segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Cia de Dança Sesiminas apresenta “ Dom Quixote” nesta quarta-feira

A Cia de Dança Sesiminas de Belo Horizonte se apresentará nesta quarta-feira (18), às 20h, na praça Clarimundo Carneiro. A apresentação faz parte do Circuito Doublé, cuja proposta é promover espetáculos culturais de dança e música apresentados por artistas locais, profissionais e amadores, com o intuito de alcançar diferentes públicos.
Realizada por 23 bailarinos, a apresentação do Sesiminas é uma remontagem de Dom Quixote feita pela coreógrafa Cristina Helena. O ballet foi dividido em quatro atos e cinco cenas. No primeiro ato, o bailado se passa em uma praça de Barcelona, onde os toureiros costumavam exibir suas habilidades. Quitéria, conhecida por suas amigas como Kitri, estava sendo forçada por seu pai a aceitar a corte de um rico comerciante. Porém, era apaixonada pelo barbeiro Basílio, e ele por ela, mas seu pai não consentia esse namoro.
O jovem casal baila em meio de seus amigos e amigas, e fogem para um acampamento cigano. No terceiro ato, de volta a praça, o apaixonado Basílio, prepara, com a ajuda do cavalheiro Dom Quixote, uma artimanha para o velho pai de Kitri consentir o casamento, e o plano dá certo. O casamento é celebrado com uma grande festa na praça, e enfim, Kitri e Basílio conseguem viver para sempre seu amor.
Segundo a coordenadora de Grupos Estáveis Sesiminas, Lúcia Campos, os bailarinos estão ensaiando para apresentar o que têm de melhor. “É a primeira vez que a Cia se apresenta no Circuito. Uberlândia é referência em dança e queremos mostrar o nosso melhor”, disse.

Cia de Dança Sesiminas

Fundada em 1990, a Sesiminas Cia. de Dança começou como um grupo de jovens bailarinos de formação clássica sob a direção de Cristina Helena. Com base em um trabalho de pesquisa, resgatou o que há de mais precioso no repertório clássico acadêmico. Aliado a um alto nível artístico e técnico, incorporou o compromisso de educar o público e formar novos profissionais. A Companhia participou de diversas edições do Festival de Dança de Joinville, tornando-se uma colecionadora de prêmios.
Ao longo dos 18 anos, muitos balés acadêmicos foram apresentados pela Companhia e interpretados por ícones da dança nacional e internacional. Destaca-se: “Dom Quixote”, “Giselle”, “Bela Adormecida”, “O Lago dos Cisnes”, “O Corsário”, “Paquita”, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário