quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Alunos da rede municipal participam de montagem de robô na Mostracon



Cerca de 500 alunos das escolas municipais, incluindo alguns da zona rural, apresentam oficinas de teatro e também ajudam na montagem de um robô autônomo, feito com peças sustentáveis e uma lanterna movida à energia solar, durante a 1ª Mostracon do Triângulo, que acontece no Center Convention em Uberlândia. As oficinas acontecem pela manhã e à tarde e nesta sexta feira (20), último dia da feira, há quatro horários.
Durante a feira serão montados 48 robôs, uma rica oportunidade para as crianças da faixa etária de 10 a 15 anos terem acesso à tecnologia que é disponibilizada somente na rede privada de ensino. A proposta é estimular a criatividade, fortalecer o espírito de equipe e trabalhar temas relacionados à sustentabilidade. As oficinas são realizadas em parceria com a Lego Education do Triangulo Mineiro, a Leroy Merlin e o Instituto Alexa.
Segundo a gerente executiva do instituto Alexa, Roberta Janine, na intuição é desenvolvido o programa Consumo Consciente, que agrega três projetos educacionais: o Lúdico do Lixo, a brinquedoteca sustentável itinerante e a Gincana da Sustentabilidade. Esta ultima, foi lançada neste ano e o Alexa esta desenvolvendo o projeto em parceria com as escolas do município. São 14 escolas e cada uma, tem uma equipe de alunos que desenvolve gincanas, palestras interativas, oficinas e as provas práticas, tudo com ênfase no conceito da sustentabilidade. “Na Mostracon, as nossas crianças estão apresentando uma peça teatral que mostra o consumo consciente e também promovendo uma atividade que é a oficina robótica”, afirma a gerente.    
Para o representante educacional da Lego Nilton Sérgio Joaquim, essa proposta é inovadora na educação pública, uma ponte entre a vivência escolar e o cotidiano do aluno. “Estamos trabalhando uma parceria com a Prefeitura, dando a oportunidade para essas crianças terem um primeiro contato com uma aula mais dinâmica, lúdica e interativa. O robô montado nas oficinas da feira é sustentável e não gera poluição. Com essa atividade, podemos trabalhar o conceito sustentabilidade de uma forma prática”, afirma o representante.      
Joaquim explica ainda que para a montagem do robô, os alunos contam com uma maleta similar à utilizada pela Nasa na construção de réplicas de robôs. “Em Minas Gerais, essas maletas são utilizadas apenas em escolas particulares, portanto, para muitos alunos, ter uma oportunidade como esta é quase uma razão de vida”, afirmou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário