sexta-feira, 12 de março de 2010

Índice de confiança dos empresários mineiros continua alta

De acordo com a pesquisa “Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (ICEI-MG)”, em fevereiro de 2010 os empresários mineiros mostraram otimismo diante do cenário de recuperação da economia. Na análise segmentada, as grandes e as médias empresas se mostraram mais confiantes, atingindo 71,2 e 68,4 pontos, respectivamente. Já as pequenas indústrias (65,9 pontos), apesar de confiantes, registraram redução de 1,3 pontos no indicador, em relação a janeiro. O ICEI Nacional atingiu 67,8 pontos, 1,0 pontos abaixo do índice mineiro. Os altos índices de confiança dos empresários de Minas e do Brasil indicam que os próximos seis meses serão favoráveis ao bom ambiente de negócios.
O otimismo do industriário mineiro continua alto em relação às condições atuais de negócio e as expectativas. Apesar do recuo de 0,5 pontos diante de janeiro, o indicador de condições atuais demonstra otimismo, atingindo 61,8 pontos. Os indicadores de condições da economia brasileira e do Estado continuaram acima dos 50,0 pontos, com 62,7 e 61,5 pontos, respectivamente. O indicador da própria empresa registrou crescimento de 2,0 pontos, atingindo 61,2 pontos. Os empresários se mostraram confiantes diante das condições atuais de negócio.
As expectativas para os próximos seis meses registraram indicador de 72,3 pontos em fevereiro, superando mais uma vez o recorde, e aumentando 0,5 pontos na comparação com a última pesquisa. Houve aumento no índice para a empresa (73,9 pontos) e para o próprio estado (69,4 pontos) de 1,0 e 0,2 pontos, respectivamente. A expectativa para a economia brasileira atingiu 69,2 pontos. Após a crise que refletiu negativamente em grande parte de 2009, os empresários mineiros esperam que o próximo semestre de 2010 seja de retomada do crescimento.

Fonte: Gerência de Economia e Finanças da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário