segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Equipes de Uberlândia vão representar Minas na etapa Regional Sudeste dos Jogos Sesi

Fase regional será disputada entre os dias 4 e 6 de dezembro, na cidade de Piracicaba (SP)

Uberlândia irá representar Minas Gerais em três das dez modalidades que serão disputadas na etapa Regional Sudeste dos Jogos Sesi 2009, que será realizada entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Piracicaba (SP). O time masculino, formado por funcionários da indústria Souza Cruz, vai representar o Estado na modalidade de futebol sete máster (society). A equipe foi a primeira da cidade a garantir uma vaga para representar Minas na fase Regional Sudeste. A vaga foi conquistada em cima do time formado por funcionários da Vale, de Belo Horizonte. A Souza Cruz venceu a final pelo placar de 5 a 1.
Outra equipe que vai representar Minas na etapa Regional Sudeste é a masculina de vôlei indoor, formada por funcionários da empresa Algar Tecnologia. O time conquistou o título da fase estadual sobre a equipe da empresa V&M Brasil, de Belo Horizonte. A Algar Tecnologia venceu o time da capital mineira por 3 sets a 1 (28x26, 25x23, 14x25, 25x16).
No atletismo, três funcionárias da indústria Sadia venceram as provas e agora vão para os Jogos Sesi Regional Sudeste representar Minas Gerais. Adriana Maria Silva, Neidiane Manoela Luiza da Silva e Vilma Aparecida de Paula vão representar o Estado na disputa do salto em distância, dos 400 metros e no arremesso de peso. Os vencedores da etapa Sudeste se classificam para os Jogos Sesi Nacional, que serão disputados entre 21 e 24 de abril de 2010, em Bento Gonçalves (RS).
O gerente da Vila Olímpica do Sesi, José Lucas de Oliveira, avaliou como positiva a realização da etapa estadual dos Jogos Sesi 2009 em Uberlândia. Segundo ele, nenhum incidente grave foi registrado durante os três dias de evento. “O evento foi um sucesso. Prova disso são os agradecimentos e os elogios que recebemos de várias equipes que participaram da competição. Todo este sucesso só foi possível graças ao empenho dos funcionários do Sesi de Uberlândia, e também ao apoio que tivemos da Polícia Militar, Settran, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e de outros órgãos da Prefeitura de Uberlândia”, afirmou.

Espaço do Atleta

Estimular e criar oportunidades para que os trabalhadores da indústria modifiquem condutas de risco à saúde, passando a adotar estilos de vida mais ativos e saudáveis. Este é o objetivo do Programa Lazer Ativo desenvolvido pelo Sesi. Segundo o gerente de esporte e lazer do Sesi de Minas Gerais, Antônio Eduardo Muzzi, no Lazer Ativo, as intervenções visam aprimorar a capacidade dos trabalhadores de lidarem com o mundo de forma positiva no que se refere a relacionamentos, prática de atividades físicas, controle do estresse, alimentação e comportamentos preventivos.
Baseados nesses princípios, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba ofereceu neste ano o “Espaço do Atleta” para os competidores que participaram da etapa estadual dos Jogos Sesi 2009, realizada na Vila Olímpica do Sesi, em Uberlândia. No Espaço do Atleta, os competidores das 10 modalidades disputadas (vôlei, vôlei de praia, atletismo, natação, futebol de campo, futebol sete máster, futsal, tênis, xadrez e tênis de mesa) tiveram acesso à salas de jogos eletrônicos, televisão, cinema, computadores para acessar a internet e espaços de qualidade de vida, saúde e bem estar.
Além de poder descansar e se divertir nos horários em que não estavam competindo, os mais de mil atletas de 40 cidades e os dirigentes de 70 indústrias de todas as regiões do Estado de Minas Gerais também puderam desfrutar o tempo todo de uma mesa com alimentos saudáveis, como frutas, iorgutes, cereais e sucos naturais. Para os atletas que estavam cansados ou com algum tipo de lesão, o Espaço do Atleta também ofereceu sessões com fisioterapeutas e massagistas.
O atleta Alexsandro da Silva Almeida aprovou o Espaço. “Eu participo dos Jogos Sesi há 10 anos e nas competições anteriores não tínhamos um espaço onde pudéssemos descansar, fazer uma massagem ou uma seção de fisioterapia que nos permitisse recuperar para jogar a próxima partida. Por isso, estou gostando muito e aprovo esta iniciativa”, disse.

Valores do Esporte

União do trabalhador (família e empresa), espírito de equipe, respeito mútuo, motivação, disciplina, determinação e força de vontade, superação, saúde e qualidade de vida, melhor emprego e visibilidade. Estes são os valores do esporte incentivados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) durante os Jogos Sesi 2009, realizados na Vila Olímpica do Sesi.
Segundo o gerente de esporte e lazer do Sesi de Minas Gerais, Antônio Eduardo Muzzi, o objetivo do projeto “Valores do Esporte” é mostrar que os princípios da prática esportiva como espírito de equipe, ajuda mútua e liderança são ferramentas que podem ser usadas na gestão de empresas para melhorar produção e relações de trabalho.
Durante os três dias de competições dos Jogos Sesi de Minas Gerais, os 1.090 competidores inscritos vivenciaram os “Valores do Esporte” que foram incorporados em cada prova. Antes do início de cada jogo um dos dez valores do esporte era escolhido pelo coordenador de prova e, durante a disputa, uma equipe avaliava qual competidor promoveu melhor o valor escolhido para premiá-lo com uma camiseta.

Jogos Sesi

Os Jogos do Sesi, que completaram dez anos neste ano, são o maior torneio esportivo da classe trabalhadora do País, com etapas municipais, estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Apenas as quatro primeiras etapas reúnem, em média, 500 mil participantes. Os Jogos Nacionais ocorrem a cada dois anos, com os vencedores da fase regional. Este ano a etapa regional Sudeste será disputada entre os dias 4 e 6 de dezembro, na cidade de Piracicaba (SP). Os atletas campeões da etapa Sudeste se classificam para os Jogos Sesi Nacional, que serão disputados entre os dias 21 e 24 de abril de 2010, na cidade de Bento Gonçalves (RS).
Além de estimular um estilo de vida mais ativo e saudável e promover de forma educativa os valores do esporte como companheirismo, atuação em equipe, responsabilidade e busca por metas e vitórias, os Jogos Sesi tem a finalidade de reunir empresários e industriários, promovendo o intercâmbio sociocultural e estreitando as relações entre o capital e o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário