícia Militar, ato ecumênico e show de repentistas.
13h30- Escola Municipal Dom Bosco
Roda de conversa “Genero e Água”, vigilância em saúde e educação ambiental e curso técnico em controle ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário