segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Centro de Treinamento de Atletismo em Minas ganha elogios

Inaugurado CNT CAIXA SESI de Uberlândia, com avaliação de jovens atletas, mesas redondas entre treinadores brasileiros e cubanos e palestras de especialistas



Um encontro altamente proveitoso. Assim os especialistas definem o encontro de Uberlândia, que reuniu jovens atletas, seus treinadores pessoais e especialistas convidados. O camping inaugurou as atividades do Centro Nacional de Treinamento de Alto Nível – CNT CAIXA SESI, instalado na Vila Olímpica de Gravatás, em Uberlândia, segunda maior cidade mineira.

Participaram atletas classificados nas primeiras posições no Ranking nacional para suas faixas de idade (nascidos em 1993 e 1994). São atletas que poderão participar dos Jogos Olímpicos da Juventude, que terá a primeira edição em agosto de 2010, em Cingapura. A seletiva da área sul-americana para os Jogos está marcada para abril do ano que vem, no Brasil.

Outro grupo que esteve presente foi o dos melhores dos Rankings de juvenis (até 19 anos) e de menores (até 17 anos), nas provas de arremesso do peso, lançamentos do disco, martelo e dardo. Por sinal, a sede nacional destas provas será no CNT de Uberlândia, onde ficarão os treinadores cubanos contratados pela CBAt para ajudar na evolução desta especialidade no País.

Um destes profissionais é o técnico Ramon Cano Portal, para quem o trabalho, realizado entre os últimos dias 23 e 29, “foi proveitoso”. Em sua opinião, tanto “a avaliação do atual estágio dos atletas, como a troca de conhecimentos entre os treinadores ajudarão na preparação para os eventos internacionais de 2010”. Para ele, é importante “seguir a carreira destes atletas até a categoria principal”.

O experiente treinador de lançamentos Roberto Dick ficou feliz por ver “um espaço adequado de treinamento para as provas de lançamentos”. Por sua vez, Adauto Domingues, treinador de fundistas como Marilson dos Santos, entende que “estes encontros sempre ajudam na planificação dos treinamentos, para as competições dos próximos anos”.

Para José Haroldo Gomes Arataca, “o encontro de Uberlândia foi um marco na história do esporte base no País”. Ele destaca “o interesse demonstrado tanto pelos treinadores mais jovens como pelos mais experientes”. E afirma que houve “pleno entrosamento entre os profissionais cubanos e brasileiros, e que o encontro foi um modelo para os próximos que a CBAt irá organizar”.

Luiz Alberto de Oliveira, que treinou campeões como Joaquim Cruz e Zequinha Barbosa, será o responsável pelas provas de velocidade prolongada (400 m) e de meio fundo (800 m e 1.500 m) no Centro. Para ele, “com muito trabalho, se conseguirá preparar vários dos nomes que estiveram aqui para grandes competições nos próximos anos, até mesmo os Jogos de 2016, no Rio”.

O gerente de centros de treinamento da Confederação, Manoel Trajano, lembra que outro ponto alto do camping foram as mesas redondas e palestras, como a do presidente da Agência Antidoping da CBAt, Thomaz Mattos de Paiva. Também destaca o apoio da equipe do SESI, comandada por José Lucas. O CNT é resultado de convênio que vai até 2016, entre a CBAt e o SESI estadual.


Assessoria de Imprensa da CBAt – Benê Turco/Maiara Batista
Telefone: (11) 7151-9434

Nenhum comentário:

Postar um comentário