sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Araguari recebe projeto “Investimento Atrai Investimentos”



“Investimento Atrai Investimentos” é pioneiro no Brasil pela forma como está sendo implementado e quer estimular a cultura empreendedora, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cidades

Araguari é a próxima cidade do Triângulo Mineiro a sediar o projeto “Investimento Atrai Investimentos”, que será executado por meio de um evento de dois dias, no Pica- Pau Country Club, e terá a participação de representantes da indústria, comércio, agronegócios e serviços; além de investidores, governos municipais, estaduais e federais, órgãos públicos e instituições educacionais. A abertura será no dia 10 de setembro, às 14h, com atividades até às 20h. Já no dia 11, a programação vai das 8h30 às 18h30.
O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades, incentivar a geração de negócios entre os participantes e estimular a cultura empreendedora nas localidades visitadas e seus entornos. A realização é da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Cintap) e Sebrae. A co-realização é da Prefeitura e Câmara municipais de Araguari, com idealização e organização da Pool Comunicação.
      Depois de Araguari, o “Investimento Atrai Investimentos” será realizado em Tupaciguara nos dias 15 e 16 de outubro. Em 2014 estão sendo preparados dez (10) eventos em outros municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Iniciativa inovadora
     O projeto “Investimento Atrai Investimentos” foi lançado em Uberlândia, em agosto, e reuniu cerca de mil pessoas nos dois dias do evento. Segundo avaliação geral dos participantes, a iniciativa é inovadora e vai contribuir com o desenvolvimento regional. E essa contribuição vem num momento positivo já que, segundo a Pesquisa de Perspectiva do Sebrae-MG divulgada em dezembro de 2012, o Triângulo Mineiro deverá receber nos próximos anos cerca de R$ 17 milhões em novos investimentos da iniciativa privada, o que corresponde a 23% do total previsto para o Estado.  Sendo assim, os municípios precisam estar prontos para receber esse aporte de investimento. Por isso, a prioridade é a capacitação de profissionais e empresários, dispensando dessa forma a contratação onerosa de profissionais de mercados vizinhos.
     Para o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda do Nascimento, o evento “Investimento Atrai Investimentos” abrirá mercado para as empresas instaladas na região e, subsequentemente, gerará novos investimentos para todas da cadeia produtiva das empresas investidoras promovendo crescimento sustentável, inovação e competitividade. “No contexto atual, vislumbramos o despertar das administrações públicas municipais e das empresas para o crescimento sócio econômico gerado pelos novos investimentos. À medida que os investimentos se concretizam, tornam-se necessários serviços de apoio para crescimento mais acelerado e foi com este desafio que foi idealizado o projeto”, disse.

 Programação
         O sucesso do “Investimento Atrai Investimentos” está diretamente ligado à formação de uma aliança entre iniciativa privada, poder público e instituições educacionais e de fomento, em favor de um projeto de desenvolvimento sustentável. E como o foco é a capacitação dos profissionais e empreendedores dos municípios da região que receberam grandes investimentos nos últimos anos, a programação do evento para a cidade de Araguari foi elaborada com o objetivo de atender a essa demanda.
      Nos dois dias estão previstas palestras com especialistas do mundo dos negócios e apresentação de cases de sucesso de empresas. Entre os palestrantes está o administrador de empresas e consultor Cláudio Forner, autor de cinco livros na área do comércio internacional, palestrante e conselheiro de celebridades como Roberto Justus e João Dória Jr., nos reality shows “O Aprendiz” e “Aprendiz Empreendedor”.
      Também estão confirmadas Rodada de Negócios Cintap e exposição de estandes das empresas âncoras e dos parceiros do evento.
      Como parte da programação cultural, haverá sessão solene na Câmara Municipal, com apresentação do Coral Arroz Vasconcelos.
     Para viabilizar a participação de interessados da região, a organização do evento disponibilizará seis ônibus para as cidades de Patos de Minas, Patrocínio e Monte Carmelo.

Participações
Em Araguari estarão presentes:
Grupo Vasconcelos
Prefeitura de Araguari
Trebeschi
ACA - Associação dos Cafeicultores de Araguari
ACIA - Associação Comercial e Industrial de Araguari
Actrim - Associação de Compras do Triângulo Mineiro
AMAPAR - Associação dos Munícipios do Alto Paranaíba
AMM - Associação Mineira dos Municípios
AMVALE - Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande
AMVAP - Associação dos Municípios do Vale do Paranaíba
Banco do Brasil
BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais
BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Caixa Econômica Federal
CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas de Araguari
FDC - Fundação Dom Cabral
Fecomércio - Federação do Comércio de Minas Gerais
FGV - Fundação Getúlio Vargas
FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais - Regional Vale do Paranaíba
IEL - Instituto Euvaldo Lodi
OAB - Ordem dos Advogados do Brasil de Araguari
Pica- Pau Country Club
Polícia Militar de Minas Gerais
SENAC-Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
SESI - Serviço Social da Indústria
Sindicato dos Produtores Rurais de Araguari
Sindicatos da Indústria
UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais
UFU - Universidade Federal de Uberlândia
UNIPAC - Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari
Uniube - Universidade de Uberaba

Mais Informações:
Simone Rosini - (34) 9133 2586
Evaldo Pighini - (34) 9966 2820

Nenhum comentário:

Postar um comentário