terça-feira, 24 de novembro de 2009

Empresas da construção civil aderem à campanha sobre segurança no trabalho

Investir em segurança e treinamento não é custo, ao contrário, é benefício. Na construção civil, onde o número de acidentes no trabalho é mais vulnerável, não pode ser diferente. Para formar trabalhadores e empresários mais conscientes de seus papeis, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci), começou hoje um ciclo de palestras por toda a cidade sobre o assunto.
A engenheira de segurança do trabalho do Seconci, Agnes Chan, percorre as empresas para explicar o que é acidente de trabalho e como evitá-lo, além de falar sobre equipamentos de proteção: uso e conservação, equipamentos de proteção individual e coletiva, cuidados com máquinas e ferramentas, higiene pessoal e noções de ergonomia.
A primeira empresa a receber a engenheira foi a Elglobal. Mais de 60 funcionários assistiram hoje (24) pela manhã, a palestra sobre “Segurança do Trabalho”. Outros 50 trabalhadores da Mor Construtora também se reuniram nesta tarde para ouvir as instruções.
Amanhã, (25), a engenheira se encontra às 7h com mais 45 funcionários da Elglobal em obra na avenida Amazonas, 2100. A palestra continua na sexta-feira, dia 27, na rua Custódio Gama, 30, e às 16h30, 30 funcionários da Sondotec também receberão a palestra para instrução contra acidentes na obra.
A próxima etapa continua em dezembro. Nos dias 1º e 2, às 16h, é a vez dos funcionários da PDCA Engenharia refletirem sobre a importância da segurança no trabalho. A palestra acontecerá na obra da Sucupira e do Jardim Célia, respectivamente.
De 7 a 9 de dezembro, mais trabalhadores da Elglobal recebem as informações. Na segunda-feira (7), a palestra será na obra da Junco (rua Lineu Anterino Mariano, 505 – Distrito Industrial) para cerca de 40 funcionários da Elglobal. No dia 8, a engenheira segue para a obra do Solarium Residence (rua Fernando Costa, 617 – Fundinho), onde conversa com mais 25 funcionários da Elglobal. E no dia 09, o encontro será na obra da Marcelo Prado (avenida Nicomedes Alves dos Santos, 100 – Altamira) para mais de 15 funcionários.

Os acidentes mais frequentes

De acordo com Agnes Chan, os acidentes campeões dentro dos canteiros de obras são: quedas de andaime, choque elétrico, queda de objetos e amputações. “Essa palestra é o início de um longo trabalho que precisa ser desenvolvido constantemente dentro das empresas com todos os trabalhadores envolvidos, a começar pelos gestores. Eles têm que dar exemplo, usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas obras”, disse. Por outro lado, comenta Agnes Chan: "os funcionários precisam ser treinados e capacitados e as empresas precisam investir em equipamentos para que estejam regularizados de acordo com as normas de segurança. A meta é conscientizar os trabalhadores a utilizarem os equipamentos”, explica.

Agendamento

Os interessados em receber a palestra devem fazer o agendamento pelos e-mails gerencia.sinduscon@triang.com.br ou engenharia@seconci-tap.com.br. A palestra é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário