sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Centro Nacional de Atletismo é lançado oficialmente em Uberlândia

Camping é o primeiro evento do Centro de Treinamento e será voltado para avaliação dos atletas pré-selecionados para os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontece em 2010, em Cingapura

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realiza entre os dias 23 e 29 de novembro, de 8h30 às 21h, no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNT )da Vila Olímpica do Sesi Gravatás, o "Camping Caixa de Jovens Talentos - Arremesso e Lançamento", que ocorrerá paralelamente ao treinamento que a CBAt fará no mesmo local, em preparação à Seletiva para os Jogos Olímpicos da Juventude, marcados para 2010, em Cingapura. A cerimônia oficial de lançamento do CNT abre o evento na segunda, 23, às 9h.
O Camping é mais uma ação voltada para a preparação de jovens atletas, com vistas aos eventos oficiais no período 2010-2016. Foram convocados os dois primeiros colocados nas provas de arremesso do peso, e lançamentos do disco, martelo e dardo, no masculino e no feminino, nos rankings das categorias menor (até 17 anos) e juvenil (até 19 anos). Entre os convocados estão os velocistas Jean Roberto Franchini da Silva e Leandro Pitarelli de Araújo, que estavam na equipe do Brasil, ganhadora da medalha de prata no revezamento medley, no Campeonato Mundial de Menores, realizado na Itália, no mês de julho último.
Os especialistas cubanos, que vão morar em Uberlândia, Orlando Pérez Áquila (treinador de arremesso do peso, lançamento de disco e martelo), Roberto Sánchez Escobar (lançamento do martelo) e Ramon Cano Portal (iniciação em provas de lançamento), contratados pela CBAt para as provas, já estão na cidade. Eles serão responsáveis pela assessoria aos técnicos e atletas que participarão do evento.
O Camping servirá ainda para avaliação geral dos atletas, já que vários deles poderão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016; nos Mundiais de 2011, 2013 e 2015; e nos Jogos Pan-Americanos de 2011 e 2015. O evento também abrirá os trabalhos do Projeto 2010-2016, que terá sua redação final aprovada pelo IV Fórum Atletismo do Brasil, em dezembro deste ano, em São Paulo, e que tem como meta central a preparação brasileira rumo ao Rio 2016.
"Este encontro tem vários aspectos importantes", diz o presidente da Confederação, Roberto Gesta de Melo. "Além de treinar estes atletas, inauguramos oficialmente o Centro de Treinamento de Alto Nível Caixa Sesi, nas modernas instalações da Vila Olímpica do Sesi Gravatás, resultado de convênio firmado pela CBAt e pelo Sesi mineiro, que irá vigorar até 2016", prossegue Gesta.

Sobre o CNT
O CNT de Atletismo Caixa Sesi Uberlândia será a base da CBAt para as provas de arremesso e lançamentos. A partir deste mês, comissões técnicas e atletas começam a se instalar na cidade. Para isto, a Vila Olímpica do Sesi será adaptada para receber profissionais de alto nível competitivo e iniciantes com desempenho promissor para o esporte. Na fase inicial do projeto serão instalados academia de musculação tecnicamente equipada, área específica para lançamentos e arremessos e equipamentos, adaptação da estrutura que receberá o refeitório, lavanderia e a Casa do Atleta, com capacidade inicial para 32 leitos e ainda contratação de médicos, fisioterapeutas e massagistas. De acordo com o gerente da Vila Olímpica do Sesi, José Lucas Oliveira, o Centro Nacional de Treinamento será o berço de todas as provas de atletismo para descobrir novos talentos, ao mesmo tempo que vai preparar os melhores atletas de alto rendimento do país para competições importantes. Receberemos atletas e paratletas masculinos e femininos. No alto rendimento teremos as modalidades de velocidade prolongada e meio fundo, com a supervisão do técnico Luiz Alberto de Oliveira, e arremesso e lançamento com os técnicos cubanos.

Confira os participantes do Camping
ATLETAS
Masculino
Hugo Leon Pereira Fernandes (92) SP - Peso/Dardo
Willian Braido (92) SP - Peso
Darlan Romani (91) SC - Peso
Alan Junior Melo (90) SC - Peso
Felipe Lorenzon (93) SC - Disco
Mario Luis David Junior (92) - Disco da equipe SESI - Futel Uberlândia
Maiky Ferreira Gomes (93) MG – salto triplo da equipe SESI - Futel Uberlândia
Railson Angelo da Cruz (91) CE - Disco
Miguel Augusto Savtchen (91) SC - Disco
Thiago Benedito da Silva (92) PE - Martelo
Iago Oscar Carboni (92) RS - Martelo
Allan da Silva Wolski (90) SP - Martelo
Pedro Muniz da Costa (90) PE - Martelo
Reynan Pereira Costa (92) PI - Dardo
Lucas Ivan Lima da Silva (90) SP - Dardo
Eduardo Gauze Alexandrino (90) PR - Dardo

Feminino
Lívia Avancini (92) SP - Peso
Mariana Grasielly Marcelino (92) SC - Peso/Martelo
Geisa Rafaela Arcanjo (91) SP - Peso/Disco
Renata Tavares Severiano (90) RJ - Peso
Lídia Milena Cansian (92) SP - Disco
Thaiane Aparecida Miranda (92) RJ - Disco
Andressa Oliveira de Morais (90) SP - Disco/Martelo
Hellen da Costa Augusto (92) RJ - Martelo
Bárbara Pospisil (93) PR - Dardo
Tamara Alexandrino de Sousa (93) RJ - Dardo
Jucilene Sales de Lima (90) SP - Dardo
Rafaela Torres Gonçalves (91) SP - Dardo

Treinadores
Fátima Aparecida Germano - SP
Margit Weise - SC
Fernando Barbosa de Oliveira - SP
Julian Mejias Baloy Silva - CBAt
Paulo Servo Costa - RJ
Carlos Henrique Rios Rodrigues Aveiro - RJ
Paulo César da Costa - PR
Ormandino Rodrigues Barcelos - RJ
João Paulo Alves da Cunha - SP
Roberto Dick - SP
Marisete Paz de Oliveira - SC
Rubens Fredel - SC
Jeberton Luis Fermino - SC
Christian Fernando de Oliveira - MG - da equipe SESI - Futel de Uberlândia
Francisco Jaques Guimarães - CE
Abraão Joaquim do Nascimento Irmão - PE
Iago Oscar Carboni - RS
Ricardo de Souza Barros - SP

Treinadores Convidados
José Haroldo Loureiro Gomes - CBAt
Leonardo Alfonso Manzano - Cuba
Jorge Luiz Silveira Madam - Cuba
João Paulo Alves da Cunha - SP
Ademir Nicola Francisco - PR
Abraão Joaquim do Nascimento Irmão - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário