quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Campanha

Sesi/Senai realiza II Campanha de Doação de Sangue nesta quinta-feira

O Estoque de sangue no Hemominas está baixo. Para ajudar a quem precisa, o Sesi/Senai vai realizar nesta quinta-feira (19), a II Campanha de Doação de Sangue. A coleta vai ser feita das 7h30 as 11h30, no Senai. A iniciativa faz parte das ações do Dia V 2009 que começam no dia 6 de dezembro.
O lançamento do Dia V 2009, no Sistema Fiemg, ocorreu no dia 22 de setembro, por meio de um bate-papo descontraído. A proposta do Conselho de Cidadania Empresarial do Sistema Fiemg é chamar as empresas mineiras para um dia de ações voluntárias, com o objetivo de mobilizar a sociedade para desenvolver atividades concretas de ajuda ao próximo e ao meio ambiente. São 24 horas de trabalho no primeiro domingo de dezembro, quando grupos de voluntários se unem, promovendo atividades baseadas nos Objetivos do Milênio – Oito Jeitos de Mudar o Mundo.
Segundo o gerente integrado SESI/SENAI, João Tomaz da Silva Júnior o Dia V começa em dezembro, mas ações de cunho social são realizadas o ano todo. “Devem doar cerca de 70 pessoas, entre alunos, familiares e equipes do Sesi/Senai, mas a campanha será aberta a quem quiser participar porque é uma iniciativa de extrema importância que vai ajudar outros”, afirmou.

Quem pode doar

As pessoas em condições de doar são aquelas com boa saúde, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos. No dia da doação é necessário se alimentar e evitar comidas pesadas ou gordurosas. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias. Para realizar o gesto voluntário, o candidato também deve apresentar um documento oficial de identidade com foto e dentro do prazo de validade.
De acordo com dados do Hemocentro, doar sangue não enfraquece o organismo. E esclarece: a doação não “engrossa” o sangue, nem entope as veias ou afina e virar água, provocando anemia. Também não engorda, emagrece ou vicia. Mulheres menstruadas podem doar sangue.
Só não pode doar mulheres grávidas ou que estejam amamentando, e pessoas que estiver em estado gripal e febril, feito cirurgia de grande porte há menos de um ano, ter tido hepatite após os 10 anos de idade e ter comportamento de risco em relação à AIDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário