quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Balanço dos dados acumulados revela crescimento da indústria do Triângulo no mês de setembro

Dados são da pesquisa Fiemg Index Regional



A Pesquisa dos Indicadores Industriais Regional avaliou pontos positivos em vários âmbitos vivenciados pela indústria na comparação dos dados até setembro. O balanço dos dados acumulados na indústria do Triângulo Mineiro mostrou aumento no emprego industrial em 0,04% no mês de setembro, em relação a agosto. Porém, a variável registrou queda de 7,73% em comparação com o mesmo mês do ano passado.
No acumulado do ano até setembro, o nível de emprego apresentou incremento de 0,19%, em relação ao mesmo período de 2008.
No mês de setembro, a massa salarial real mostrou acréscimo de 5,17%, na comparação com agosto. Tomando como base o mesmo mês de 2008, houve recuo de 4,95% nas remunerações pagas. Já na comparação do terceiro trimestre de 2009 com igual período do ano passado, a variável apresentou elevação de 4,35%.
As horas trabalhadas na produção também cresceram se comparadas com agosto, tendo como resultado final incremento de 4,97%. Porém, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as horas trabalhadas mostraram retração de 28,16%. Entre janeiro e setembro de 2009, ante mesmos meses de 2008, o indicador apresentou diminuição de 23,91%.
A utilização da capacidade instalada em setembro foi de 86,34%, valor 0,79 ponto percentual (p.p.) acima do registrado em agosto (85,55%). Quando comparada ao mesmo mês de 2008 (85,33%), houve incremento de 1,01 p.p. na variável. Entre janeiro e setembro de 2009, a média da utilização da capacidade instalada foi de 81,69%, contra 84,39% verificada no mesmo período do ano anterior.
Nos dados gerais, a retração maior foi no indicador de faturamento e nas horas trabalhadas na produção. A retração no faturamento foi reflexo da diminuição nas vendas para o mercado nacional. Os resultados de setembro, quando comparados a agosto, mostraram recuperação, com exceção do faturamento que apresentou redução de 3,61%. Em relação ao mesmo mês de 2008, houve recuo de 9,95% na variável. Nos primeiros nove meses de 2009, diante do mesmo período do ano passado, a queda foi de 7,02% no total das vendas.


INDEX

A Pesquisa Indicadores Industriais é elaborada pela Gerência de Economia e Finanças da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG – em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria – CNI. Em função da diversidade industrial no Estado, desde 2004 vem sendo feito um trabalho para gerar informações regionais. Variáveis pesquisadas: Faturamento Real - faturamento líquido, inclusive IPI, referente a produtos industrializados pela empresa; Emprego - total de pessoas existentes no último dia do mês remuneradas diretamente pela empresa, com ou sem vínculo empregatício, com contrato de trabalho por tempo indeterminado ou temporário, ligadas ou não ao processo produtivo; Horas Trabalhadas na Produção - total de horas trabalhadas pelo pessoal empregado na produção; Massa Salarial Real – valor das remunerações pagas ao pessoal empregado total da empresa; Utilização da Capacidade Instalada - percentual da capacidade de produção operacional utilizada no mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário