sexta-feira, 12 de março de 2010

Empresários mineiros estão otimistas

Os empresários mineiros esperam por bons resultados no primeiro semestre deste ano. É o que mostra a pesquisa “Sondagem Industrial de Minas Gerais” elaborada pela Gerência de Economia e Finanças da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em conjunto com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI). No quarto trimestre de 2009 houve aumento na produção e no emprego, com redução nos estoques de produtos finais maior que o planejado pelas empresas, indicando crescimento na demanda, especialmente no mercado nacional. Por outro lado, os indicadores financeiros mostraram insatisfação dos empresários no tocante à margem de lucro, situação financeira e acesso ao crédito.
A alta carga tributária, a competição acirrada e a elevada taxa de juros permaneceram como os principais problemas enfrentados pela indústria de Minas. Na análise das expectativas para o próximo semestre, o otimismo continua elevado quando o assunto é mercado interno. No entanto, as perspectivas quanto às exportações ainda são de queda.
De acordo com a pesquisa O índice de produção atingiu o maior nível desde o terceiro trimestre de 2004, enquanto o emprego registrou o maior indicador de 2009. O indicador de estoques de produtos finais, que apresentou queda nas últimas pesquisas, continuou mostrando recuo. Essa redução no estoque de produtos finais foi maior que o planejado pelas empresas, demonstrando que houve aumento nas vendas.

Os indicadores financeiros mostraram que a satisfação com a situação financeira do empresário ainda não foi revertida diante dos prejuízos auferidos com a crise econômica mundial, iniciada em 2008. Apesar dos aumentos verificados nos indicadores nos últimos trimestres, eles ainda se encontram abaixo dos 50,0 pontos.

Sondagem Industrial
É uma pesquisa que tem como objetivo acompanhar e avaliar o comportamento e as necessidades das indústrias mineiras, a fim de subsidiá-las no planejamento e auxiliar o Sistema Fiemg e o setor público na elaboração de políticas de apoio e desenvolvimento. São apresentados indicadores sobre o nível da atividade industrial, a situação financeira das empresas, a situação de estoques, o comportamento do emprego e perspectivas. Com exceção dos indicadores de utilização da capacidade instalada, os demais variam numa escala de 0 a 100, sendo valores acima de 50 indicando aumento/evolução e valores abaixo de 50 indicando queda/redução. Os resultados são apresentados para a indústria como um todo e por porte de empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário