quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Presidenta Dilma participa de formatura do Pronatec em Uberlândia




A presidenta Dilma Rousseff e a ministra de Desenvolvimento Social, Tereza Campello, estarão nesta sexta-feira (13), em Uberlândia, para a formatura de 2.390 alunos de 29 municípios da macrorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que participam do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento será realizado na Arena Tancredo Neves (Sabiazinho), às 9h30, e contará com a presença de diversas autoridades.
Do total de formandos, a maioria (1.021) é de Uberlândia. No início do ano, foram disponibilizadas 4.306 vagas na cidade para adultos e jovens a partir de 16 anos, que estão divididos em 52 cursos nas áreas de Beleza, Moda, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Automotiva, Informática, Turismo, Hospitalidade e Lazer. Os cursos são gratuitos e são ofertados por cinco instituições: Senac, Senai, Sest/Senat, IFTM (Instituto Federal do Triângulo) e ESTES (Escola Técnica de Saúde).
O número de vagas neste ano teve um aumento superior a 1000% em relação a 2012, quando foram oferecidas 306 vagas. O Pronatec – Brasil Sem Miséria foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Uberlândia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho e o Governo Federal, com o objetivo de ampliar a oferta de vagas na educação profissional contemplando diversas áreas.
Ainda existem vagas disponíveis e os interessados devem ser cadastrados ou estar em processo de cadastramento no CadÚnico. As inscrições podem ser feitas nos equipamentos sociais da Prefeitura e os interessados devem apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Número de Informação Social (NIS) e comprovante de endereço. O programa oferece material escolar, vale-transporte e auxílio alimentação.
Esta é a primeira visita da presidenta Dilma Rousseff no exercício do cargo a Uberlândia, segunda maior cidade do estado de Minas Gerais e o quarto município do interior do País. "A visita da presidenta Dilma Rousseff acontece em um momento estratégico para nossa cidade, na medida em que conseguimos aumentar em mais de 1000% o número de vagas no Ensino Profissionalizante, através do Pronatec, e também estamos avançando na criação de vagas na educação infantil", avaliou o prefeito de Uberlândia e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), Gilmar Machado.

Lançamento do Pró-Trabalho

Durante o evento, além do juramento dos formandos e do orador, haverá a entrega simbólica de diplomas e a assinatura de algumas carteiras de trabalho por empresas da cidade. Na oportunidade, Uberlândia sairá na frente e lançará o programa municipal Pró-Trabalho, que visa facilitar a geração de renda dos recém-formados do Pronatec, com a entrega de kits de inclusão produtiva.
Os kits contêm ferramentas necessárias para o início de atividades de trabalho de acordo com a profissão. Quem fez curso de cabeleireiro, por exemplo, receberá um kit com tesoura, escova, pente e prendedores de cabelo.
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Murilo Ferreira, Uberlândia vive uma realidade diferente no que diz respeito à qualificação profissional. “O papel de um bom gestor é oferecer oportunidades para as pessoas se reinserirem no mercado de trabalho e melhorar a renda familiar”, disse. De acordo com a assessora municipal do Trabalho e Emprego da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Maria do Rosário Silva, as pessoas que têm dificuldade de colocação no mercado de trabalho, merecem oportunidades como esta. “Os alunos do Pronatec têm a chance de já saírem empregados”, disse.

Parceiros:


•                    IFTM  - Instituto Federal do Triângulo Mineiro (Campus Uberlândia)

•                    SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

•                    SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

•                    ESTES – Escola Técnica de Saúde (UFU)

•                   SEST/SENAT


Municípios participantes da formatura:

·        Abadia dos Dourados

·         Água Comprida

·         Araguari

·         Araxá

·         Campina Verde

·         Campo Florido

·         Canápolis

·         Cascalho Rico

·         Coromandel

·         Cruzeiro da Fortaleza

·         Delta

·         Estrela do Sul

·         Grupiara

·         Guimarania

·         Ituiutaba

·         Iturama

·         Lagoa Formosa

·         Monte Alegre

·         Monte Carmelo

·         Nova Ponte

·         Patos de Minas

·         Patrocínio

·         Presidente Olegário

·         Rio Paranaíba

·         São Gotardo

·         Serra do Salitre

·         Tupaciguara

·         Uberaba

·         Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário