sexta-feira, 12 de março de 2010

Indústrias do Triângulo Mineiro venderam e exportaram menos em janeiro de 2010

De acordo com dados da “Pesquisa Indicadores Industriais” - Fiemg Index, em janeiro de 2010, o faturamento na indústria do Triângulo Mineiro em janeiro recuou 20,52%, contra dezembro, dada a retração nas vendas para o mercado doméstico e nas exportações da amostra pesquisada. Na mesma base de comparação, a indústria mineira registrou queda de 9,59% na variável. O setor de Produtos Alimentícios apresentou diminuição de 19,19% no faturamento, dado a queda nas vendas internas especialmente no segmento de açúcar, reflexo da entressafra e nas exportações de carne. Contribuíram para o resultado as empresas de balas e chocolates e de leite e derivados. O recuo nas exportações de álcool provocou o decréscimo de 14,11% no faturamento do setor de Coque, Refino de Petróleo e Álcool.
A indústria do Triângulo Mineiro em janeiro mostrou diminuição de 7,57% nas horas trabalhadas na produção, frente a dezembro. Esse resultado foi influenciado pela queda no emprego industrial. Na mesma base de comparação, a indústria mineira apresentou recuo de 1,37% no indicador. As horas trabalhadas na produção do setor de Coque, Refino de Petróleo e Álcool reduziram 21,10%, consequência do recuo no emprego, bem como pelo grande número de funcionários em férias nas empresas de álcool, dado o fim da safra da cana-de-açúcar. O setor de Produtos Alimentícios registrou retração de 7,92% no indicador, em razão do recuo nos dias e nas horas extras, assim como pelo maior número de férias nas empresas de carne. A retração no emprego, especialmente no segmento de açúcar, consequência da entressafra, contribuiu para o resultado.

EMPREGO
O emprego na indústria do Triângulo Mineiro registrou decréscimo de 1,09% no mês de janeiro, contra dezembro. A indústria mineira, por sua vez, apresentou incremento de 1,33% no indicador, no mesmo período. O fim da safra nas empresas de álcool determinou o recuo de 12,45% no emprego do setor de Coque, Refino de Petróleo e Álcool. O setor de Produtos Alimentícios apresentou retração de 1,02% na variável, dado o fim da safra no segmento de açúcar. Contribuíram para o resultado as empresas de balas e chocolates, dada a redução na produção; e de cereais, consequência do término de campanhas promocionais.

MASSA SALARIAL
A indústria do Triângulo Mineiro no mês de janeiro registrou diminuição de 29,98% na massa salarial real, quando comparada a dezembro, influenciada pelo pagamento do 13º salário no mês anterior. A indústria mineira, na mesma base de comparação, mostrou decréscimo menor, de 25,10% na variável. Os pagamentos do 13º salário, de férias e de rescisões contratuais no mês anterior provocaram a queda de 48,69% na massa salarial do setor de Coque, Refino de Petróleo e Álcool. O setor de Produtos Alimentícios registrou diminuição de 28,29% na variável, consequência do pagamento de horas extras, férias e do 13º salário no mês de dezembro.

UTILIZAÇÃO DA CAPACIDADE INSTALADA
A indústria do Triângulo Mineiro registrou diminuição de 1,44 p.p. no nível de utilização da capacidade instalada, passando de 86,49% em dezembro para 85,05% em janeiro. A utilização da capacidade instalada na indústria mineira apresentou recuo menor, de 1,26 p.p., passando de 83,76% para 82,50%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário