terça-feira, 17 de setembro de 2013

Pronatec vai se tornar permanente no governo, diz Dilma Rousseff



Em sua primeira visita a Uberlândia no exercício do cargo, a presidenta Dilma Rousseff disse que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Governo Federal (Pronatec) está entre as suas ações consideradas prioritárias e, portanto, o programa vai se tornar permanente no Governo Federal. Dilma elogiou a organização e a participação efetiva de alunos do Triângulo Mineiro no programa, o qual considerou importante para a geração de emprego e renda. A presidenta participou da formatura de 2.634 alunos de 32  municípios da macrorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em solenidade da Arena Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho).
“Temos responsabilidade com as pessoas e devemos dar oportunidades à população. Sem isso o país não cresce. Por isso a formatura tem um significado especial. O diploma abre caminho para aproveitar as oportunidades. Sem trabalhadores especializados, não realizamos todo o nosso potencial. O mundo está em um novo momento, o momento da economia do conhecimento”, afirmou Dilma Rousseff.
Ao todo, 1.021 formandos são de Uberlândia e concluíram os 52 cursos nas áreas de Beleza, Moda, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Automotiva, Informática, Turismo, Hospitalidade e Lazer. Durante a cerimônia, a presidenta fez a entrega simbólica dos diplomas a três alunos e participou da assinatura da carteira de trabalho de outros dois formandos. Dilma Rousseff ressaltou que um programa de tamanha abrangência só é possível ser feito com parcerias. Cinco instituições ofertam os cursos gratuitos nas cidades da região: Senac, Senai, Sest/Senat, IFTM (Instituto Federal do Triângulo) e ESTES (Escola Técnica de Saúde).
A Educação, vista como uma das prioridades da União para o desenvolvimento do Brasil, receberá altos investimentos nos próximos 50 anos com a aprovação da destinação de parte dos royalties do petróleo para o setor. Mas antes mesmo desses recursos chegarem, Uberlândia deve receber verbas em breve para a construção de novas escolas de educação infantil e consolidação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “É impressionante que não haja Samu aqui. É uma das maiores cidades, sendo que nas menores cidades do país existe o serviço. O Samu é uma das iniciativas do governo que considero mais bem sucedidas”, disse a presidenta durante discurso.
Anfitrião do evento, o prefeito Gilmar Machado ressaltou o apoio do Governo Federal em prol do desenvolvimento da região. Além das novas Emeis e do Samu, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram fundamentais na duplicação do trecho Uberlândia-Araguari na BR-050, que agora também conta com a ponte sobre o rio Araguari duplicada.
Em seu pronunciamento, o prefeito comentou ainda sobre o papel de destaque do Pronatec na formação de mão-de-obra especializada para atender às demandas do mercado de trabalho. “Mais importante que o certificado, é que os alunos estão saindo com uma formação. O programa é um compromisso do governo com a nova geração que ganha capacitação e emprego”, disse Gilmar Machado.
            São oito milhões de vagas disponibilizadas pelo Pronatec em todo o país, sendo que um milhão dessas vagas são destinadas às pessoas inscritas no CadÚnico. Além das aulas, o governo arca com os custos de material didático, transporte e lanche para os alunos. Do total de estudantes, 66,2% são mulheres, as quais ganharam mais espaço em postos de trabalho antes ocupados exclusivamente pelos homens.
            A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, observou que não basta acabar com a pobreza de renda, mas também é preciso oferecer capacitação profissional. “Mudamos a forma de capacitar os trabalhadores. A população de baixa renda tem acesso a cursos de extrema qualidade. Mais do que qualificar, queremos garantir o emprego. Por isso, as empresas também devem reforçar a presença no Sine”, avaliou.        

Sobre o Pronatec em Uberlândia

No início de 2013 foram disponibilizadas 4.306 vagas na cidade para adultos e jovens a partir de 16 anos. O número de vagas neste ano teve um aumento superior a 1000% em relação a 2012, quando foram oferecidas 306 vagas. O Pronatec – Brasil Sem Miséria foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Uberlândia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho e o Governo Federal, com o objetivo de ampliar a oferta de vagas na educação profissional contemplando diversas áreas.

Ainda existem vagas disponíveis e os interessados devem ser cadastrados ou estar em processo de cadastramento no CadÚnico. As inscrições podem ser feitas nos equipamentos sociais da Prefeitura e os interessados devem apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Número de Informação Social (NIS) e comprovante de endereço. O programa oferece material escolar, vale-transporte e auxílio alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário