quinta-feira, 11 de março de 2010

Centenas de crianças participam de atividades na Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento

A Biblioteca Sesi-Indústria do Conhecimento, que funciona no poliesportivo do bairro Roosevelt, zona norte da cidade, está toda enfeitada com balões e lotada de crianças de todas as idades, de escolas públicas e particulares, afinal, completa hoje (10) um ano de atividades voltadas para a cultura.
A biblioteca funciona graças a parceria entre a Prefeitura e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). “Essa Biblioteca é um ponto de cultura onde conversar não é proibido e todas as atividades como pesquisa, palestras, leitura e hora do vídeo acontecem simultaneamente. É um ano de sucesso”, disse a assessora cultura da Secretaria de Cultura, Rosa Maria Marra.
Para marcar a data foi preparada uma programação especial com contação de história, mágicas, música com o grupo Bonecarte, além de leitura e acesso à internet na área externa do espaço. Devem passar pela biblioteca durante todo o dia cerca de 300 estudantes.
A Secretaria Municipal de Saúde também participa da comemoração e disponibiliza testes para diagnosticar a Hepatite C e informações sobre DST. A dona de casa Rosilene Ribeiro Batista levou os três filhos para participar das atividades. “Estou feliz porque meus filhos aprendem brincando”, disse.
A filha de 10 anos, Karen Cristina Batista ouviu atentamente as histórias. “A historinha da Branca de Neve e a mágica dos anéis que no fim se juntam um ao outro fizeram a gente rir muito. É legal”, contou.
Com contação de história e mágicas, o Grupo Bonecarte tem como proposta motivar a leitura e a imaginação. “Estamos aqui para levar alegria por meio da contação de historinhas, sem cobrança. São histórias sobre o meio ambiente, valores humanos, saúde e que resgata o lúdico, a magia, a fantasia. Isso fascina as crianças”, afirmou a contadora de história, Divina Maria de Jesus.
Ana Beatriz Ferreira Borges, de 12 anos, aluna da Escola Estadual Antônio Tomáz Ferreira ressaltou que ouvindo as histórias é possível aprender coisas novas como por exemplo, a respeitar a natureza e a importância de plantar árvores.
Enquanto uns ouviam histórias, outros preferiram a internet. “Gosto muito de navegar na internet. Não acho difícil. Também gosto de vir a Biblioteca para pegar livros. Os livros que mais me chamaram atenção até hoje foram Veludinho e Tropa de Elite”, disse Bruno Caetano, de 10 anos.
A técnica de higiene dental da Secretaria de Saúde, Eliana Maria de Araújo também participou do evento com entrega de camisinhas para alunos com mais de 16 anos e fornecendo informações sobre AIDS. “As dúvidas mais comuns das pessoas são com relação a doença e prevenção”, esclareceu.

Biblioteca
Atualmente, a biblioteca conta com 200 gibis, 3.700 livros de literatura, psicologia, sociologia, auto-ajuda, didáticos, infanto-juvenil, religiosos, além de revistas, jornais e estande sobre a história de Uberlândia. Passam todo mês pela Biblioteca, mais de 700 pessoas.
Além de um acervo de livros, revistas e jornais, a Biblioteca ainda oferece internet gratuita em 10 computadores, oficinas de pintura e azulejos (adulto e criança) e de máscara, junto a um espaço para estudos, oficinas, hora do vídeo, gibiteca e brinquedoteca. Os serviços são gratuitos e necessitam de cadastramento prévio que pode ser feito na própria biblioteca.
De acordo com a Secretaria de Cultura, no mês passado a movimentação na Biblioteca foi de 520 pessoas, destas 112 utilizaram a internet para pesquisa e outras 490 fizeram empréstimos e pesquisas.
A Biblioteca Sesi-Indústria do Conhecimento, primeira Sucursal da Biblioteca Pública, foi construída no fim de 2008 e inaugurada em março de 2009. A biblioteca fica na Praça Guilherme de Freitas Paraíso (Av. Cesário Crosara próximo ao nº 2625) no Bairro Roosevelt.
Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário